Top 5 praias na Ilha Grande

Praias de Caixadaço, Ilha Grande

Ainda não temos previsão de quando este isolamento social vai terminar, mas quando isso acontecer, a boa vai ser aproveitar os destinos perto de onde você mora. Aqui no Rio, por exemplo a Ilha Grande é uma ótima pedida! Certamente um lugar paradisíaco na Costa Verde do Rio, com praias de água cristalina, no município de Angra dos Reis.

+IGTV na quarentena: acompanhe os vídeos do You Must Go

Top 5 praias na Ilha Grande

Como chegar

Só é possível chegar até a ilha de barco, pegando ou em Conceição de Jacareí ou Mangaratiba. Para quem vem de São Paulo, pode pegar o catamarã em Angra dos Reis. São apenas 2 horas de carro (ou até um pouco menos, dependendo do trânsito) do Rio até lá, e mais 1 hora e meia de barco. Já de SP, o trajeto de carro é de aproximadamento 5h30, mais o percurso de barco. Neste post, listamos Top 5 praias na Ilha Grande que precisam entrar no seu roteiro!

Aventureiro

Com cenário paradisíaco e o famoso coqueiro deitado, a Praia do Aventureiro é mais isolada, e muito procurada por quem gosta de acampar. A praia é conhecida por ser recanto de uma galera mais tranquila, mais roots, inclusive por seu caráter caiçara bastante conservado. Além disso, fica em uma área de Reserva de Desenvolvimento Sustentável. A água é cristalina, e a areia branca e fininha. Para quem quiser ver a praia de cima, a dica é ir até o Mirante do Sundara. O caminho dura, em média, 30 minutos de subida.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

praias em ilha grande
O famoso coqueiro deitado

A pé, a maneira mais fácil de chegar é a partir da Vila do Provetá, seguindo a trilha T9. O percurso é bem pesado. São 3.500 m de muita subida, e o tempo médio do percurso é de 3h30. Mas, também dá para ir de lancha/taxi boat.

Caxadaço

Esta praia fica escondida atrás de um grande paredão de rochas, e forma uma das mais belíssimas paisagens da ilha. São apenas 15m de extensão, ou seja, um pequeno pedaço de água cristalina e tranquila! Por lá, a prática de snorkeling é muito indicada, afinal, há uma rica vida marinha. Para chegar até lá a pé, o trajeto começa pela trilha T14, a partir da Vila do Abraão, com 8.150 m de distância e tempo médio de 2h40, até a Praia de Dois Rios. De lá, tem que acessar a trilha T15, com 2.400 m de distância e tempo médio de 1h20 até a Praia do Caxadaço. Certamente é um percurso que exige preparo físico e muita disposição. Há também a opção de ir de lancha ou barco, em um dos passeio da ilha que percorrem algumas praias.

Praias de Caixadaço, Ilha Grande

Lagoa Azul

Um dos lugares mais visitados da Ilha Grande! Não é de fato uma praia, é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana. O nome é um apelido inspirado no clássico do cinema dos anos 80 com a atriz Brook Shieldes. Só dá para chegar lá de barco. As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, fazer snorkeling e relaxar no mar.

Lopes Mendes

Certamente uma das praias mais famosas da Ilha, e uma das mais belas do Rio, com uma extensa faixa de areia (quase 3km). Ela fica em mar aberto e é adorada pelos surfistas, por conta de suas ondas. Por ser muito grande, é difícil ela estar completamente cheia, basta caminhar um pouco para se afastar da trilha que leva à praia. A maneira mais fácil de chegar até Lopes Mendes é pela trilha T11, que parte da Praia do Pouso. Todos os dias, partem barcos da Vila do Abraão que levam os visitantes até a Praia do Pouso. De lá, é só seguir a trilha de 1 km até Lopes Mendes. O trajeto é fácil e tem duração de 20 a 30 minutos.

lugares perto do Rio para o fim de semana
Praia de Lopes Mendes

Já os mais dispostos poderão fazer a trilha mais longa, a partir de Abraão.O trajeto segue primeiro pela T10 e depois pela T11. O percurso total tem 5.600 m e leva em torno de 3h para ser completado.

Santo Antônio

Esta praia fica bem perto de Lopes Mendes, é menos famosa e está quase sempre vazia. Para chegar, basta seguir por uma trilha curta no caminho para Lopes Mendes, de quem vem de Abraão. Não há nenhuma atividade comercial, então recomenda-se levar água e algum lanche. Além disso, também é muito procurada pelos surfistas, por conta de suas ondas. O riacho de água doce, que desemboca nas areias da praia, e a vista da Ilha de Jorge Grego à frente completam o cenário!

Por Duda Vétere. Maio 2020.

Fotos: Duda Vétere e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: