Realizamos um passeio muito especial pela segunda capital mais antiga do Brasil colonizada pelos portugueses, a cidade de Vitória/ES, em busca da tradição de uma receita bastante apreciada por lá e que muita gente ainda não conhece: a Torta Capixaba.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

O projeto “Valorização Turística da Torta Capixaba”, contemplado pelo Ministério do Turismo, levou um grupo de gourmands para conhecer o Pólo Gastronômico do bairro da Ilha das Caieiras. Esse local, que reúne manguezal, restinga, um parque e até um museu com a história da Ilha, além de possuir uma beleza encantadora aos olhos de quem curte a natureza, é palco, durante a Semana Santa, do Festival da Torta Capixaba.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

Todos conhecem a tradicional gastronomia de Vitória através da Moqueca Capixaba, porém não deve deixar de experimentar a típica Torta Capixaba, uma regalia feita tradicionalmente com sabor único, que mistura mariscos, peixe, palmito e muita tradição.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória

A torta é feita pelas desfiadeiras de siri e moradoras da ilha, muito fácil de encontrar sentadas pelas ruas na porta das suas casas com a bacia de siri no colo. Elas preparam e comercializam o produto em diversas barracas e restaurantes espalhados pela principal rua do bairro.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória

“Muitas pessoas chegam de fora, até internacionalmente, somente para comer a nossa torta. Cada desfiadeira de siri faz a sua torta com seu tempero e no final trocamos as tortas de família em família para conhecer o sabor, fazendo desse festival uma grande festa. Siri na lata chegou! Desfiadeira chegou!”, explica cantando feliz a desfiadeira Lelete do Lek Lek.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 6

Para quem quiser conhecer ainda mais a cultura capixaba vale a pena dar uma boa espiada nas tradicionais panelas de barro feitas artesanalmente e onde são realizadas as tortas, reservar um tempo também para conhecer o restaurante do Hotel SENAC Ilha do Boi, passear de barco no manguezal, passar a tarde no centro histórico de Vitória e contemplar a cidade de cima no Parque da Fonte Grande. Para finalizar o dia, uma casquinha de caranguejo típica no restaurante Ilha do Caranguejo é tudo de bom. Hummm….

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 7

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 8

Mais informações no site oficial da cidade.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Helen Pomposelli e Divulgação

Leia mais:

Luxo em Cabo Frio no Hotel Solar do Arco

Passeio de Ecobalsas na Lagoa de Marapendi

Parque das Águas em São Lourenço

Onde comer em Porto Alegre

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.