Sirha encerra primeira edição no Rio

Publicado por
Duda Vetere

Foram muitas emoções. Para quem participou como chef, estudante, organizador ou até como jornalista pôde assistir as alegrias, tristezas, perdas e ganhos durante a primeira edição do Sirha, o maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo, que aconteceu no Rio e reuniu mais de nove mil pessoas em três dias no Centro de Convenções SulAmérica. O evento superou expectativas por parte dos organizadores, expositores e público. O You Must Go esteve por lá e conferiu tudo!

Marcado por momentos tensos de ousadia e determinação dos participantes, o encontro internacional dos grandes chefs recebeu seletivas brasileiras dos prestigiosos concursos Bocuse D’Or e Coupe du Monde de La Patisserie. Grandes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Alex Atala, Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Flávia Quaresma receberam Jérôme Bocuse — filho de Paul Bocuse — e outros chefs internacionais.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O sucesso desta primeira edição fomentou uma ampla rede de negócios para o segmento e para a segunda edição já estão confirmados 85% de expositores. Vânia Tavares, diretora da Fagga, acredita que num evento deste porte a satisfação dos expositores se meça através do volume de negócios movimentado ao longo da feira. “Estamos felizes em termos conseguido promover um evento 100% business to business, principalmente pela qualidade do público que recebemos. Passaram pelo Sirha-Rio pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento”.

Fernando Capella, chef e sócio da Intellikit, empresa responsável por trazer ao Brasil equipamentos de grandes marcas internacionais, Rational, Irinox e In Sink Erator, ficou feliz com o resultado do investimento em patrocínio ao evento. “Para mim, este é o maior evento da gastronomia do mundo e é uma honra participar e patrocinar o Sirha. O evento ultrapassou minhas expectativas”.

Quem esteve no Sirha, pôde ver uma oferta completa e inovadora para os profissionais e estudantes: foram 93 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Eventos extras também fizeram sucesso durante a feira, como o lançamento do Vive la Cuisine, livro que mistura biografias e receitas que contam a história dos três chefs franceses, de alma brasileira, que mais influenciaram e mudaram a gastronomia no país, desde que desembarcaram por aqui entre as décadas de 1970 e 1980: Claude Troisgois, Emmanuel Bassoleil e Laurent Suaudeau. São 35 importantes receitas reunidas na obra, precedidas por textos biográficos assinados por Guta Chaves.

Para os que foram também para fazer umas comprinhas, a feira apresentou novidades no mercado. Seleções perfeitas do Sebrae, stands com delicias e acessórios para nenhum gourmet colocar defeito como a Cachaça Werneck, que trouxe a sua Extra Premium Safira Régia, os poderosos azeites de oliva Oito com 100% azeitonas feitos na Espanha da Palato Gourmand e ainda, o café fino e gourmet Latitude 13 da Chapada da Diamantina, que ainda não é comercializado no Rio de Janeiro, mas que fez filas para os que queriam muito experimentar o sabor. Além, é claro, dos queijos da Serra da Canastra, o colorido das embalagens de cupcake da Doce Decor, entre outros.

Na hora da fome, alguns food trucks estavam presentes como o da chef Maria Rocha, o Delfina Food Truck, bistrô truck especializado em pato que levou um menu com entrada, prato principal e uma opção de sanduíche. Os visitantes puderam conhecer a exclusiva e já tradicional coxinha de pato com chutney de laranjas, especiarias e alecrim.

Os chefs confeiteiros Marcone Calazans e Abner Ivan foram os premiados da Coupe du Monde de La Pâtisserie.

No último dia de evento aconteceu a grande premiação do Bocuse D’Or, mais importante concurso internacional de chefs. Oito candidatos de todo o Brasil competiram pelo prêmio e a vencedora foi Giovanna Grossi, candidata do estado de Alagoas. Ela será o nome a representar o país na seletiva continental, em 2016, no México e poderá chegar à grande final em Lyon, em 2017.

Giovanna apresentou as receitas de arroz cremoso de alcatra com ora pro nóbis e acerola e pescadinha com nhoque de chuchu, creme de milho, manjericão e queijo coalho. Miolo de alcatra com ora pro nóbis e pescadinha com chuchu eram os ingredientes obrigatórios pelo regulamento do concurso. Um júri de top chefs comandado por Alex Atala degustou as receitas e chegou ao veredicto final. Gabriel Daniel, de São Paulo, e Bruno Rappel, de Brasília, foram os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Geir Skeie, chef norueguês que venceu o Bocuse D’Or em 2009, também esteve presente no pavilhão de concursos observando o trabalho dos commis (auxiliares), que tem um trabalho muito importante em todo o processo de preparação de um prato. O chef Pascal Jolly, um dos membros do júri degustação carne, definiu o Sirha-Rio como um divisor de águas.

Devido ao sucesso do lançamento, a companhia francesa GL events, responsável por trazer o evento para o Brasil, confirma uma segunda edição da feira para 2016, prevista para os dias 04, 05 e 06 de outubro. Mais emoções à vista para um mercado que esta em grande crescente na cidade.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Ariel Guevara e Diogo Pereira (Divulgação)

Outubro de 2015.

Leia mais:

Onde tomar café da manhã no Rio

Patisserie na Barra comemora 10 anos 

5 ótimos hoteis em São Paulo

Restaurante Garden comemora 60 anos 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

8 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

22 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás