Sumaq: o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo

Publicado por
Renata Araujo

Aberto em 2007 e renovado em 2016, o Sumaq é o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo e o único cinco estrelas no local. Ele fica a oito minutos da estação onde chegam os trens e de onde saem os ônibus até o Santuário, uma das 7 maravilhas do mundo. O Sumaq oferece um luxo rústico, que combina totalmente com o lugar onde fica. Além disso, o restaurante, com culinária típica andina, é maravilhoso! O spa, com tratamentos incas é uma convidativo! Os quartos são confortáveis e a maioria tem lindas vistas para o rio. Vem conhecer esse hotel cinco estrelas em Machu Picchu.

?Reserve seu hotel no Peru pelo melhor preço.

Uma das sete maravilhas

Sumaq: o melhor hotel de Machu Picchu

Localização

O hotel está pertinho da última estação da linha de trem Cuzco-Machu Picchu, na pequena cidade, que antes se chamava Águas Calientes e agora, é Machu Picchu Pueblo. Portanto, muito prático porque podemos ir caminhando, tanto na chegada, quanto na ida até Machu Picchu, quando o trajeto é feito de ônibus (25 minutos). É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, bares e também um mercado gigante com artesanatos e artigos típicos peruanos. Certamente, um dos lugares com a maior concentração de turistas que você já viu.

Dicas de viagem para o Peru

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Vilarejo bem simples
Artesanato local
Ônibus para ir até Machu Picchu

Como chegar

Há diversas linhas de trem que fazem o percurso Cusco-Machu Picchu. Você pode até fazer um bate-volta, mas honestamente, não é recomendável. Fiz isso na minha primeira viagem ao Peru e achei bastante cansativo. A viagem de trem a Machu Picchu pueblo (saindo da estação de Poroy, dura cerca de 3 horas; de Urubamba, 2 horas e meia; de Ollantaytambo, 1 hora e meia – o que fiz).

Tour pelas Islas Ballestas, no Peru

Inca Rail
Trem para Machu Picchu

Passar a noite por ali, como eu fiz desta vez, no Sumaq, melhor hotel de Machu Picchu Pueblo, é certamente bem mais prático e confortável. E o ideal, são duas noites, para não ser corrido.

O passeio

Eu fui no trem Primeira Classe da Inca Rail, Foi uma viagem divertida, com direito a almoço – regado a vinho e pisco – e música no trem. Na volta, fui na categoria chamada 360 graus, ainda assim confortável. O trem também conta com parte aberta no último vagão, ideal para fazer fotos enquanto apreciamos a paisagem.

O que fazer em Lima

Detalhes do trem
No Inca Rail

A história do melhor hotel de Machu Picchu Pueblo

O Sumaq Machu Picchu Hotel é uma propriedade familiar, administrada pela segunda geração de gestores. Inaugurado há dez anos, Sumaq, em quéchua significa “belo”, “precioso”. O hotel acaba de ser todo renovado com um décor andino-contemporâneo. O projeto é assinado pelas designers ítalo-peruanas Carmine Furgione e Sandra Chavez Olivieri.

Onde comer em Lima

Enquanto isso, a fachada típica
Certamente um hotel super aconchegante

O Sumaq Machu Picchu Hotel

Ao entrar no hotel já sentimos o estilo inca-chic. O lobby é cheio de elementos rústicos como madeira e tecidos coloridos, além de máscaras andinas douradas, penduradas na parede. Elas dão um toque de sofisticação ao ambiente, sem perder a atmosfera peruana acolhedora. Além disso, a tapeçaria tradicional com padrões exclusivos não nos deixa esquecer que estamos no melhor hotel de Machu Picchu Pueblo.

O lobby
Decoração típica

Os dois ambientes do lobby – a recepção fica no meio deles – tem um atmosfera de luxo rústico e dialogam perfeitamente com a cultura local. O que aplaudo, porque nada pior que o décor de um hotel que não fala nada sobre suas origens.

Lobby super aconchegante

Os quartos

Os quartos também tem um colorido étnico, porém elegante. E com o plus da vista do rio e do verde da mata, quase parte da decoração. Os móveis tem cores sóbrias e o quarto oferece tudo que o hóspede moderno precisa. Ou seja, travesseiros hipoalergênicos, edredons de penas de ganso, lençóis 100% algodão e tv a cabo. Além disso, o minibar conta com água mineral e também são oferecidos chás naturais.

Miraflores Park, hotel de luxo em Lima

Quarto com decoração peruana
Detalhes do quarto e banheiro

Ao todo são 62 quartos, divididos em três categorias: Suíte Imperial (01), Suíte Júnior Deluxe (2) e Sumaq Deluxe (59). Os sortudos que ficam na Suíte Imperial podem curtir o clima andino dentro de uma jacuzzi de cara para o mato. Já pensou?

O melhor hotel da Patagônia Norte Chilena: Loberías del Sur

Suíte Imperial
Jacuzzi de frente para o mato

A gastronomia

A gastronomia é um  ponto forte do Sumaq. O restaurante Qunuq, que quer dizer “aconchegante”, é comandado pelo chef Carlos Pardo. O menu serve pratos fusion-andinos. São apresentadas releituras com ingredientes locais, como, milhos, trutas de água gelada e sobretudo batatas de várias cores e formas. (Afinal, o Peru tem 4.000 tipos de batatas). Além disso, há também carne de alpaca, ceviches – claro –  e queijos andinos.

Top 5 destinos rápidos para os feriados de 2018

O restaurante visto de cima

O café da manhã é super farto e também conta com alguns pratos típicos, além de ter todas as iguarias que esperamos para começar bem o dia. Além disso, à tarde, é servido um simpático chá diariamente.

O café da manhã que, aliás,era super completo
Café com vista
Café da tarde

Os jantares são sempre uma delícia e é oferecido também o menu degustação “Sabores dos Andes”. Uma comida feita com carinho e que provavelmente encanta quem está de passagem pelo vilarejo.

Certamente a gastronomia é parte importante do hotel

O Pachamanca

O tradicional pachamanca é uma das grandes experiência da cozinha ancestral peruana. O prato é uma espécie de cozido, com vários tipos de carnes, batatas, milhos e especiarias, preparado em uma fogueira dentro de um buraco no chão. No preparo, o cozimento é feito lentamente, entre folhas de bananeira e pedras vulcânicas quentes. A carne é servida em panelinhas de barro, mergulhadas em um caldo espesso e são acompanhadas de batatas coloridas cortadas geometricamente e alguns vegetais.

Conheça Portillo, estação de esqui no Chile

O preparo do pachamanca. Certamente inusitado, rs.
A Pachamanca

As experiências oferecida aos hóspedes

Ainda na parte gastronômica, são oferecidas aulas de culinárias, por exemplo. Aprendemos a fazer duas das mais tradicionais receitas do país: o ceviche de truta e o famoso drinque pisco sour.

Aula de pisco sour e ceviche
Certamente um dos ceviches mais deliciosos!

Para relembrar, o ceviche se sofisticou e ganhou o mundo com a chegada de dois mestres da cozinha japonesa ao Peru entre as décadas de 70 e 80. São eles: Toshiro Konishi e Nobu Matsuhisa, de quem provavelmente você já leu a história aqui no blog. Eles criaram a cozinha fusion japonesa e peruana, ou Nikkei, nome aos japoneses que vivem fora do Japão.

O ceviche Sumaq, com truta dos rios gelados das montanhas de Machu Picchu, foi o mais saboroso que comi em toda minha vida! Tempero com acidez na medida certa.

Os ceviches já prontos

Os rituais do xamã

O melhor hotel de Machu Picchu conta com um xamã do Vale Sagrado dos Incas. Afinal, estamos falando de um dos lugares mais místicos do mundo!

O xamã
Machu Picchu

Ele pode acompanhar os hóspedes até o Santuário, o que faz a visita ganhar outra aura. No mínimo, saímos de lá mais leves. Além disso, o visitante tem a chance de conhecer pontos que saem do trajeto tradicional percorrido pelos turistas.

Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo
Certamente um passeio cheio de energia!

O xamã também celebra casamentos à moda andina. A cerimônia, conhecida como Arac Masin, pode ser encomendada pelos hóspedes. Tive a chance de assistir um e posso dizer que é bem extravagante e colorido. Os casais apaixonados podem até se empolgar e entrar no clima, quem sabe?

Cerimônia de casamento andina. Certamente um clássico local.

O SPA

O Aqlla Spa oferece diversas opções de tratamento. A ideia é desfrutar de sessões que combinam relaxamento e técnicas Inca antigas para o corpo e a mente. O ambiente com luz baixa na medida, as essências florais e os óleos naturais, como o óleo de coca, ajudam a aliviar o stress, por exemplo. Além disso, eles também desintoxicam a pele e eliminam as toxinas dos brônquios. Ou seja, nada mais indicado para quem passou o dia subindo e descendo as enormes pedras de Machu Picchu.

Certamente o Spa vai te ajudar depois de um dia longo!
Então, que tal um pulo no Spa?

Conclusão

Com o selo Virtuoso, o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo é também considerado um dos top 6 hotéis da América do Sul pela renomada Condé Nest Traveler. Finalmente, além de oferecer luxo rústico, conforto e ótima gastronomia, ele faz o hóspede vivenciar este destino único que é Machu Picchu – uma das sete maravilhas do mundo – de uma maneira especial e inesquecível.

Texto e fotos por Renata Araújo

Julho de 2018


Leia mais:

Voo Rio-Buenos Aires pela Emirates

5 hotéis de luxo em Buenos Aires

Hotel Madero em Buenos Aires

Um Roteiro pela Patagônia Norte Chilena

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás