Nesta sexta-feira, 26 de Julho, o Leblon completa 100 anos! Certamente uma data muito especial e que merece ser comemorada. Afinal, este charmoso bairro carioca tem muito o que festejar: uma praia linda, uma variedade de bares e restaurantes para todos os gostos e uma energia lá pra cima! Portanto, fizemos um roteiro pelo Leblon super especial, com ótimas dicas!

?Reserve AQUI o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Roteiro pelo Leblon

Pela manhã

Caminhar pelo calçadão e dar um mergulho

É claro que não poderíamos falar do Leblon sem falar de praia! Portanto, esta é a nossa primeira dica para seu roteiro pelo Leblon. Afinal, nada melhor que um mergulho para começar bem o dia, né? Se você gosta de praticar atividades ao ar livre, então aproveite para dar uma caminhada, correr, andar de bicicleta, jogar vôlei ou altinha… tem opções para todo mundo!

+Tudo sobre o Rock in Rio, em Setembro

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Cenário que não cansa!

Tomar café no Talho Capixaba

E depois de um pulinho na praia, é hora de recarregar as energias neste clássico do Leblon! Que, aliás, é super concorrido, geralmente com filas na porta, principalmente nos fins de semana! São 25 tipos de pães com fornadas diárias, como, por exemplo, o pão francês especial, a baguette au levan e o pão tradição. Além disso, há também sanduíches, frios e afins, e  o mix de delicatessen e padaria também vende produtos selecionados e importados, como, por exemplo, azeites trufados e geleias francesas.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1022 

+Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio

dicas de restaurantes no Leblon

Café da manhã reforçado!

Na hora do almoço…

No Leblon, o que não faltam são ótimos restaurantes de diferentes especialidades. Ou seja, tem para todos os gostos!

  • Para os carnívoros

Aposte no Malta Beef Club, eleito pelo segundo ano consecutivo o Melhor Restaurante de Carnes do Rio pela Veja Comer&Beber. No cardápio, nove tipos de cortes de carnes nobres, ideais para compartilhar. Além disso, há também o conceituado Giuseppe Grill, que oferece cortes exclusivos utilizando duas técnicas diferentes de preparo: o grill e a churrasqueira – ambos a carvão. O Heat Fire House, do grupo 14zero3, comandado pelo chef Elia Schramm, inspirado nos churrascos americanos é também uma boa pedida, assim como o Ojo, que recentemente lançou seu novo menu executivo, e o CT Boucherie, do chef francês Claude Troisgros.

+Novo restaurante Malta no Leblon

novo restaurante malta no Leblon

A fachada do Malta

  • Para os fãs de culinária japonesa/asiática

As dicas são o clássico Sushi Leblon, um dos primeiros japoneses do Rio, aberto em 1986, mas que está sempre se renovando e mantendo a qualidade dos ingredientes, e o Togu, restaurante pequeno mas aconchegante, que mescla a clássica gastronomia japonesa com a culinária ocidental moderna. Aliás, recentemente renovou sua carta de drinques! Continuando no clima dos asiáticos, o Nam Thai, único restaurante tailandês com reconhecimento do governo da Tailândia no Rio, está com novidades: o chef David Zisman incluiu o Kraton Tong, mini cestas de farinha de arroz com recheio de frango, batata, cenoura, cebola e curry indiano no menu fixo. Já o Pabu Izakaya, reconhecido como o Melhor Izakaya do Rio pela Veja Rio, também é uma ótima opção.

+Inauguração oficial da Le Cordon Bleu no Rio

O balcão do Sushi Leblon

  • Para os amantes da gastronomia francesa

A culinária francesa está muito bem representada no Leblon, afinal, o renomado chef francês Claude Troisgros tem três restaurantes no bairro! O mais recente deles é o Le Blond, com pouco mais de um ano, que nos remete a uma autêntica brasserie francesa, com receitas autorais que chegam em panelinhas, ideais para compartilhar. Já o Chez Claude, aberto no fim de 2017, tem ambiente pequeno, com a cozinha no centro, e é super disputado. Há pouco mais de dois meses teve o seu cardápio renovado, com algumas especialidades, como, por exemplo, o Ovo&Caviar Clarisse, e novidades, como o suflê de cavaquinha e bisque. Além disso, outro restaurante francês que vale a visita é a Brasserie Mimolette, do Grupo 14zero3 e do chef Elia Schramm, que oferece pratos clássicos a ótimo custo benefício.

Ambiente do Le Blond

  • Para quem não dispensa uma boa massa

É claro que não poderiam faltar os restaurantes italianos no Leblon! O Quadrucci, do chef Ronaldo Canha, certamente tem uma das varandas mais disputadas da Dias Ferreira. Para o inverno, o restaurante lançou oito novos pratos, como, por exemplo, o Nhoque de aipim recheado com gorgonzola, molho de Granna Padano trufado e vegetais em brunoise. Perto dali fica o Massa Trattoria, do chef Pedro Siqueira, que oferece massas artesanais com ingredientes frescos. Além de oferecer o Menu Convidativo, com pão+entrada+principal+sobremesa, a novidade agora é o Menu Ligeiro, para quem está com pressa, com pão+principal. E por último, mas não menos importante, o mais recente do bairro, o Al Fresco, do chef Pedro de Artagão, que apresenta uma gastronomia local clássica, sem interferências.

menu de inverno quadrucci

  • Para os fãs da alta gastronomia e gastronomia contemporânea

É no Leblon que fica o único restaurante do Rio com 2 estrelas Michelin, o Oro, do chef Felipe Bronze! O ambiente é pra lá de aconchegante, e o destaque de suas criações é a brasa, sempre privilegiando a cozinha brasileira, mas com influências japonesas, espanholas e argentinas. São apenas dois menu degustação, e a grande estrela deles são os snacks, verdadeiras obras de arte, minimalistas na apresentação, mas riquíssimos em sabores. Enquanto isso, o Zuka, da chef Ludmilla Soeiro, abriu as portas há dezessete anos e tem influência de diversas culinárias e muitos preparos na brasa. Aliás, o restaurante ganhou o prêmio de Melhor Menu Executivo pela Veja Rio Comer&Beber.

+Drinques de inverno no Rio e em SP

Oro

No fim do dia

Passear no Mirante e curtir o pôr do sol no Azur

Na subida da Avenida Niemeyer fica o Mirante do Leblon, um grande deck de madeira debruçado sobre as rochas, que oferece uma vista espetacular para toda a orla da praia do Leblon e de Ipanema! Há alguns quiosques, onde é possível comprar uma água de coco e aproveitar para curtir o visual. Depois, é só descer caminhando até o Azur, quiosque na altura do Posto 11, do chef Pedro de Artagão. Inspirado na Côte D’Azur, o cardápio privilegia os peixes e frutos do mar, como as ostras de Santa Catarina e a moqueca. Para beber, aposte nas jarras de Clericot para curtir o entardecer!

Endereço Azur: Av. Delfim Moreira, 1746.

+Hotéis no Brasil para as férias de Julho

Olha só essa vista!

Comer um doce na Kurt

Inaugurada em 1942, esta tradicional confeitaria oferece uma linha tradicional de iguarias europeias. Neste mês de Julho, a casa preparou um festival em comemoração à Queda da Bastilha, com receitas francesas. Algumas das novidades, por exemplo, são a Tarte Tartin, o Tartellete de frutas vermelhas e o Eclair de Pistache.

Endereço: Rua General Urquiza, 117 – loja B.

