Um jantar de Oro

Por Renata Araújo

Um jantar de Oro é o que podemos esperar do restaurante do chef Felipe Bronze no Jardim Botânico; sempre uma viagem! Uma viagem através de sabores, odores, regiões do Brasil e às vezes um pulinho em outros países. Felipe é um chef que está sempre inovando, faz pesquisas baseadas na sazonalidade dos ingredientes brasileiros e como consequência, seu menu degustação traz constantes surpresas. Sem contar a linda apresentação dos pratos que faz a gente ter pena de desmontá-los para comer. Já tinha jantado lá uma vez, como você pode conferir aqui e fui novamente convidada para provar as novidades.

felipe bronze

Nossa noite começou com as entradas: milharal, cones e espuma de milho doce com catupiry e pó de pipoca, servido em um suporte metálico que lembra uma árvore; um aperitivo delicado, que se desfaz na boca, e que tem sabor intenso de milho. Já o bife a cavalo é inversamente proporcional ao tamanho real do prato, pequeno, mas rico em sabor. Um caldo denso de carne serve de base para uma gema de ovo na qual o chef injetou parte do caldo.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

felipe bronze

Outra novidade  é o caiu na rede, uma rede de tapioca com manjubinha defumada e sagu de tucupi.

lagostin

Desta vez, me chamaram muito a atenção os frutos do mar:  os lagostins e cenouras, com caldo de mocotó e farinha de coco do Acre e o  filhote e pirarucu, dois peixes brasileiros de água doce muito saborosos. O primeiro, com beterraba, limão galego e cumaru, a baunilha brasileira. O pirarucu, considerado o bacalhau brasileiro é acompanhado de feijão guandu, pimenta de cheiro e picles de quiabo.

Um jantar de Oro

porco

Quem gosta de carne de porco, vai poder se esbaldar na novidade:  nós amamos porco,  explicado no cardápio como “mais que um prato, uma declaração de amor”. Pequenas e saborosas porções, como um sanduíche de orelha de porco confit com catchup de goiaba e ostelinha no molho chinês à base de amendoim, entre outros. Os menus também ganharam novo formato: podem ser de cinco, sete, nove ou 21 cursos, este último apenas sob reserva.

Um jantar de Oro

Outra novidade é que para a temporada Bronze aposta num menu degustação inteiramente vegetariano, chamado Oro Vegetal, com nove cursos, opção que faltava no restaurante para quem não come carne ou frutos do mar.

churros

A hora da sobremesa no Oro sempre eleva nossas expectativas e desta vez, o chef se superou! Não me saem da memória os fofos e deliciosos churros com doce de leite, o brigadeiro perfeito e o creme de paçoca servido num copinho para comer com a colher. Simples e maravilhosos!

restaurante felipe bronze

alta gastronomia no Rio

E o Rio de Janeiro mais uma vez foi homenageado.  Na sobremesa batizada de PF: mini arroz doce, licuri, chocolate, limão galego, bacuri, taperebá, castanha do Brasil, a estética do prato é uma brincadeira que remete à tradicional refeição do carioca, o clássico “arroz com feijão e ovo”. Divertido e original!

 oro

A delicadeza de cada prato, a mistura de sabores, o  cuidado dos garçons ao servir e explicar todos os detalhes cada vez que vem à mesa fazem parte do serviço impecável e da experiência única que é jantar no Oro, um restaurante que poderia estar em qualquer lugar do mundo e por sorte nossa, está no Rio! Leia também:

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!