Sirha encerra primeira edição no Rio

Foram muitas emoções. Para quem participou como chef, estudante, organizador ou até como jornalista pôde assistir as alegrias, tristezas, perdas e ganhos durante a primeira edição do Sirha, o maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo, que aconteceu no Rio e reuniu mais de nove mil pessoas em três dias no Centro de Convenções SulAmérica. O evento superou expectativas por parte dos organizadores, expositores e público. O You Must Go esteve por lá e conferiu tudo!

Marcado por momentos tensos de ousadia e determinação dos participantes, o encontro internacional dos grandes chefs recebeu seletivas brasileiras dos prestigiosos concursos Bocuse D’Or e Coupe du Monde de La Patisserie. Grandes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Alex Atala, Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Flávia Quaresma receberam Jérôme Bocuse — filho de Paul Bocuse — e outros chefs internacionais.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O sucesso desta primeira edição fomentou uma ampla rede de negócios para o segmento e para a segunda edição já estão confirmados 85% de expositores. Vânia Tavares, diretora da Fagga, acredita que num evento deste porte a satisfação dos expositores se meça através do volume de negócios movimentado ao longo da feira. “Estamos felizes em termos conseguido promover um evento 100% business to business, principalmente pela qualidade do público que recebemos. Passaram pelo Sirha-Rio pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento”.

Fernando Capella, chef e sócio da Intellikit, empresa responsável por trazer ao Brasil equipamentos de grandes marcas internacionais, Rational, Irinox e In Sink Erator, ficou feliz com o resultado do investimento em patrocínio ao evento. “Para mim, este é o maior evento da gastronomia do mundo e é uma honra participar e patrocinar o Sirha. O evento ultrapassou minhas expectativas”.

Quem esteve no Sirha, pôde ver uma oferta completa e inovadora para os profissionais e estudantes: foram 93 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Eventos extras também fizeram sucesso durante a feira, como o lançamento do Vive la Cuisine, livro que mistura biografias e receitas que contam a história dos três chefs franceses, de alma brasileira, que mais influenciaram e mudaram a gastronomia no país, desde que desembarcaram por aqui entre as décadas de 1970 e 1980: Claude Troisgois, Emmanuel Bassoleil e Laurent Suaudeau. São 35 importantes receitas reunidas na obra, precedidas por textos biográficos assinados por Guta Chaves.

Para os que foram também para fazer umas comprinhas, a feira apresentou novidades no mercado. Seleções perfeitas do Sebrae, stands com delicias e acessórios para nenhum gourmet colocar defeito como a Cachaça Werneck, que trouxe a sua Extra Premium Safira Régia, os poderosos azeites de oliva Oito com 100% azeitonas feitos na Espanha da Palato Gourmand e ainda, o café fino e gourmet Latitude 13 da Chapada da Diamantina, que ainda não é comercializado no Rio de Janeiro, mas que fez filas para os que queriam muito experimentar o sabor. Além, é claro, dos queijos da Serra da Canastra, o colorido das embalagens de cupcake da Doce Decor, entre outros.

Na hora da fome, alguns food trucks estavam presentes como o da chef Maria Rocha, o Delfina Food Truck, bistrô truck especializado em pato que levou um menu com entrada, prato principal e uma opção de sanduíche. Os visitantes puderam conhecer a exclusiva e já tradicional coxinha de pato com chutney de laranjas, especiarias e alecrim.

Os chefs confeiteiros Marcone Calazans e Abner Ivan foram os premiados da Coupe du Monde de La Pâtisserie.

No último dia de evento aconteceu a grande premiação do Bocuse D’Or, mais importante concurso internacional de chefs. Oito candidatos de todo o Brasil competiram pelo prêmio e a vencedora foi Giovanna Grossi, candidata do estado de Alagoas. Ela será o nome a representar o país na seletiva continental, em 2016, no México e poderá chegar à grande final em Lyon, em 2017.

Giovanna apresentou as receitas de arroz cremoso de alcatra com ora pro nóbis e acerola e pescadinha com nhoque de chuchu, creme de milho, manjericão e queijo coalho. Miolo de alcatra com ora pro nóbis e pescadinha com chuchu eram os ingredientes obrigatórios pelo regulamento do concurso. Um júri de top chefs comandado por Alex Atala degustou as receitas e chegou ao veredicto final. Gabriel Daniel, de São Paulo, e Bruno Rappel, de Brasília, foram os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Geir Skeie, chef norueguês que venceu o Bocuse D’Or em 2009, também esteve presente no pavilhão de concursos observando o trabalho dos commis (auxiliares), que tem um trabalho muito importante em todo o processo de preparação de um prato. O chef Pascal Jolly, um dos membros do júri degustação carne, definiu o Sirha-Rio como um divisor de águas.

Devido ao sucesso do lançamento, a companhia francesa GL events, responsável por trazer o evento para o Brasil, confirma uma segunda edição da feira para 2016, prevista para os dias 04, 05 e 06 de outubro. Mais emoções à vista para um mercado que esta em grande crescente na cidade.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Ariel Guevara e Diogo Pereira (Divulgação)

Outubro de 2015.

Leia mais:

Onde tomar café da manhã no Rio

Patisserie na Barra comemora 10 anos 

5 ótimos hoteis em São Paulo

Restaurante Garden comemora 60 anos 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

50 anos da Disney: nova atração do Ratatouille no Epcot

50 anos da Disney: nova atração do Ratatouille no Epcot. Viemos conferir de perto as…

10 horas atrás

A reabertura da Broadway: novos shows em cartaz

A reabertura da Broadway: novos shows em cartaz. Depois de um jejum de 18 meses,…

1 dia atrás

Novo menu do L’Etoile, restaurante francês do Sheraton Rio

Acaba de ser lançado o novo menu do L'Etoile, o restaurante francês do Sheraton focado…

2 dias atrás

As séries vencedoras do Emmy 2021

As séries vencedoras do Emmy 2021. Confira a lista com as ecléticas produções que marcaram…

3 dias atrás

IPW 2021: a maior feira de turismo americana

IPW 2021: a maior feira de turismo americana. Através da feira, jornalistas internacionais, como eu,…

4 dias atrás

Novos tratamentos no Spa do Renaissance São Paulo

Novos tratamentos no Spa do Renaissance São Paulo. Em parceria com a Pegolia Pro, marca…

4 dias atrás