+Presentes gourmets para as mães

Tartelette de Frutas Vermelhas

Tomar um sorvete na Momo Gelateria

Vencedora do prêmio de Melhor Gelato do Rio, pela Veja Rio Comer&Beber 2019, a Momo produz seus gelatos todos os dias com ingredientes frescos (alguns até importados da Itália, como, por exemplo, gianduia e amarena), e açúcar orgânico. O gelato cremoso, carro-chefe da casa, atualmente ganha 26 variações, desde caqui até o chocolate Fazenda Sagarana 76% com praliné de pistache e doce de leite argentino com lascas de chocolate. Além disso, até o dia 31 de julho ainda dá para aproveitar os sabores juninos de Cuscus, Maçã do Amor e Pé de Moleque Diet!

Endereços: Rua Dias Ferreira, 147 / Av. Afrânio de Melo Franco, 290.

 +Os melhores sorvetes do Rio

Os fãs de gelato piram!

À noite

Tomar um drinque na Dias Ferreira

Certamente a rua mais badalada do Leblon, com diversos bares e restaurantes. Portanto, é uma ótima pedida para tomar um drinque com os amigos! O Garoa Bar Lounge, originário da cidade espanhola de Santiago de Compostela, tem ambiente charmoso e aconchegante. Recentemente teve sua carta de drinques totalmente renovada, com 12 receitas autorais preparadas com bebidas variadas pelos mixologistas da casa. Como, por exemplo, o Salute!, uma releitura do clássico Boulevardier, servido em taça goblet, com Chivas Extra, vermute de Jerez Fernando Castilla, Campari reposado e ameixa seca.

Restaurantes do Rio

Ambiente do Garoa

Além disso, há também o Stuzzi, que ganhou o prêmio de Melhor Carta de Drinques do Rio pela Veja Rio Comer&Beber 2019. Em abril deste ano, a matriz do Leblon foi para o outro lado da rua, com ambiente pequeno e charmoso e um lindo balcão vermelho. De lá saem as criações de Lelo Forti, eleito o Bartender do Ano, também pela Veja Rio, como o já famoso Di Angelo, com gim, suco de limão, xarope de gengibre e soda de capim-limão. Da cozinha, petiscos assinados pela chef Paula Prandini, como, por exemplo, o prato de antepastos.

Endereço Garoa: Rua Dias Ferreira, 50 / Stuzzi: Rua Dias Ferreira, 45 

Saideira no Jobi, um dos bares mais tradicionais do Rio

Há 63 anos no coração do Leblon, o Jobi funciona desde 1956 e atrai todo o tipo de público. Já que fica aberto até tarde, é point certo para aquele último chopp antes de ir para casa, e a calçada está sempre lotada! Portanto, não à toa foi declarado Patrimônio Cultural Carioca. O boteco mantém as tradições, como, por exemplo, as mesas forradas com toalhas de estampa xadrez e um enorme painel de Nilton Bravo, artista plástico conhecido por decorar bares na década de 60. No cardápio, petiscos clássicos como bolinho de bacalhau, empadinhas e pastéis variados.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1166.

Saideira clássica!

Onde ficar no Leblon?

Se você quer uma hospedagem em grande estilo, aposte no Janeiro, hotel de luxo na orla do Leblon que inaugurou oficialmente em abril deste ano. Com vistas estarrecedoras para o mar e uma decoração sofisticada, porém clean e bem praieira, o Janeiro utiliza materiais e móveis em madeira e palha natural. São 53 apartamentos e um rooftop de cair o queixo, com a belíssima e convidativa piscina com vista para o Morro Dois Irmãos. Além disso, o hotel conta com dois restaurantes deliciosos, sendo um japonês, e o bar lateral, ideal para um pós-praia.

novo hotel de luxo no leblon17

Vista da piscina!

Portanto, este foi o nosso roteiro pelo Leblon para comemorar os 100 anos deste bairro que tanto amamos! E pra quem acompanha o YMG no instagram, sabe que nossa editora, Renata Araújo é moradora do bairro. Então, você tem grandes chances de encontrá-la por lá!

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Julho 2019.

Fotos: Renata Araújo, Filico, Tomás Rangel, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.