Realizamos um passeio muito especial pela segunda capital mais antiga do Brasil colonizada pelos portugueses, a cidade de Vitória/ES, em busca da tradição de uma receita bastante apreciada por lá e que muita gente ainda não conhece: a Torta Capixaba.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

O projeto “Valorização Turística da Torta Capixaba”, contemplado pelo Ministério do Turismo, levou um grupo de gourmands para conhecer o Pólo Gastronômico do bairro da Ilha das Caieiras. Esse local, que reúne manguezal, restinga, um parque e até um museu com a história da Ilha, além de possuir uma beleza encantadora aos olhos de quem curte a natureza, é palco, durante a Semana Santa, do Festival da Torta Capixaba.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 3

Todos conhecem a tradicional gastronomia de Vitória através da Moqueca Capixaba, porém não deve deixar de experimentar a típica Torta Capixaba, uma regalia feita tradicionalmente com sabor único, que mistura mariscos, peixe, palmito e muita tradição.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória

A torta é feita pelas desfiadeiras de siri e moradoras da ilha, muito fácil de encontrar sentadas pelas ruas na porta das suas casas com a bacia de siri no colo. Elas preparam e comercializam o produto em diversas barracas e restaurantes espalhados pela principal rua do bairro.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória

“Muitas pessoas chegam de fora, até internacionalmente, somente para comer a nossa torta. Cada desfiadeira de siri faz a sua torta com seu tempero e no final trocamos as tortas de família em família para conhecer o sabor, fazendo desse festival uma grande festa. Siri na lata chegou! Desfiadeira chegou!”, explica cantando feliz a desfiadeira Lelete do Lek Lek.

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 6

Para quem quiser conhecer ainda mais a cultura capixaba vale a pena dar uma boa espiada nas tradicionais panelas de barro feitas artesanalmente e onde são realizadas as tortas, reservar um tempo também para conhecer o restaurante do Hotel SENAC Ilha do Boi, passear de barco no manguezal, passar a tarde no centro histórico de Vitória e contemplar a cidade de cima no Parque da Fonte Grande. Para finalizar o dia, uma casquinha de caranguejo típica no restaurante Ilha do Caranguejo é tudo de bom. Hummm….

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 7

Conhecendo a Torta Capixaba, em Vitória 8

Mais informações no site oficial da cidade.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Helen Pomposelli e Divulgação

Leia mais:

Luxo em Cabo Frio no Hotel Solar do Arco

Passeio de Ecobalsas na Lagoa de Marapendi

Parque das Águas em São Lourenço

Onde comer em Porto Alegre

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.