Rio de Janeiro

Trilhas abertas no Rio de Janeiro

Publicado por
Duda Vetere
Estamos chegando no fim do ano que foi totalmente fora do comum. Mas, também estamos próximos do verão e o calor já está marcando presença no Rio de Janeiro. Ainda estamos vivendo uma pandemia e portanto as praias continuam proibidas. Então, uma boa opção são as cachoeiras já que agora temos trilhas abertas no Rio. Por isso, neste post te contaremos quais são elas para você aproveitar! Aproveite para ler também 5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro e como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca.

Trilhas abertas no Rio de Janeiro

Durante o período em que a cidade tinha mais restrições devido à pandemia, o Parque Nacional da Tijuca ficou totalmente fechado. Mirantes, trilhas e, principalmente, os pontos de banho, como rios e cachoeiras. O Parque já reabriu, porém com algumas restrições e agora entra numa segunda fase. O acesso de veículos no setor Floresta (Alto da Boa Vista), à rampa da Pedra Bonita e nas Paineiras continua fechado mas as trilhas já estão abertas. Porém, tem algumas restrições como, por exemplo, a trilha da Pedra Bonita, especificamente, só abre em dias de semana e continua fechada em finais de semana e feriados. Já no setor Serra da Carioca, que abrange a Vista Chinesa, Estrada Dona Castorina e Paineiras, as estradas internas continuam proibidas para carros.

Lugar para fazer um lanchinho na trilha

Aliás, nossa recomendação aos que querem aproveitar o passeio da melhor forma possível é contratar a Jungle Me, empresa de trilhas no Rio. Certamente, sua caminhada será muito mais tranquila e proveitosa. Além disso, você terá várias informações históricas, de botânica etc.

Cachoeiras reabertas

Para quem quiser se refrescar, as Cachoeiras do Horto, que tem acesso a pé e por trilha pela Estrada Dona Castorina, a Cascata da Baronesa e a Cachoeira das Almas, sem acesso a carros, no setor Floresta/Alto da Boa Vista, já reabriram. Entretanto, o banho de rio nas proximidades da Cascatinha Taunay, ao lado da Ponte Job de Alcântara, continua proibido.
O objetivo de algumas restrições serem mantidas é evitar aglomeração, já que este ponto de banho por exemplo fica muito próximo à entrada do Parque e normalmente atrai mais visitantes. As demais cachoeiras permitidas só são acessíveis por trilhas abertas no Rio, de modo que os visitantes que a alcançam estão em movimento, indo ou voltando para algum pico ou fazendo algum roteiro mais longo. Aliás, este tem sido o slogan do Parque Nacional nesta retomada: “Parque em Movimento”.

Ponte Job de Alcântara continua fechada

 

Para que os números da pandemia continuem em queda, precisamos fazer a nossa parte e respeitar os protocolos. Então, não se esqueça de levar a máscara. Ela é obrigatória dentro do Parque, mesmo que em área aberta – assim como no resto da cidade -, e mantenha também o distanciamento de aproximadamente 2m dos demais companheiros de caminhada. Desta forma, em breve teremos as restrições sendo revistas e cada vez mais natureza para explorar.
Texto por Thiago Mourão 
Fotos: Thiago Mourão

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

4 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

14 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás