Neste post, você vai saber como é a experiência de jantar no SAN Omakase, restaurante japonês estrelado no Leblon. Com apenas oito lugares em um ambiente intimista e elegante, o SAN conquistou uma estrela Michelin com apenas meses de funcionamento, sob comando do chef André Nobuyuki Kawai. O menu é definido diariamente, de acordo com os peixes mais frescos da manhã, e muitos insumos, como arroz, chás e o próprio wasabi natural, vêm direto do Japão. Ou seja, uma verdadeira imersão na cozinha nipônica. Além disso, o restaurante também foi eleito recentemente o melhor japonês da cidade pelo prêmio Rio Show de Gastronomia 2024. Ah, e certamente reservas são obrigatórias!
Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.
Na galeria onde funcionava o antigo Teatro Leblon, fica o discreto SAN Omakase, irmão mais novo do SAN. Na entrada, uma cerejeira, que representa renovação e esperança, recepciona os clientes. Atrás da porta, fica o balcão com apenas oito lugares, em um espaço de 30 metros quadrados, todo elaborado em madeira, com elementos que remetem ao Japão, como, por exemplo, o dragão, cardume de carpas e o tsuru.
Ah, e no banheiro, foram projetadas, na parede de fundo infinito, um recurso de espelhos paralelos, com 48 pequenos origamis, de diversas cores, que se reproduzem infinitamente e dão um efeito super legal. Além disso, facas, tábuas e todos os demais utensílios foram todos trazidos do Japão.
Aproveite para ler também:
O chef André Nobuyuki Kawai, embaixador do Sushi no Brasil e em Portugal, é também presidente da Nagoya Sushi School, a maior escola de culinária japonesa da América Latina. O omakase é dividido em seis tempos: entradas; cozinha japonesa; combinado de sashimi; variedade de sushi; cozinha japonesa e sobremesa. De entrada, por exemplo, tem o tamagoyaki, clássico omelete japonês, recheado com enguia, usuzukuri de peixe fresco do dia e shari (arroz de sushi) com peixes frescos marinados na pasta de missô.
Na seleção de sushis e sashimis, degustamos peixes como akami (a parte magra do atum), otoro (a parte gorda do atum) e hikarimono (peixe de pele brilhante). Já entre os pratos quentes, destaque para a gyoza de wagyu A5 com purê de edamame, tempurá de flor de abobrinha e broto de beterraba. A sobremesa foi um tuille de amêndoas recheado com namelaka de chocolate branco, servido com curd de yuzu e frutas vermelhas.
Enquanto isso, a carta de saquês, elaborada pelo renomado sommelier Leandro Ishibash, reúne rótulos clássicos e exclusivos, como os da Tonoike Sake, uma das mais importantes destilarias do Japão.
De fato, jantar neste restaurante japonês estrelado no Leblon é uma experiência de alta gastronomia nipônica! Se você, como eu, é apreciador desta culinária, anota essa dica!
Valor do Menu: R$640 sem harmonização / com harmonização, R$290 por pessoa. Horário: 20h, de quarta à sábado.
End: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon
Texto e fotos por Renata Araújo. Agosto de 2024.
Primeiro estabelecimento do gênero no país, o restaurante de sobremesas em São Paulo tem uma…
A essência do boteco carioca está presente no Tijolada, o novo bar em Ipanema do…
Os 50 anos do Sheraton Grand Rio, clássico hotel de luxo no Leblon. Que honra…
Casa Lucia: hotel boutique de luxo na Recoleta, em Buenos Aires. No bairro mais elegante…
Dinastia Troisgros: A família mais famosa da gastronomia brasileira. Com certeza você já ouviu falar…
O estrelado chef realiza a primeira edição do seu evento autoral ''No Fogo com Bronze''.…