Segovia: uma cidade medieval pertinho de Madri

Publicado por
Renata Araujo

Este é um post da série Quem mora sabe, escrito pela jornalista carioca Isabela Kopke. Ela morou 10 anos em Madri e escolheu escrever sobre Segovia, uma cidade medieval pertinho de Madri.

Banco de Espãna em Madri, Espanha

Banco de España: uma das construções mais emblemáticos de Madri

Um pouco de Madri

Madri é parada obrigatória para quase todos os turistas que vêm à Espanha. E também não é para menos. A cidade é simplesmente um charme e acolhedora. Também não faltam ofertas culturais, gastronômicas, história, moda, tendências, mistura, ritmo e vida. Costuma-se dizer que Madri não dorme. Sem dúvida, uma cidade que tem opções de lazer para todos os gostos e bolsos.

Onde comer em Madri

Plaza Mayor: um dos ícones de Madri

Os melhores bares de tapas de Madri

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Mas o que muitos viajeros desconhecem é que bem pertinho da capital espanhola, existem cidadezinhas que valem a pena incluir no roteiro de viagem. E o melhor é que, para conhecê-las , não é preciso dedicar tanto tempo, nem gastar muito dinheiro.  É o caso de Segovia, declarada Patrimônio da Humanidade.

Vista impactante da cidade medieval de Segovia

Como chegar a Segóvia

Segovia, de cor alaranjada pelas fachadas antigas e de estilo medieval, pertence à Comunidade Autônoma de Castilla y León.  Ela fica a somente 90 quilômetros de Madri, aproximadamente uma hora e meia de carro. Também é possível ir de ônibus com toda a facilidade, comodidade e rapidez.

Salamanca, cidade histórica espanhola

Nem um dia nublado tira a beleza do Aqueduto

A empresa La Sepulvedana oferece serviços diários, das 6h às 23h, por 16 euros ida e volta. O trajeto dura o mesmo tempo que o de carro.

Acueducto de Segovia, o símbolo da cidade

O que fazer em Segóvia

Um dos cartões postais da cidade, e certamente um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Espanha, é o Acueducto de Segóvia. É realmente um monumento imponente, que rodeia a cidade e involuntariamente me faz lembrar, como carioca que sou, os Arcos da Lapa do meu Rio de Janeiro querido.

Mas, voltando ao nosso roteiro espanhol, sempre que vou a Segóvia me surpreendo gratamente. Basta caminhar um pouquinho pelas ruas estreitas e de pedra para que o visitante sinta o valor histórico e cultural da cidade.

A bela Catedral

O emblemático Alcazar

Catedral de Segóvia

Além do Acueducto, vale a pena incluir no roteiro uma visita à Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y San Frutos. O Alcázar de Segovia, um palácio-castelo fortificado que data de inícios do século XII também vale a visita. Ele é a referência mais antiga documentada que confirma a existência desta fortificação.

O crocante conchinillo

O conchinillo, prato típico

Segóvia reserva outras surpresas que agradam não só aos olhos, mas também ao paladar. A cidade, e a região de Castilla y León em si, é famosa pela boa comida. O prato típico é o cochinillo, o que para nós é o conhecido leitão. A curiosidade do prato daqui, é que, a carne do animal, depois de assada lentamente, fica tão macia que os garçons costumam cortá-la em fatias bem fininhas. Eles mostram o prato para comprovar ao freguês que o porco servido está no ponto perfeito. Ou seja, crocante por fora e tão terno por dentro que se desmancha na boca.

Os leitões utilizados na preparação deste prato espanhol normalmente não ultrapassam os seis quilos e cada peça inteira de cochinillo serve até seis pessoas.

Fila para entrar na Mesón de Candido

 

Localização privilegidada: ao lado do aqueduto

Onde comer em Segóvia

Um dos restaurantes mais emblemáticos da cidade para desgustar essa iguaria é o Mesón de Cándido. Com uma localização privilegiada, ao lado do Acueducto, o estabelecimento é um tradicional assador e foi aberto em 1884, há exatamente 129 anos!!! Em todo esse tempo, passaram por ali fregueses ilustres, como membros da família real espanhola.

Autógrafos da família real

A verdade é que ali se come como um rei. O preço dos pratos é salgado, comparado à outras opções gastronômicas da região, mas vale a pena. A média de preço é de 40-50 euros por pessoa, incluindo primeiro e segundo pratos, bebida e sobremesa. O prato estrela é, sem dúvida, o Cochinillo asado al estilo de Cándido. Custa 21,60 euros.

Judiones de la granja – tradicional na cidade

Centro Cultural Niemeyer, em Astúrias

Mas para quem não é muito chegado à carne de porco, como é o meu caso, o restaurante oferece outras opções de dar água na boca. Como entrada, recomendo confit de cogumelos com trufas e pinhões ou pimientos de piquillo recheados com creme de cogumelos.

Pimiento de pequillo recheado com creme de cogumelos

Bacalhau apetitoso

Para o segundo prato, recomendo o bacalhau grelhado com cebola, tomate, azeitonas negras e alcaparras. Uma delícia! E tudo isso acompanhado de um bom vinho espanhol, é claro. Para arrematar a comilança, o que não faltam são alternativas calóricas. Que tal uma torta de chocolate quente ou de maçã com creme de canela? Quem quiser, pode encontrar todas essas delícias no seguinte endereço:

Mesón de Cándido
Plaza del Azoguejo, 5
Telefone: (+34) 921 425 911

Devido à enorme procura pelo restaurante, vale a pena fazer uma reserva  para não enfrentar fila ou, pior, não conseguir entrar e ficar com água na boca.

Outros restaurantes/assadores recomendados na cidade de Segovia:

Ótima opção gastronômica: Casa Duque

José María
Calle Cronista Lecea, 11 (próximo a Plaza Mayor)
Telefone: (+34) 921 461 111

Casa Duque
Calle Cervantes, 12
Telefone: (+34) 618 804 284

No friozinho típico da região

Então, na sua próxima viagem à Espanha, você já sabe: não deixe de dar uma passadinha em Segóvia e conte pra gente suas impressões.

Por Isabela Kopke

Leia também:

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

18 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

3 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

7 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás