Categorias: ÁfricaMarrocos

Uma noite no Deserto do Saara, no Marrocos

Publicado por
Duda Vetere

Uma experiência mais do que especial e que nunca vou me esquecer é de ter dormido uma noite no Deserto do Saara, no Marrocos! Se você está planejando uma viagem para o país, vale a pena incluir no roteiro esta parada, que também conta com um passeio de dromedário para assistir ao pôr do sol nas dunas. Neste post vou contar todos os detalhes de como foi esta nossa aventura:

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Uma noite no Deserto do Saara

Ao todo ficamos 1 semana no Marrocos de 4×4, e percorremos um longo caminho pelo sul do país, atravessando o Alto Atlas, e passando por diversas cidades e pequenas vilas até chegar em Marrakech. De Casablanca voamos para Errachidia, onde pegamos 1 hora de carro e chegamos em Arfoud, cidade considerada o “pré-deserto”, já que muitas pessoas dormem lá para no dia seguinte acordar cedo e seguir rumo ao Deserto. E foi o que nós fizemos!

Roteiro de 1 dia em Casablanca, no Marrocos

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Arfoud, o ”pré-deserto”
Nosso 4×4!

Passamos uma noite no Kasbah Hotel Xaluca Arfoud, um verdadeiro oásis, rodeado por palmeiras e onde conseguíamos avistar as dunas ao longe. Um visual inesquecível. E chegou a hora de embarcarmos rumo ao nosso destino final do dia, o Deserto!

A classe executiva da Royal Air Maroc no Dreamliner 787

A vista para as dunas
A piscina do hotel

O caminho para Merzouga

Saímos de manhã em direção a Merzouga, onde fica o Deserto, e pelo caminho passamos por paisagens lindas, que mudavam de aspecto a todo momento… ora um oásis, ora pedras fósseis.. Impressionante! Durante o percurso, também pudemos conhecer mais sobre o modo de vida dos berberes, que são considerados os ‘povos originais’ dessa região, e o seu estilo nômade. Visitamos as “tendas”, vimos a cozinha, e claro, tomamos um chá (é costume no Marrocos servir chá sempre que chega visita). Ah, também paramos para almoçar pelo caminho, em um restaurante improvisado no meio do oásis.

O que fazer no Marrocos

No caminho para Merzouga
Onde os berberes ”vivem”
A estrada por onde passamos

Conforme o cenário vai mudando e as dunas começam a surgir, o passeio ganha ainda mais emoção com as descidas e subidas, rs! Há algumas paradas durante o caminho para podermos apreciar a paisagem e tirar fotos, é claro! Aliás, impossível conseguir parar ?

Onde comer em Marrakech

De cima de uma duna avistamos dromedários. A linha ao fundo é a fronteira com a Argélia
Cenário deslumbrante

Passeio para o pôr do sol

Já no Deserto, fomos ao encontro dos dromedários para fazer o nosso passeio! Dá um pouco de medo na hora de subir e descer dele, mas fora isso eu achei super tranquilo. Andamos por quase 30 minutos até chegar na base de uma duna bem alta, onde subimos para assistir ao pôr do sol. Foi cansativo mas valeu a pena! Uma cena que nunca mais vai sair da minha mente ?

5 hotéis de luxo em Marrakech

Passeio de Dromedário no Deserto
Com o dromedário 😉
Pôr do sol nas Dunas

Uma noite no Deserto

De camelo, enfim chegamos ao nosso acampamento de luxo, o Auberge La Belle Étoile, e fomos recepcionados com muita música e dança típicas marroquinas. O sinal do celular não pega, então a ideia é você se desconectar e curtir o silêncio e aquele céu estrelado! Tivemos um jantar maravilhoso com direito à comida típica, como cuscuz e cordeiro, e vinho marroquino. Adorei!

Nosso acampamento de luxo

Passamos a noite em volta da fogueira, bebendo vinho, batendo papo e admirando as estrelas. Em determinada hora o gerador desliga e aí sim, ficamos só sob a luz da lua. Ah, importante falar sobre o clima! Fui em Dezembro e estava bem frio à noite. Durante o dia é mais ameno, mas nada tão quente assim, e conforme o sol vai caindo, a temperatura vai esfriando. De acordo com o funcionário do nosso acampamento, devia estar uns 3 graus por volta de meia noite ?

7 passeios imperdíveis em Dubai

Fogueira e música no Deserto

Os quartos

São 25 tendas com um ótimo espaço e divididos em dois ambientes: quarto, com uma cama e um sofá, e banheiro. Fiquei surpresa pois era bem grande e super aconchegante, com umas luminárias lindas e detalhes típicos marroquinos. Só passei um pouco de frio na hora de dormir, mas é que não fui devidamente preparada, rs.

O meu quarto para uma noite no Deserto do Saara

No dia seguinte, fiz questão de acordar cedo para ver o nascer do sol no Deserto, que é lindíssimo. Tomamos café da manhã por lá e continuamos nossa viagem. Tivemos esta experiência com o Grupo Xaluca, que além de ter diversos hotéis, também oferece diferentes passeios pelo Marrocos, como este de uma noite no Deserto do Saara!

Amanhecer no Deserto

E você, já teve essa experiência? Conta para a gente!

A jornalista Duda Vétere viajou a convite do Turismo de Marrocos e da Royal Air Maroc e assegurada pela GTA Seguros.

Texto e fotos por Duda Vétere

Fevereiro de 2018


Leia mais:

Roteiro de 3 dias em Londres

Conheça os novos shows da Broadway

Como andar de metrô em Londres

Como chegar à Disneyland Paris

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

18 horas atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

4 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

5 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

6 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás