Este é um post da série Quem mora sabe, escrito pela jornalista carioca Isabela Kopke. Ela morou 10 anos em Madri e escolheu escrever sobre Segovia, uma cidade medieval pertinho de Madri.

Banco de España: uma das construções mais emblemáticos de Madri

Um pouco de Madri

Madri é parada obrigatória para quase todos os turistas que vêm à Espanha. E também não é para menos. A cidade é simplesmente um charme e acolhedora. Também não faltam ofertas culturais, gastronômicas, história, moda, tendências, mistura, ritmo e vida. Costuma-se dizer que Madri não dorme. Sem dúvida, uma cidade que tem opções de lazer para todos os gostos e bolsos.

Onde comer em Madri

Plaza Mayor: um dos ícones de Madri

Os melhores bares de tapas de Madri

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Mas o que muitos viajeros desconhecem é que bem pertinho da capital espanhola, existem cidadezinhas que valem a pena incluir no roteiro de viagem. E o melhor é que, para conhecê-las , não é preciso dedicar tanto tempo, nem gastar muito dinheiro.  É o caso de Segovia, declarada Patrimônio da Humanidade.

Vista impactante da cidade medieval de Segovia

Como chegar a Segóvia

Segovia, de cor alaranjada pelas fachadas antigas e de estilo medieval, pertence à Comunidade Autônoma de Castilla y León.  Ela fica a somente 90 quilômetros de Madri, aproximadamente uma hora e meia de carro. Também é possível ir de ônibus com toda a facilidade, comodidade e rapidez.

Salamanca, cidade histórica espanhola

Nem um dia nublado tira a beleza do Aqueduto

A empresa La Sepulvedana oferece serviços diários, das 6h às 23h, por 16 euros ida e volta. O trajeto dura o mesmo tempo que o de carro.

Acueducto de Segovia, o símbolo da cidade

O que fazer em Segóvia

Um dos cartões postais da cidade, e certamente um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Espanha, é o Acueducto de Segóvia. É realmente um monumento imponente, que rodeia a cidade e involuntariamente me faz lembrar, como carioca que sou, os Arcos da Lapa do meu Rio de Janeiro querido.

Mas, voltando ao nosso roteiro espanhol, sempre que vou a Segóvia me surpreendo gratamente. Basta caminhar um pouquinho pelas ruas estreitas e de pedra para que o visitante sinta o valor histórico e cultural da cidade.

A bela Catedral

O emblemático Alcazar

Catedral de Segóvia

Além do Acueducto, vale a pena incluir no roteiro uma visita à Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y San Frutos. O Alcázar de Segovia, um palácio-castelo fortificado que data de inícios do século XII também vale a visita. Ele é a referência mais antiga documentada que confirma a existência desta fortificação.

O crocante conchinillo

O conchinillo, prato típico

Segóvia reserva outras surpresas que agradam não só aos olhos, mas também ao paladar. A cidade, e a região de Castilla y León em si, é famosa pela boa comida. O prato típico é o cochinillo, o que para nós é o conhecido leitão. A curiosidade do prato daqui, é que, a carne do animal, depois de assada lentamente, fica tão macia que os garçons costumam cortá-la em fatias bem fininhas. Eles mostram o prato para comprovar ao freguês que o porco servido está no ponto perfeito. Ou seja, crocante por fora e tão terno por dentro que se desmancha na boca.

Os leitões utilizados na preparação deste prato espanhol normalmente não ultrapassam os seis quilos e cada peça inteira de cochinillo serve até seis pessoas.

Fila para entrar na Mesón de Candido

 

Localização privilegidada: ao lado do aqueduto

Onde comer em Segóvia

Um dos restaurantes mais emblemáticos da cidade para desgustar essa iguaria é o Mesón de Cándido. Com uma localização privilegiada, ao lado do Acueducto, o estabelecimento é um tradicional assador e foi aberto em 1884, há exatamente 129 anos!!! Em todo esse tempo, passaram por ali fregueses ilustres, como membros da família real espanhola.

Autógrafos da família real

A verdade é que ali se come como um rei. O preço dos pratos é salgado, comparado à outras opções gastronômicas da região, mas vale a pena. A média de preço é de 40-50 euros por pessoa, incluindo primeiro e segundo pratos, bebida e sobremesa. O prato estrela é, sem dúvida, o Cochinillo asado al estilo de Cándido. Custa 21,60 euros.

Judiones de la granja – tradicional na cidade

Centro Cultural Niemeyer, em Astúrias

Mas para quem não é muito chegado à carne de porco, como é o meu caso, o restaurante oferece outras opções de dar água na boca. Como entrada, recomendo confit de cogumelos com trufas e pinhões ou pimientos de piquillo recheados com creme de cogumelos.

Pimiento de pequillo recheado com creme de cogumelos

Bacalhau apetitoso

Para o segundo prato, recomendo o bacalhau grelhado com cebola, tomate, azeitonas negras e alcaparras. Uma delícia! E tudo isso acompanhado de um bom vinho espanhol, é claro. Para arrematar a comilança, o que não faltam são alternativas calóricas. Que tal uma torta de chocolate quente ou de maçã com creme de canela? Quem quiser, pode encontrar todas essas delícias no seguinte endereço:

Mesón de Cándido
Plaza del Azoguejo, 5
Telefone: (+34) 921 425 911

Devido à enorme procura pelo restaurante, vale a pena fazer uma reserva  para não enfrentar fila ou, pior, não conseguir entrar e ficar com água na boca.

Outros restaurantes/assadores recomendados na cidade de Segovia:

Ótima opção gastronômica: Casa Duque

José María
Calle Cronista Lecea, 11 (próximo a Plaza Mayor)
Telefone: (+34) 921 461 111

Casa Duque
Calle Cervantes, 12
Telefone: (+34) 618 804 284

No friozinho típico da região

Então, na sua próxima viagem à Espanha, você já sabe: não deixe de dar uma passadinha em Segóvia e conte pra gente suas impressões.

Por Isabela Kopke

Leia também:

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Canopy Jardins – hotel da nova marca lifestyle da Hilton

Me hospedei outro dia no novíssimo Canopy Jardins- hotel da nova marca lifestyle da Hilton.…

9 horas atrás

Dia do Cinema Brasileiro: 7 filmes que geram discussão

19 de Junho é o Dia do Cinema Brasileiro, portanto, vamos celebrar a data na…

2 dias atrás

Dinner in the Sky: jantar nas alturas em SP

Nesse post iremos trazer uma dica para quem quer sair da rotina. Encarar um jantar…

3 dias atrás

5 hotéis de luxo na Serra Fluminense

Listamos os melhores hotéis da Serra Fluminense para viajar. Trazemos diversas dicas de gastronomia local,…

4 dias atrás

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops, o luxuoso shopping nos Jardins. Com DNA carioca,…

5 dias atrás