Enoteca YMG

Vinhos que harmonizam com Carbonara

Publicado por
Duda Vetere

Sempre trazemos aqui no blog dicas de lugares para apreciar uma boa comida, e também, opções de receitas de sucesso, selecionados por nós. E aliás, nada melhor para acompanhar uma refeição gostosa que, de fato, um vinho de qualidade. Pensando nisso, te convidamos a ler esse nossa coluna Enoteca YMG com dicas de vinhos que harmonizam com Carbonara! Além disso, dê uma olhada também em 5 lugares para beber e comprar vinhos gregos no Rio.

+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.

Se você nos acompanha pelo Instagram, com certeza viu a estreia da nova série “YMG Convida” pela nossa editora-chefe Renata Araújo. O programa, que lança toda quinta-feira às 18h um episódio com chefes renomados, teve sua estreia com a receita de um espaguete à Carbonara. Ela foi preparada pelo chef Michele Petenzi, do Alloro al Miramar.

Receita de Espaguete à Carbonara

A massa é preparada primeiramente com ovos, pimenta-do-reino e guanciale, além de bochecha de porco curada no sal e temperos. Sal apenas na água do cozimento, e só. Em seguida, com o espaguete todo lambuzado, amarelado pela gema que é a chave da cremosidade do molho, os pedacinhos da carne tostada e a chuva de queijo e pimenta fazem desse um dos pratos mais sedutores e famosos da atualidade.

+Cantina e Mercearia da Praça: restaurantes italianos e português em Ipanema

Vinhos que harmonizam com Carbonara

Agora que você aprendeu a fazer o prato, vem a pergunta: mas, e o que beber? Eu, por exemplo, adoro uma carbonara com IPA, questão de gosto pessoal. Mas vamos aos vinhos. Indo num caminho óbvio a gente vai logo olhar para a Itália. Brancos certamente vão se dar melhor do que tintos. Estes, se forem os escolhidos, de preferência devem ser mais leves, menos alcoólicos e certamente sem nenhuma ou muito discreta madeira. Portanto, que sejam vinhos aromáticos, com boa acidez e alguma estrutura, senão vão ser “atropelados” pelo prato.

+Top 5 restaurantes em Milão

Pinot Grigio

E qual é a grande uva branca italiana? Bingo! Para quem pensou em Pinot Grigio. Seria uma escolha segura, e é bem fácil encontrar este vinho nos mercados e cartas de restaurantes, como por exemplo, na loja Espírito do Vinho, na Cobal do Humaitá, e com um site que comercializa seus vinhos , Decanter. Além disso, a Decanter tem em seu catálogo três belos exemplares: o Armani Pinot Grigio Corvara 2019, o Elena Walch Pinot Grigio Prendo 2014 (750ml) e o Kris Pinot Grigio IGT 2013. Esses dois últimos já bem maduros e sendo assim, boas opções para quem gosta de garrafas mais evoluídas. Falando em Decanter… Uma das melhores combinações com Carbonara que já experimentei foi com um Pio Cesare L’Altro Chardonnay.

Müller-Thurgau

Outra harmonização perfeita seria com um Müller-Thurgau, uva de origem suíça e muito popular na Alemanha e na Áustria. Aliás, na Itália ela também é encontrada na região do Alto Adige, no Norte do país. Entretanto, neste caso, não é fácil comprar uma garrafa dessas no Brasil, mesmo em cartas de vinho robustas das melhores casas italianas ou em lojas especializadas. Ela seria um cruzamento da uva Riesling com a Madeleine Royale. Uma dica? Olha para a seções de Alemanha, França, Nova Zelândia, Austrália e Chile nas cartas de vinhos os lojas. Além disso, poucas coisas vão tão bem com porco quanto um bom Riesling, e o guanciale é elemento fundamental da carbonara. A Mistral tem diversas opções.

O guanciale

+Novo restaurantes italiano nos Jardins: Piccini Cucina

Quer um tinto? Muitos, de fato, preferem. Eu iria num Sangiovese, especialmente um bom exemplar de Chianti, como o Casteltorre, à venda no Empório Farinha Pura.

Vinhos brasileiros

Falando de Brasil, aqui vamos encontrar muitos e muitos vinhos que podem ir bem com uma carbonara. Procure tintos mais leves, com pouco álcool (entre 12 e 13,5%), jovens e sem madeira, que tenham frescor e acidez. Não faltam bons exemplares nacionais, com preços interessantes, que encontramos facilmente em lojas, mercados, bares e restaurantes.  Como o Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir, por exemplo. E se eu quiser comer um carbonara perfeito num restaurante? Além do Alloro, eu sugiro provar o prato preparado pelo italiano Renato Ialenti, que foi substituído por Petenzi e agora está na Mamma Jamma; e também no Sult. Pena que no Grado não tem sempre no menu regular nem do delivery, e o Cipriani não está abrindo para o almoço. São lugares que servem carbonara impecáveis e como manda a regra. Porque é simples, mas não é fácil. Com guanciale e sem creme de leite, por favor.

+Sete Vinícolas em Bento Gonçalves

Por Bruno Agostini  Agosto de 2021.
Fotos: Bruno Agostini

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 dia atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

6 dias atrás