Espanha

Um dia em Santiago de Compostela, na Galícia: atrações, restaurantes e hotéis

Publicado por
Duda Vetere

Santiago de Compostela, a capital política da Galícia, é muito conhecida por conta do Caminho de Santiago, uma das rotas de peregrinação mais importantes e antigas da Europa. Distante apenas uma hora de avião de Madri, o destino é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e ponto final do famoso caminho, que pode chegar a 800km. Estive na cidade em uma viagem a convite do turismo da Espanha e da região da Galícia, e fiquei encantada em como Santiago é rica em história, cultura, beleza arquitetônica e gastronomia. Portanto, se você tiver pouco tempo na cidade, listei abaixo o que fazer em um dia em Santiago de Compostela, com as atrações imperdíveis, boas dicas de restaurantes e hotéis!

Portanto, se estiver com planos de viajar para a Espanha, não esqueça de reservar o seu hotel com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Localização

No Noroeste da Espanha, a Galícia é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, e conta com 7 cidades distribuídas em 4 províncias: Lugo, Ourense, Pontevedra e Coruña. A capital política, Santiago de Compostela, é a mais famosa, justamente por conta do Caminho, que atrai milhares de pessoas ao longo do ano. O Brasil, aliás, é o maior grupo da América Latina a percorrer o trajeto.

Um dia em Santiago de Compostela: o que fazer

Catedral de Santiago de Compostela

No coração de Santiago está a majestosa Catedral de Santiago de Compostela, com 800 anos e uma mistura dos estilos gótico, barroco e românico. É lá que fica o túmulo de São Tiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, que se acredita ter sido descoberto ali no século IX. Pois então, foi no entorno dela que a cidade de Santiago de Compostela nasceu e cresceu. Vale a pena entrada e fazer a visita guiada para entender mais da história, e admirar a beleza e riqueza de detalhes do interior, com seus órgãos e altares. Um dos elementos mais famosos da Catedral é a fachada principal, conhecida como a Porta da Glória, esculpida pelo mestre Mateo no século XII, e decorada com uma série de esculturas intricadas representando figuras religiosas e cenas bíblicas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Catedral de Santiago deCompostela
Fiquei encantada com o altar
Os detalhes na fachada

A entrada na Catedral é gratuita, mas há visitas guiadas que incluem acesso aos museus e até o alto das torres (são feitas em grupos de até 25 pessoas, em inglês ou espanhol). Portanto, quem tiver fôlego, pode subir os 170 degraus até os telhados da Catedral (12€) e ter uma vista privilegiada da cidade! A título de curiosidade: eles foram todos construídos como se fossem escadinhas, para que os soldados pudessem caminhar mais rápido.

Vale a pena subir até os telhados da Catedral
Pena que o tempo não colaborou

Centro Histórico de Santiago

Se perder pelas charmosas e estreitas ruelas do Centro Histórico é praticamente uma atração por si só. No casco antiguo, como eles chamam, não é permitida a entrada de grandes veículos, então fica bem mais agradável andar a pé. Além de charmosas praças e antigas igrejas, há muitos edifícios históricos bem preservados, então cada curva pode ser uma surpresa. Certamente, Santiago de Compostela é um verdadeiro museu a céu aberto!

Pelas ruas, avistamos a imponente Catedral
Cada curva um edifício histórico
Ruelas estreitas
Cenários deslumbrantes

Praza do Obradoiro

Esta é a veia pulsante de Santiago, e ponto final dos peregrinos, que se reúnem ali na Catedral após terminarem sua jornada. É emocionante ver pessoas de todas as partes do mundo celebrando o fim do percurso, e também outras que estão esperando parentes ou amigos chegarem. Encontramos uma menininha acompanhada da mãe, que estava com um cartaz esperando o irmão, de seis anos, que fez o Caminho com o pai. Ah, e de bicicleta! Demais.

Ao redor da Praça temos vistas lindas da Catedral
Está sempre movimentada!
Certamente digno de cartão-postal!
Pelos arcos da Praza

Além da Catedral, a praça é fechada por outros belos edifícios, como o Hospital dos Reis Católicos (atualmente um hotel de luxo, que falarei mais abaixo), o Colégio de San Xerome, sede da reitoria da universidade, e o Palácio de Raxoi, sede da Câmara Municipal de Santiago.

Praza da Quintana

Esta praça fica na parte de trás da Catedral, onde está a Porta Santa e a imponente Torre do Relógio. Uma escadaria a divide em duas partes: a alta, conhecida como “Quintana dos vivos”, e a baixa como “Quintana dos Mortos”, já que ali ficava o cemitério da cidade até 1780. Aliás, esta escada é um ótimo lugar para tirar fotos com a Catedral ao fundo!

A vista da Praza para a Catedral

Mercado de Abastos

Construído em 1941 no lugar do antigo Mercado da Cidade, o Mercado de Abastos é o segundo edifício mais visitado da cidade. É onde encontramos uma ampla variedade de produtos frescos, como, por exemplo, peixes e frutos do mar, carnes, queijos, pães, frutas, legumes e doces locais. De fato, um ótimo lugar para experimentar a gastronomia galega. Além de ser um ponto de turistas, o mercado também é frequentado por moradores, e muitas vezes os vendedores são produtores ou agricultores familiares. Há um espaço com algumas mesas altas, com bares e restaurantes, onde é possível fazer um pit stop para uma refeição rápida. Mas, abaixo, também indico alguns lugares em Santiago onde comi muito bem:

Queijos e embutidos locais
Várias opções para comer
Ostras frescas
Paraiso para quem é fã de frutos do mar

Onde comer em Santiago de Compostela

  • Café de Altamira

Bem em frente ao Mercado, na Praza de Abastos, o restaurante do Hotel Pazo de Altarmira tem entrada própria, e é indicado no Bib Gourmand do Guia Michelin. Com ambiente aconchegante, tem um menu focado na culinária típica galega, com produtos locais, como os deliciosos mariscos.

End: Rúa das Ameas, 9

Ambiente agradável
Amei essas ameijoas!
Ótimos vinhos
A clássica croqueta de jamon
  • A Noiesa

Esta é uma rua que concentra várias opções gastronômicas, mas destaco este tradicional restaurante de comida galega. O menu valoriza ingredientes e produtores locais, como peixes e mariscos das rias, as carnes das Quintas e os legumes e verduras da horta. Comi um polvo, o “pulpo a feira”, tão saboroso e macio, que certamente foi um dos melhores da minha vida! É necessário fazer reservas pelo site.

End:  Rúa do Franco, 40

Ótima dica de restaurante mais tradicional
A comida galega é incrível!
Grelos, típico da Galícia
Merluza fresquíssima

Casa Marcelo

Se você gosta de experiências gastronômicas mais sofisticadas, e de alta gastronomia, deve conhecer o Casa Marcelo, pertinho da Praza do Obradoiro. Com 1 estrela Michelin, a fachada é discreta, mas o ambiente moderno e fun, com cozinha aberta e mesa compartilhada, faz com que a gente se sinta em casa. O menu degustação faz uma fusão dos ingredientes galegos e japoneses, além de uma referência às culturas da China, México e Peru, por exemplo. Reservas são imprescindíveis.

End: Rúa das Hortas, 1

Fachada discreta do Casa Marcelo
Adorei a mesa compartilhada e o ambiente moderno
Certamente um dos melhores pratos do menu: Alcachofra do Amor!
Uma das etapas da degustação

Hotéis em Santiago de Compostela

  • Carrís Casa de La Troya – Um charme de hotel boutique em pleno Centro Histórico, com apenas 23 quartos. Apesar de estar em um edifício emblemático, de pedra compostelana, o design dos quartos e das áreas comuns são modernos e de bom gosto. End: Rúa da Acibechería, 14
Fachada do hotel
O meu quarto
  • Hostal Reis Católicos – Este foi o primeiro hotel de luxo da cidade, e onde funcionava, até o século XIX, o Hospital dos Reis Católicos, erguido pelos reis para servir de abrigo para os peregrinos que chegavam pelo Caminho. Em 1950, foi transformado em hotel. Um edifício deslumbrante e imponente em plena Praza do Obradoiro. Ou seja, ideal para quem quer ficar no buxixo do centro histórico. End: Praza do Obradoiro, 1
A entrada do hotel
  • NH Collection Santiago de Compostela – A marca espanhola de hotéis tem uma propriedade em Santiago, a 10 minutos do Centro Histórico, mas cercado de parques e muito verde. São 150 quartos, duas piscinas, restaurante e bar. End: Av. do Burgo das Nacións, 4

A região da Galícia, na Espanha, é um destino encantador, a começar por Santiago de Compostela! E se você ainda não conhece, tenho certeza que também vai se apaixonar!

A jornalista viajou a convite do Turismo da Espanha e da Galícia, e conectada com O Meu Chip.

Texto e fotos por Duda Vétere. Junho de 2024.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Alessandra Montagne no Brasil: chef do Nosso, em Paris, assina jantares em São Paulo e Bahia

Alessandra Montagne no Brasil: chef do Nosso, em Paris, assina jantares em São Paulo e…

10 horas atrás

Casa del Mar, hospedagem de luxo em Santa Monica

O Casa del Mar é uma clássica hospedagem de luxo em Santa Monica, num edifício…

1 dia atrás

Novo cardápio de almoço do Chef Rouge, bistrô francês no Jardins, em São Paulo

O clássico bistrô francês no Jardins, em São Paulo, Chef Rouge reabre para almoço com…

3 dias atrás

O que fazer em Chicago: passeios, atrações, restaurantes e hotéis

A terceira maior cidade dos EUA oferece múltiplas atrações, arquitetura exuberante e gastronomia estrelada. Saiba…

4 dias atrás

Varal: descolado bar de drinques em Pinheiros

O descolado bar de drinques em Pinheiros, Varal, completa um ano e está com novidades…

5 dias atrás

Les Deux Magots: tradicional café francês no Jardins, em São Paulo

Ponto de encontro entre intelectuais e artistas, como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, a…

1 semana atrás