Trazido para nossas terras pelos colonizadores portugueses, o bacalhau há tempos ganhou espaço na mesa carioca, sendo estrela de muitos almoços de família.  Agora ingrediente tradicional da culinária luso-brasileira, é o homenageado do primeiro Festival Gastronômico do Mercado Municipal CADEG, com a participação do Polo Benfica.

Festival Gastronômico do Mercado Municipal CADEG

Acontecendo entre os dias 18 e 29 de novembro, conta com a participação de 22 casas. Essas entraram no espírito do evento e criaram pratos novos e exclusivos com o famoso peixe, inclusive algumas que não alteravam seus menus há mais de 10 anos, embora os cardápios sejam especialmente feitos para a festividade.

Festival Gastronômico da CADEG

Entre os participantes, restaurantes tradicionais como O Cantinho das Concertinas e o Poleiro do Galeto e outros que são referências da área: o premiado Barsa, do chef Marcelo Barcellos, e o Empório Gourmet Show são alguns desses exemplos. Além disso, os bares e botequins também não ficaram de fora e trouxeram delícias diferentes e petiscos especiais.

Bacalhau Trufado, Festival Gastronômico da CADEG

Por ser versátil, saboroso e também cheio de história pra contar, o peixe nobre faz bonito como ícone do Mercado Municipal e é bem aproveitado no festival. Ele vem em todas as formas: cozido, frito, assado, ensopado, na brasa, desfiado, com batatas, outras carnes… De todos os jeitos e para todos os gostos!

Bacalhau à moda Corujão, Festival Gastronômico da CADEG

Vale à pena sair da zona de conforto e experimentar as novidades desse produto adorado por portugueses e brasileiros!

Fotos: divulgação

 

Leia também:

Festival Gastronômico de Petrópolis

Pissani: massas artesanais no Leblon

Forneria São Sebastião, em Ipanema

Onde comer em Santa Teresa

Azteka: restaurante mexicano em Ipanema

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.