Para comemorar o meu aniversário este ano escolhi o icônico hotel Ritz London, um dos melhores hotéis de Londres e um clássico da hotelaria mundial. O Ritz é um luxuosíssimo 5 estrelas que faz parte do prestigiado e seleto grupo The Leading Hotels of the World, selo de qualidade, sofisticação e conforto. Localização primorosa, serviço excepcional e restaurante estrelado, fazem dele um hotel único no mundo.

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Um ícone em Londres!

História & Curiosidades

O Ritz London foi inaugurado em 1906, por César Ritz. A arquitetura neoclássica tem estilo Luís XVI e a obra ficou a cargo do arquiteto Charles Frederic Mewes, o mesmo responsável pelo Ritz de Paris, por exemplo. O Ritz, um dos melhores hotéis de Londres,  é considerado uma construção histórica inglesa por ter sido o primeiro prédio a usar aço estrutural substancial. A arquitetura é inspirada nas galerias da Rue de Rivoli, um das mais famosas de Paris.

Roteiro de três dias em Londres

melhores hotéis de Londres

Um ícone da hotelaria

Por ser um dos hotéis mais importantes do mundo, muitos acontecimentos históricos se passaram em suas dependências. Por exemplo, era na Suíte Marie Antoinette que Winston Churchill fazia suas reuniões. Entre elas, está a que decidiu operações para a Segunda Guerra Mundial com Charles de Gaulle, então general francês, e Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos. Hoje, a Suíte Marie Antoinette é um salão de eventos, onde também pode ser servido um jantar privado do Ritz Restaurant.

Como andar de metrô em Londres

Os salões super imponentes

A decoração clássica

A Casa de Margaret Thatcher

Foi no Ritz também, um dos melhores hotéis de Londres, que Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, viveu seus últimos quatro meses de vida. Ela morreu em abril de 2013. Porém, por discrição, o hotel não revela em qual suíte ela ficou. Mas provavelmente foi a presidencial, não é?

Roteiro de 7 dias no Reino Unido

Será que Margaret Tatcher sentou aqui?

Além disso, outras figuras importantes como a Princesa Diana, Rainha Elizabeth – a Rainha Mãe, Charlie Chaplin e Jackie Onassis também já estiveram por lá. Foi na saída de uma festa no Ritz que o Príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles foram fotografados juntos pela primeira vez, em 1999.

O novo Dreamliner da 787-8 British Airways

O hotel também já foi usado como set de filmagem. Por exemplo, em “Um Lugar Chamado Notting Hill” algumas cenas foram rodadas no hotel. A coletiva de imprensa de Anna Scott, personagem de Julia Roberts se passa ali. Também foram lá, no restaurante do Ritz, as cenas finais do seriado “Downton Abbey”, um grande sucesso não só da TV inglesa mas da televisão mundial.

Localização

O Ritz, um dos melhores hotéis de Londres, fica em Piccadilly, ao lado do Green Park e a 15 minutos de caminhada do Hyde Park. Ele está a 10 minutos de metrô de West End, onde estão os principais teatros e musicais de Londres. Melhor impossível!

5 novos musicais em Londres

O Palácio de Buckingham fica no outro lado do Green Park, apenas 650m de distância. A Trafalgar Square está a 7 minutos de carro. Ele está em uma das regiões mais movimentadas da cidade, bem perto da Piccadilly Circus e Covent Garden. Além disso, é possível caminhar para uma série de pubs e bons restaurantes.

melhores hotéis de Londres

Super bem localizado!

Um dos melhores hotéis de Londres

O hotel Ritz London tem uma sofisticada e clássica estrutura com 136 quartos, um cassino, salas para eventos, serviço de limousine e academia. No último andar do prédio fica o Ritz Salon, com cabeleireiro, serviços de spa e manicure.

5 programas imperdíveis em Liverpool

Nos sentimos em um Palácio!

melhores hotéis de Londres 26

O Ritz Salon

Logo na entrada, a Long Gallery, corredor que dá acesso aos salões, nos mostra a imponência do hotel.

O Ritz comprou e reformou a mansão histórica de William Kent, datada de 1740 e fica ao lado do hotel. Em 2006 ela foi inaugurada como parte integrante do Ritz, como um salão de eventos, que pode receber até 24 pessoas para almoço ou jantar. No mesmo ano, foi comemorado lá os 80 anos da Rainha Elizabeth II.

Shoreditch, o bairro mais descolado de Londres

Os quartos

Entre as doze categorias de quartos e suítes está a Suíte Real, com 156m². Ela tem vista para o Green Park e é extremamente bem decorada com estilo neoclássico. Eu tive a oportunidade de conhecer e reparar nos detalhes do teto e na sala de jantar para doze pessoas. No andar de cima fica um quarto circular e o elevador é decorado como se fosse uma biblioteca, no melhor estilo “Harry Potter feelings”. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença. E não à toa ele é considerado um dos melhores hotéis de Londres.

melhores hotéis de Londres 1

Encantada com os detalhes da Suíte Real

melhores hotéis de Londres

A sala de jantar

Como manda um hotel com tantos anos de história, o Ritz não usa cartões magnéticos como chaves dos quartos. Então, o hóspede tem que entregar a sua chave no concierge toda vez que for sair. Enquanto alguns hotéis fazem de tudo para entrar na modernidade, o Ritz prefere continuar com as tradições. Basta apenas dizer uma vez o número do quarto que o super competente serviço de concierge irá lembrar das próximas vezes  que o hóspede voltar para pegar a chave ou entregá-la novamente.

O Staff

O staff do Ritz é de uma simpatia e educação exemplares. Eles fazem de tudo para atender os mais diversos pedidos dos hóspedes. O chefe do Concierge, Michael de Cozar, é uma lenda do Ritz e está lá há 45 anos. Ele, inclusive, participou do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” exercendo a sua função.

Staff Impecável

Não resisti a esta foto!

Tive um problema no laptop e o levaram para a loja da Apple para ser consertado. Não movi uma palha e quando voltei, estava lá meu computador funcionando novamente. Precisa explicar porque é um dos melhores hotéis de Londres?

Minha experiência

Com um serviço de excelência em todos os detalhes, o Ritz sabe muito bem como tratar um hóspede. Me hospedei em uma suíte Júnior, no quinto andar. Ela tem 46m² e é muito bem decorada em tons pastel. Entre os móveis clássicos havia uma área de estar com sofá e poltronas. Eu adorei a penteadeira que fica ao lado da janela. Uma graça!

melhores hotéis de Londres

Minha suíte Junior

melhores hotéis de Londres

Uma área de estar com sofá e poltronas

A cama king size era muito macia e o silêncio no quarto, absoluto! O black out também funcionou muito bem!

melhores hotéis de Londres

O quarto

melhores hotéis de Londres

Adorei o meu quarto!

A Suíte Júnior também dispõe de uma escrivaninha e duas cômodas com um total de 9 gavetas. Ela ainda é ideal para quem se hospeda com a família, pois pode ser conectada com outra Suíte Júnior. Também havia um celular com ligações gratuitas e que a gente pode levar para a rua. Um luxo!

Um celular à nossa disposição

Assim como todo o hotel cinco estrelas, o banheiro é espaçoso e com paredes de mármore. Ele é bem confortável e conta com chuveiro e banheira separados. Além disso, estão à disposição dos hóspedes várias toalhas de banho e dois roupões. Os produtos de toalete são da marca Asprey e sobre a pia fica uma rosa branca, que é exclusica do Ritz.

melhores hotéis de Londres

O banheiro todo em mármore

melhores hotéis de Londres

Detalhes do banheiro

Detalhes que fazem a diferença

Como era meu aniversário, ganhei alguns presentinhos do Ritz London e da Leading Hotels of the World: dois livros que contam a história do centenário hotel em Londres, com fotos lindas, um chá da marca Ritz, plaquinha “Não Perturbe” para colocar no quarto e um cartão muito fofo da Leading com a montagem de algumas viagens que já fiz. Também ganhei um bolinho de aniversário como mais um mimo. Amei! Surpresas que fazem o hóspede se sentir especial.

melhores hotéis de Londres

Amei os meus mimos de aniversário!

melhores hotéis de Londres 1

Mimos da Leading e do Ritz

Chá da Tarde

O mais famoso e concorrido chá da tarde da cidade fica, claro, no Ritz,  um dos melhores hotéis de Londres. O salão em que o chá é servido é chamado de The Palm Court,  lindíssimo e com a arquitetura neoclássica do Ritz. O  teto é cheio de detalhes e há belos e imponente lustres pendurados.

melhores hotéis de Londres

O salão

O chá da tarde – uma tradição de 150 anos – é muito disputado no Ritz London. Por isso, é aconselhável fazer reserva com bastante tempo de antecedência. Aos finas de semana, a espera pode chegar a três meses!

O chá é servido em uma mesa muito bem preparada, com uma louça linda, que representa muito glamour e tradição. Tudo isso com o som do piano ao fundo. Eu adorei todo esse requinte! Foi uma experiência inesquecível!

melhores hotéis de Londres

Chá da tarde

Por ser um ambiente tão elegante,  todos se vestem de acordo. Rapazes, atenção ao dress code! O paletó e a gravata são obrigatórios enquanto as mulheres devem estar bem arrumadas. De jeito nenhum é permitido entrar de jeans. Tanto para homens quanto para mulheres.

melhores hotéis de Londres

Com o meu marido, Marcelo Castello Branco

Durante a refeição, são servidos pequenos sanduíches, bolos, doces champanhe e um menu completo com 18 opções de chás. O Ritz de Londres é o único hotel do Reino Unido a ter um tea sommelier, o Giandomenico Scanu. Ele viaja o mundo visitando diversas plantações para trazer os melhores chás para o Palm Court.

O Chá da Tarde do Ritz custa £57 e é servido em cinco horários, das 11h30 às 19h30, com intervalo de duas horas entre eles.

The Ritz Restaurant

O restaurante do hotel Ritz Lodon fica em um salão considerado um dos mais bonitos do mundo. E não é exagero. Ele tem colunas de mármore, janelas que vão chão ao teto, candelabros, lindos lustres de cristal e uma bela vista para o Green Park. É lá que são servidos o café da manhã, almoço e jantar.

Salão belíssimo

O Ritz Restaurant é um dos melhores de Londres, com uma estrela Michelin. A cozinha é comandada pelo chef executivo John Williams, que traz em suas criações os melhores e mais frescos ingredientes do país. Ele foi responsável pelo banquete em comemoração dos 80 anos da Rainha Elizabeth II. Na ocasião, John Williams preparou um jantar com quatro pratos à base de carneiro e diz que Sua Majestade foi a melhor pessoa para quem ele cozinhou, pois ninguém oferece tanta pressão quanto a Rainha.

A equipe é muito bem treinada, com um serviço elegante, mas que deixa os comensais bem à vontade nesse ambiente tão sofisticado.

melhores hotéis de Londres

Staff impecável do Ritz Londres

O Café da Manhã

Tome com bastante calma o café da manhã de um dos melhores restaurantes de Londres. Além de ser muito completo, com uma mesa farta, que conta com diversos pães, bolos, frutas e frios, ele oferece pratos mais elaborados à la carte. Com o ambiente elegantérrimo, não dá nem vontade de ir embora. Provavelmente um dos mais requintados cafés da manhã de hotéis que já provei. Nesse sentido, acho que escolhi o lugar certo para comemorar aniversário, hein!

Café da manhã

Detalhes do café

The Rivoli Bar

Antes ou depois de um almoço ou jantar digno da realeza, vale um drinque no Rivoli Bar. Ele oferece uma vasta seleção de vinhos e champanhes e o coquetel mais pedido é o Ritz 110, criado para comemorar o aniversário do hotel. No Ritz Bar o ambiente é um pouco mais descontraído enquanto no restaurante e no chá da tarde a formalidade fica em primeiro lugar.

O bar do Ritz

Que tal tomar um drinque antes do jantar?

The Ritz Club

O Ritz Club é o cassino localizado no subsolo do hotel. No passado, ele funcionava como um grande salão de banquetes e durante a Segunda Guerra Mundial passou a ser a boate La Popote. A boate tinha uma decoração inspirada em um abrigo de combate. Posteriormente, guerra terminada, ela caiu em desuso e no início da década de 1970 o espaço foi fechado.

Só em 1978 o salão foi reaberto como um cassino, após um longo período de restauração. Nesta época, ele funcionava apenas para hóspedes e membros do Ritz Club. Ainda hoje existe essa regra rígida, porém os membros do clube podem levar um convidado. Ele é um dos cassinos com maior valor de apostas da Europa. Além de ser um dos poucos que cobra uma taxa para entrar. Um lugar para verdadeiros ricos.

Prêmios de um dos melhores hotéis de Londres

O hotel Ritz, em Londres, é uma referência mundial por seu excelente atendimento e serviços. Ele participa do Green Tourism Program, que mede o impacto da propriedade no meio ambiente, economia local, comunidade e herança cultural.

Um hotel que se preocupa com o meio ambiente

Ao longo dos anos, são muitos prêmios acumulados pelo Ritz, melhores hotéis de Londres.  Só nos últimos quatro anos, por exemplo, ele recebeu mais de 40, incluindo o prêmio “Membro do Ano”, de 2014, da LHW, para Ruth Jones, gerente de marketing e desenvolvimento e o prêmio de “Melhor Hotel de Luxo em Londres”, pela Luxury Travel Advisor Awards, em 2017.

Finalmente, um de seus principais prêmios recebidos foi o “Mandado Real Para Banquetes e Serviços de Catering”, concedido pelo Príncipe de Gales, em 2002. O hotel Ritz, em Londres, é o primeiro e único hotel a ter essa condecoração.

Conclusão

Passar alguns dias no hotel Ritz, em Londres, é uma das experiências mais exclusivas que se pode ter. Com certeza um lugar excelente para comemorar um aniversário. Depois de passar a data em um melhores hotéis de Londres, vai ser difícil escolher o lugar do ano que vem.

Experiência inesquecível!

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e Victor Guidini

Abril de 2018


Leia mais:

The London Edition, hotel perto da Oxford Street

Top 5 hotéis em Londres

Hotel 45 Park Lane, em Londres

Restaurantes em Londres

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.