Casa Momus – ótima opção de restaurante no centro

casa momus

Por Renata Araújo

Inaugurada há alguns meses no coração da Lapa, em plena Rua do Lavradio, a Casa Momos vem se firmando como uma ótima opção de almoço para quem trabalha no Centro. Já tínhamos ido lá conferir a abertura, mas desta vez, fui experimentar o almoço. O que  mais chama atenção do restaurante é seu próprio casarão preservado,  do fim do século XIX, e que passou por uma grande reforma e se destaca na tradicional rua do bairro.

casa momus

Ao entrar, nos surpreendemos com suas obras de arte e mobiliário,  entre eles, uma bela mesa do arquiteto Sérgio Bernardes e uma impressionante escultura de acrílico do artista italiano Jacopo Foggini, que ajuda a dar vida ao ambiente. Nota-se que houve muito cuidado dos donos italianos na minuciosa restauração e até ao escolher o nome, que  veio de um antigo café de Paris e serviu de cenário da famosa ópera La Bohème.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

casa momusElementos antigos da casa foram reutilizados e muitas vezes ganharam novas funções, como o piso de madeira que virou tampo de mesa e janelas deterioradas, que viraram uma espécie de quadros. Na mesma vibe páginas de livros viraram luminárias bem originais.

casa momus

A ideia foi justamente mesclar o antigo com o moderno, sem esquecer do ambiente notívago onde ele está inserido, obviamente. Exatamente por isso, a Casa Momus fica aberta para jantar até às duas da manhã nos fins de semana.

casa momus

Em termos de  gastronomia propriamente dita, o cardápio tem forte influência mediterrânea e é assinado pela chef Pina Otoni. De petiscos, há os deliciosos bolinhos momus,  com recheio  de carne e azeitona e saborosos croquetes de camarão, ambos aprovadíssimos e que podem acompanhar os  drinks clássicos, como os italianíssimos Spritz, Martini e Negroni, e ainda Apple Martini, Whisky Sour e caipirinhas preparadas com a cachaça Seleta. casa momus

De principal, provei o nhoque de gorgonzola e adorei, e minha companheira de mesa foi no frango guisado com couscus, que também estava ótimo. De massas, há ainda o linguine de lula, camarão, peixe branco e molho de tomate, e o risoto de camarão ao limão.

casa momus

Para adoçar o paladar,  adorei a ideia do  Café Gourmand, um pout pourri de três sobremesas  em mini porções com café espresso, todos servidos em xícaras italianas artesanais. Dei sorte e vieram brownie, tiramisu e mousses de chocolate! Divinos!

image (69)

Seja para almoçar, jantar ou simplesmente petiscar, a Casa Momus vale demais uma ida, mesmo para quem não trabalha no centro. Recomendo!

Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!