Águas de Janaína: Bar da Dona Onça comemora 15 anos!
Escrevo este post diretamente de São Paulo, onde participei como jornalista convidada, nesta terça-feira, 11 de abril, do Águas de Janaína, tradicional evento realizado pela chef Janaína Rueda! O Bar da Dona Onça comemora 15 anos no Centro da cidade, aos pés do icônico Copan, edifício projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Depois de um hiato de dois anos, a festa, que já está em sua 10ª edição, tem como objetivo celebrar a cultura e a gastronomia popular brasileiras, renovar ciclos e trazer boas energias. Aberta ao público, reuniu pessoas de diferentes tribos, assim como jornalistas e renomados chefs, além, é claro, de receitas especiais da cozinheira, e muita música. Certamente foi uma noite especial de exaltação à culinária do nosso país! Aproveite para ler também, no fim do post, mais detalhes sobre o Bar da Dona Onça.
Aproveite para acompanhar no Instagram minha viagem a São Paulo a convite da Janaína. Próxima parada: Sítio dos Rueda!
Leia abaixo mais dicas de onde comer em SP:
- Excelente restaurante japonês nos Jardins: Murakami
- Onde comer ostras no Rio e em São Paulo
- Baleia Rooftop: badalado restaurante com vista na Faria Lima
- By Koji: novo japonês na Vila Conceição
- Fiaschetteria del Capitale: nova casa italiana nos Jardins
- Mag Market: nova paradia e confeitaria no Itaim
+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.
Águas de Janaína!
A festa teve o pernambucano Otto como atração principal, além da participação de Nãnãna da Mangueira, Elizete Rosa e Thobias da Vai-Vai com a bateria e as baianas da escola de samba. Já a tradicional lavagem da calçada em frente ao Bar da Dona Onça teve flores e águas de cheiro! Ou seja, tudo para agradecer, purificar o local e trazer altas vibrações.
E claro que se estamos falando de gastronomia, receitas típicas da chef não poderiam faltar! Tinham opções, como, por exemplo, o minicuscuz de sardinha, minicuscuz vegano, moqueca de peixe, caldo de sururu e o porcopoca, as famosas batatas chips do Hot Pork. Para adoçar, o bolo de abacaxi com coco, lembrança de infância de Janaína.
Bar da Dona Onça comemora 15 anos
Janaína Rueda foi certamente uma das precursoras do movimento de renovação da cena gastronômica e cultural do Centro de SP. Moradora da região, ela decidiu investir seu talento e suas melhores energias em um restaurante-bar que, podemos dizer assim, se tornou a pedra fundamental para tantos outros que viriam a partir dali. Portanto, no Bar da Dona Onça encontramos clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira.
Nas entradinhas, certamente o difícil vai ser escolher uma só, então a dica é compartilhar várias com os amigos. Pastel de carne, coxinha de galinha caipira e o pão chinês com frango frito e repolho são algumas das sugestões. Já entre os principais, há opções de ensopados, PF’s, arrozes, massas artesanais, peixes e frutos do mar, miúdos, cozidos e assados. Além disso, destaque para o picadinho de carne com arroz, ovo frito, tartar de banana e creme de feijão, e o arroz de frutos do mar com tomate fresco, manjericão e limão siciliano.
As sobremesas certamente são um capítulo à parte! Aliás, adorei o crocante mini churros com doce de leite e calda de chocolate, e o trio elétrico, com quindim, brigadeiro mole e pudim. Finalmente, para beber, vale apostar nas deliciosas caipirinhas de caju amigo e três limões, ou então nos demais drinques e cervejas.
End: Avenida Ipiranga 200, lojas 27/29 – Centro, São Paulo
Por Renata Araújo.
Fotos: Renata Araújo e Ale Virgilio
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário