Sumaq: o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo

Aberto em 2007 e renovado em 2016, o Sumaq é o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo e o único cinco estrelas no local. Ele fica a oito minutos da estação onde chegam os trens e de onde saem os ônibus até o Santuário, uma das 7 maravilhas do mundo. O Sumaq oferece um luxo rústico, que combina totalmente com o lugar onde fica. Além disso, o restaurante, com culinária típica andina, é maravilhoso! O spa, com tratamentos incas é uma convidativo! Os quartos são confortáveis e a maioria tem lindas vistas para o rio. Vem conhecer esse hotel cinco estrelas em Machu Picchu.

?Reserve seu hotel no Peru pelo melhor preço.

O melhor hotel para quem vai a Machu Picchu

Uma das sete maravilhas

Sumaq: o melhor hotel de Machu Picchu

Localização

O hotel está pertinho da última estação da linha de trem Cuzco-Machu Picchu, na pequena cidade, que antes se chamava Águas Calientes e agora, é Machu Picchu Pueblo. Portanto, muito prático porque podemos ir caminhando, tanto na chegada, quanto na ida até Machu Picchu, quando o trajeto é feito de ônibus (25 minutos). É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, bares e também um mercado gigante com artesanatos e artigos típicos peruanos. Certamente, um dos lugares com a maior concentração de turistas que você já viu.

Dicas de viagem para o Peru

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Vilarejo bem simples

Artesanato local

Ônibus para ir até Machu Picchu

Como chegar

Há diversas linhas de trem que fazem o percurso Cusco-Machu Picchu. Você pode até fazer um bate-volta, mas honestamente, não é recomendável. Fiz isso na minha primeira viagem ao Peru e achei bastante cansativo. A viagem de trem a Machu Picchu pueblo (saindo da estação de Poroy, dura cerca de 3 horas; de Urubamba, 2 horas e meia; de Ollantaytambo, 1 hora e meia – o que fiz).

Tour pelas Islas Ballestas, no Peru

Inca Rail

Trem para Machu Picchu

Passar a noite por ali, como eu fiz desta vez, no Sumaq, melhor hotel de Machu Picchu Pueblo, é certamente bem mais prático e confortável. E o ideal, são duas noites, para não ser corrido.

O passeio

Eu fui no trem Primeira Classe da Inca Rail, Foi uma viagem divertida, com direito a almoço – regado a vinho e pisco – e música no trem. Na volta, fui na categoria chamada 360 graus, ainda assim confortável. O trem também conta com parte aberta no último vagão, ideal para fazer fotos enquanto apreciamos a paisagem.

O que fazer em Lima

Detalhes do trem

No Inca Rail

A história do melhor hotel de Machu Picchu Pueblo

O Sumaq Machu Picchu Hotel é uma propriedade familiar, administrada pela segunda geração de gestores. Inaugurado há dez anos, Sumaq, em quéchua significa “belo”, “precioso”. O hotel acaba de ser todo renovado com um décor andino-contemporâneo. O projeto é assinado pelas designers ítalo-peruanas Carmine Furgione e Sandra Chavez Olivieri.

Onde comer em Lima

Enquanto isso, a fachada típica

Certamente um hotel super aconchegante

O Sumaq Machu Picchu Hotel

Ao entrar no hotel já sentimos o estilo inca-chic. O lobby é cheio de elementos rústicos como madeira e tecidos coloridos, além de máscaras andinas douradas, penduradas na parede. Elas dão um toque de sofisticação ao ambiente, sem perder a atmosfera peruana acolhedora. Além disso, a tapeçaria tradicional com padrões exclusivos não nos deixa esquecer que estamos no melhor hotel de Machu Picchu Pueblo.

O lobby

Decoração típica

Os dois ambientes do lobby – a recepção fica no meio deles – tem um atmosfera de luxo rústico e dialogam perfeitamente com a cultura local. O que aplaudo, porque nada pior que o décor de um hotel que não fala nada sobre suas origens.

Lobby super aconchegante

Os quartos

Os quartos também tem um colorido étnico, porém elegante. E com o plus da vista do rio e do verde da mata, quase parte da decoração. Os móveis tem cores sóbrias e o quarto oferece tudo que o hóspede moderno precisa. Ou seja, travesseiros hipoalergênicos, edredons de penas de ganso, lençóis 100% algodão e tv a cabo. Além disso, o minibar conta com água mineral e também são oferecidos chás naturais.

Miraflores Park, hotel de luxo em Lima

Quarto com decoração peruana

Detalhes do quarto e banheiro

Ao todo são 62 quartos, divididos em três categorias: Suíte Imperial (01), Suíte Júnior Deluxe (2) e Sumaq Deluxe (59). Os sortudos que ficam na Suíte Imperial podem curtir o clima andino dentro de uma jacuzzi de cara para o mato. Já pensou?

O melhor hotel da Patagônia Norte Chilena: Loberías del Sur

Suíte Imperial

Jacuzzi de frente para o mato

A gastronomia

A gastronomia é um  ponto forte do Sumaq. O restaurante Qunuq, que quer dizer “aconchegante”, é comandado pelo chef Carlos Pardo. O menu serve pratos fusion-andinos. São apresentadas releituras com ingredientes locais, como, milhos, trutas de água gelada e sobretudo batatas de várias cores e formas. (Afinal, o Peru tem 4.000 tipos de batatas). Além disso, há também carne de alpaca, ceviches – claro –  e queijos andinos.

Top 5 destinos rápidos para os feriados de 2018

O restaurante visto de cima

O café da manhã é super farto e também conta com alguns pratos típicos, além de ter todas as iguarias que esperamos para começar bem o dia. Além disso, à tarde, é servido um simpático chá diariamente.

O café da manhã que, aliás,era super completo

Café com vista

Café da tarde

Os jantares são sempre uma delícia e é oferecido também o menu degustação “Sabores dos Andes”. Uma comida feita com carinho e que provavelmente encanta quem está de passagem pelo vilarejo.

Certamente a gastronomia é parte importante do hotel

O Pachamanca

O tradicional pachamanca é uma das grandes experiência da cozinha ancestral peruana. O prato é uma espécie de cozido, com vários tipos de carnes, batatas, milhos e especiarias, preparado em uma fogueira dentro de um buraco no chão. No preparo, o cozimento é feito lentamente, entre folhas de bananeira e pedras vulcânicas quentes. A carne é servida em panelinhas de barro, mergulhadas em um caldo espesso e são acompanhadas de batatas coloridas cortadas geometricamente e alguns vegetais.

Conheça Portillo, estação de esqui no Chile

O preparo do pachamanca. Certamente inusitado, rs.

A Pachamanca

As experiências oferecida aos hóspedes

Ainda na parte gastronômica, são oferecidas aulas de culinárias, por exemplo. Aprendemos a fazer duas das mais tradicionais receitas do país: o ceviche de truta e o famoso drinque pisco sour.

Aula de pisco sour e ceviche

Certamente um dos ceviches mais deliciosos!

Para relembrar, o ceviche se sofisticou e ganhou o mundo com a chegada de dois mestres da cozinha japonesa ao Peru entre as décadas de 70 e 80. São eles: Toshiro Konishi e Nobu Matsuhisa, de quem provavelmente você já leu a história aqui no blog. Eles criaram a cozinha fusion japonesa e peruana, ou Nikkei, nome aos japoneses que vivem fora do Japão.

O ceviche Sumaq, com truta dos rios gelados das montanhas de Machu Picchu, foi o mais saboroso que comi em toda minha vida! Tempero com acidez na medida certa.

Os ceviches já prontos

Os rituais do xamã

O melhor hotel de Machu Picchu conta com um xamã do Vale Sagrado dos Incas. Afinal, estamos falando de um dos lugares mais místicos do mundo!

O xamã

Machu Picchu

Ele pode acompanhar os hóspedes até o Santuário, o que faz a visita ganhar outra aura. No mínimo, saímos de lá mais leves. Além disso, o visitante tem a chance de conhecer pontos que saem do trajeto tradicional percorrido pelos turistas.

Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo

Certamente um passeio cheio de energia!

O xamã também celebra casamentos à moda andina. A cerimônia, conhecida como Arac Masin, pode ser encomendada pelos hóspedes. Tive a chance de assistir um e posso dizer que é bem extravagante e colorido. Os casais apaixonados podem até se empolgar e entrar no clima, quem sabe?

Cerimônia de casamento andina. Certamente um clássico local.

O SPA

O Aqlla Spa oferece diversas opções de tratamento. A ideia é desfrutar de sessões que combinam relaxamento e técnicas Inca antigas para o corpo e a mente. O ambiente com luz baixa na medida, as essências florais e os óleos naturais, como o óleo de coca, ajudam a aliviar o stress, por exemplo. Além disso, eles também desintoxicam a pele e eliminam as toxinas dos brônquios. Ou seja, nada mais indicado para quem passou o dia subindo e descendo as enormes pedras de Machu Picchu.

Certamente o Spa vai te ajudar depois de um dia longo!

Então, que tal um pulo no Spa?

Conclusão

Com o selo Virtuoso, o melhor hotel de Machu Picchu Pueblo é também considerado um dos top 6 hotéis da América do Sul pela renomada Condé Nest Traveler. Finalmente, além de oferecer luxo rústico, conforto e ótima gastronomia, ele faz o hóspede vivenciar este destino único que é Machu Picchu – uma das sete maravilhas do mundo – de uma maneira especial e inesquecível.

Texto e fotos por Renata Araújo

Julho de 2018


Leia mais:

Voo Rio-Buenos Aires pela Emirates

5 hotéis de luxo em Buenos Aires

Hotel Madero em Buenos Aires

Um Roteiro pela Patagônia Norte Chilena

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Aerofobia: saiba como lidar com o medo de avião

Na coluna You Must Feel!, a psicóloga Daniela Faertes deu dicas para superar o medo…

19 horas atrás

30 anos do Casacor Rio – inauguração dia 2 de Março

30 anos do Casacor Rio: do dia 2 de março até 25 de abril, a…

1 dia atrás

Itacoa: restaurante do Masterchef Rafa Gomes no Rio

Fomos conhecer o Itacoa, restaurante do Masterchef Rafa Gomes no Rio. Mas essa não é…

2 dias atrás

Como viajar através do Clubhouse?

Como amamos viagem e estamos sempre ligados nas redes, não poderíamos deixar de dar dicas…

3 dias atrás

Mamma Jamma: nova pizzaria no Rio Design Barra

A Mamma Jamma é a nova pizzaria no Rio Design Barra. Mas a grande novidade…

4 dias atrás

Nova York reabre estádios e cinemas

Nova Iorque reabre estádios e cinemas após quase um ano fechados. O primeiro evento em…

5 dias atrás