É muito comum associar vinhos e vinícolas com a região Sul do Brasil, certo? Portanto, é inusitado pensar que tenham vinícolas no Nordeste, por exemplo. Mas sim, elas existem! E nós tivemos a oportunidade de conhecer e fazer uma visita à vinícola da Miolo, no Vale do São Francisco, na Bahia. Foi uma experiência incrível poder ver de perto o quanto nosso país é rico e diverso!
Vinícola TerraNova Miolo
Olha que paisagem linda!
A Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, fica em Casa Nova, na Bahia. Mas, para chegar até lá, pegamos o voo da GOL de São Paulo para Petrolina, em Pernambuco. Isto porque são apenas 40 km de distância (cerca de 1 hora) de ônibus, então, é o jeito mais fácil e rápido. E a vinícola é aberta ao público!
+Fera Palace, o melhor hotel de Salvador
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Mapa – o pin roxo é onde fica a vinícola
Primeiramente, você deve estar se perguntando: ”como produzir vinhos em uma região tropical, com clima de sertão?”. Certamente este é um dos maiores desafios, afinal, existem poucos lugares assim no mundo! O solo é rico em minerais e são 3.100 horas de sol por ano com pouquíssimas chuvas. Além disso, ela fica às margens do Rio São Francisco. Portanto, todas essas características fazem com que a maturação da uva seja mais rápida, proporcionando até duas safras e meia de uva por ano ? Ou seja, o ciclo que geralmente dura um ano em outras partes do mundo, lá acontece em apenas 4 meses.
Um dos ciclos da videira
A visita inclui um passeio por toda a vinícola e seus vinhedos, além de uma degustação ao final. A Fazenda Ouro Verde tem uma área total de 200 hectares, e produz anualmente 3.000 rótulos de vinhos e espumantes. É realmente impressionante o contraste da paisagem do sertão com os vinhedos! Aliás, pudemos ver no mesmo dia, todas as fases de um ciclo da videira: repouso, poda, brotação e colheita.
+Refúgio da Vila, a melhor pousada da Praia do Forte
Fazendo a poda
Ah, lembre-se: a época para ver as videiras carregadas de uvas são de abril a agosto e de outubro a fevereiro. Foi muito divertido acompanhar todo o processo das uvas e, no final, poder fazer a colheita! Por conta do sol e calor intenso, as uvas de lá são bem mais doces.. uma delícia!
+Origem, o melhor restaurante de Salvador
Certamente fazer uma Visita à Vinícola da Miolo é uma super experiência!
Após a colheita, visitamos os tanques e barricas da vinícola, onde pudemos experimentar o vinho base para o espumante Moscatel direto da fonte! Além disso, também conhecemos toda a linha de produção do espumante Terra Nova Brut Rosé, um dos mais famosos.
Tanques de produção e barricas
Depois de conhecer todos os processos, fomos para a sala de degustação, onde provamos 5 rótulos da TerraNova Miolo. Todos, é claro, produzidos na região do Vale do São Francisco. São eles: os espumantes Terranova Rosé de Noir Brut Rosé, Brut Terranova e Moscatel, os brancos Vinho Base Chenin Blanc e Sauvignon Blanc, ambos da safra de 2018, e os tintos Testardi Syrah e Single Vineyard Syrah Miolo.
+Melhor Hotel de Bordeaux| Spa do Vinho na França
Degustação dos vinhos
A jornalista viajou a convite da GOL Linhas Aéreas e do Grupo Miolo.
Texto e fotos por Duda Vétere em Outubro 2018
Delivery em Ipanema: 7 dicas de bares e restaurantes
Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre a série Allen Vs.…
Listamos alguns programas para o Dia Internacional da Mulher no Rio. Assim, elas podem aproveitar…
Na coluna You Must Feel!, a psicóloga Daniela Faertes deu dicas para superar o medo…
30 anos do Casacor Rio: do dia 2 de março até 25 de abril, a…
Fomos conhecer o Itacoa, restaurante do Masterchef Rafa Gomes no Rio. Mas essa não é…