Categorias: BahiaBrasil

Visita à Vinícola da Miolo, no Vale do São Francisco, Bahia

Publicado por
Duda Vetere

É muito comum associar vinhos e vinícolas com a região Sul do Brasil, certo? Portanto, é inusitado pensar que tenham vinícolas no Nordeste, por exemplo. Mas sim, elas existem! E nós tivemos a oportunidade de conhecer e fazer uma visita à vinícola da Miolo, no Vale do São Francisco, na Bahia. Foi uma experiência incrível poder ver de perto o quanto nosso país é rico e diverso!

Reserve o seu hotel na Bahia aqui pelo melhor preço.

Olha que paisagem linda!

Visita à Vinícola da Miolo no Vale do São Francisco

Como chegar

A Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, fica em Casa Nova, na Bahia. Mas, para chegar até lá, pegamos o voo da GOL de São Paulo para Petrolina, em Pernambuco. Isto porque são apenas 40 km de distância (cerca de 1 hora) de ônibus, então, é o jeito mais fácil e rápido. E a vinícola é aberta ao público!

+Fera Palace, o melhor hotel de Salvador

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Mapa – o pin roxo é onde fica a vinícola

Vinhos no Sertão

Primeiramente, você deve estar se perguntando: ”como produzir vinhos em uma região tropical, com clima de sertão?”. Certamente este é um dos maiores desafios, afinal, existem poucos lugares assim no mundo! O solo é rico em minerais e são 3.100 horas de sol por ano com pouquíssimas chuvas. Além disso, ela fica às margens do Rio São Francisco. Portanto, todas essas características fazem com que a maturação da uva seja mais rápida, proporcionando até duas safras e meia de uva por ano ? Ou seja, o ciclo que geralmente dura um ano em outras partes do mundo, lá acontece em apenas 4 meses.

+Top 5 atrações em Salvador

Um dos ciclos da videira

A vinícola

A visita inclui um passeio por toda a vinícola e seus vinhedos, além de uma degustação ao final. A Fazenda Ouro Verde tem uma área total de 200 hectares, e produz anualmente 3.000 rótulos de vinhos e espumantes. É realmente impressionante o contraste da paisagem do sertão com os vinhedos! Aliás, pudemos ver no mesmo dia, todas as fases de um ciclo da videira: repouso, poda, brotação e colheita.

+Refúgio da Vila, a melhor pousada da Praia do Forte

Fazendo a poda

Ah, lembre-se: a época para ver as videiras carregadas de uvas são de abril a agosto e de outubro a fevereiro. Foi muito divertido acompanhar todo o processo das uvas e, no final, poder fazer a colheita! Por conta do sol e calor intenso, as uvas de lá são bem mais doces.. uma delícia!

+Origem, o melhor restaurante de Salvador

Certamente fazer uma Visita à Vinícola da Miolo é uma super experiência!

Após a colheita, visitamos os tanques e barricas da vinícola, onde pudemos experimentar o  vinho base para o espumante Moscatel direto da fonte! Além disso, também conhecemos toda a linha de produção do espumante Terra Nova Brut Rosé, um dos mais famosos.

+4 hotéis de vinho no Chile

Tanques de produção e barricas

A degustação

Depois de conhecer todos os processos, fomos para a sala de degustação, onde provamos 5 rótulos da TerraNova Miolo. Todos, é claro, produzidos na região do Vale do São Francisco. São eles: os espumantes Terranova Rosé de Noir Brut Rosé, Brut Terranova e Moscatel, os brancos Vinho Base Chenin Blanc e Sauvignon Blanc, ambos da safra de 2018, e os tintos Testardi Syrah e Single Vineyard Syrah Miolo.

+Melhor Hotel de Bordeaux| Spa do Vinho na França

Degustação dos vinhos
Portanto, para os amantes de vinhos, certamente fazer o roteiro enogastronômico do Vale do São Francisco é uma experiência inesquecível!
 
Informações:
Valor da visita: R$15 e R$5 de desconto no varejo na Loja.
Horários: 9h e 14h. Apenas sábado e domingo é preciso agendar previamente. 
Agendamento: (74) 3536-1132 / (74) 3527-4243 / (74) 3527-4002 ou visitaterranova@miolo.com.br. Para mais informações, acesse o site.

A jornalista viajou a convite da GOL Linhas Aéreas e do Grupo Miolo.

Texto e fotos por Duda Vétere em Outubro 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

7 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás