Categorias: News

Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

Na hora de se preparar para uma viagem internacional, muitos documentos são importantes. Em alguns países, é necessário um comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela. E com o surto da doença no Brasil, as dúvidas em relação à vacinação e a emissão do certificado aumentaram. Por isso, o You Must Go preparou um guia prático para auxiliar na sua trip. Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar!

Esqueci o certificado de febre amarela para a África do Sul

Tudo sobre a vacina da febre amarela

Quem deve tomar?

Pessoas entre 9 meses e 60 anos. Os idosos devem consultar um médico antes de tomar a vacina pois têm a imunidade mais baixa. Gestantes, alérgicos a ovo, pacientes em tratamento com quimioterapia ou que estejam com o sistema imunológico debilitado não devem receber a vacina por conta de riscos de reações adversas.

Onde tomar a vacina da febre amarela

Elas são ministradas nos postos públicos de saúde e em clínicas particulares de vacinação. Pessoas com viagem marcada para países que exigem a vacina contra Febre Amarela têm prioridade. Para isso, é obrigatório o comprovante de marcação da viagem.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Nos estados do Rio, a partir do dia 25, e em São Paulo, no dia 29, está sendo aplicada uma dose fracionada de 0,1 Ml por recomendação da OMS, pois nesses locais há o risco da doença se alastrar, e a medida visa atender o maior número de pessoas. Esta dose protege o organismo por oito anos, mas não é válida como prevenção de viagem. Para emitir o certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), é necessária a dose completa, de 0,5Ml. Para tomar essa dose no Rio e em São Paulo, é necessário levar o comprovante de agendamento de viagem. Nos demais estados a dose é completa.

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Após tomar a vacina, o viajante deve se dirigir a um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante, na ANVISA, localizados nos aeroportos, portos e fronteiras, portando um documento de identidade (RG, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte ou certidão de nascimento para menores de 18 anos), cartão de vacinação e o comprovante com a data da viagem, pois somente pessoas com viagem marcada pode tirar o CIVP. A emissão do documento é gratuita. Para agilizar o atendimento, o viajante pode fazer o pré-cadastro no site da ANVISA.

Em alguns postos de saúde, como no de Copacabana, o certificado pode ser retirado no 3º andar.

Para quais países a vacina é necessária

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 135 países exigem que o visitante esteja vacinado contra a doença antes de imigrar. Para saber se o seu país de destino está nesta relação, visite a página <Saúde do Viajante>, no portal da Anvisa. A vacina não é obrigatória para entrar nos Estados Unidos e nem na maior parte dos países da Europa.

Segunda dose

Desde abril de 2016, o Ministério da Saúde adotou a dose única (0,5 Ml de vacina), não havendo mais a necessidade do reforço após 10 anos. Até então, eram recomendadas duas doses da vacina. Quem se vacinou antes de 2016 também é considerado imune.

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Janeiro de 2018


Leia mais:

4 dicas para atrair boas energias em casa

Como acumular pontos com o novo Clube Multiplus

Roteiro de 1 dia em Casablanca, no Marrocos

5 cidades que vale conhecer nos EUA

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Um tour de Londres pela família real

Um tour de Londres pela família real. Afinal, vale a pena conhecer um pouco da…

24 horas atrás

A aguardada estreia de “Meu Pai”, indicado a 6 Oscar

Na coluna desta semana Guilherme Scarpa fala sobre a estreia de "Meu Pai" que foi…

2 dias atrás

YMG revela: 8 opções de delivery de sorvetes no Rio

Delivery de sorvetes no Rio para os amantes dessa sobremesa tão refrescante e deliciosa. Vale…

3 dias atrás

Cachoeira da Macumba em Itaipava: como chegar

Cachoeira da Macumba, em Itaipava e portanto, vou te ensinar como chegar lá. Ela fica…

4 dias atrás

Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava

A Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava é o lugar ideal para quem quer…

5 dias atrás

Hotel boutique em Petrópolis: Reggia Catarina

Reggia Catarina, um hotel boutique em Petrópolis. Muito bem localizado, no centro da Cidade Imperial,…

6 dias atrás