Rouen – uma cidade perto de Paris que vale a visita

Publicado por
Renata Araujo

Capital da Normandia, Rouen é uma cidade perto de Paris que vale a visita. Famosa por Joana D’Arc, que passou ali seus últimos dias, ela fica a pouco mais de 1 hora, de carro ou trem de Paris. Rouen é bem rústica e nos transporta para uma época passada, com sua arquitetura de pedras e torres belíssimas.

Reserve o seu hotel em Paris AQUI com a gente.

Telhados de Paris

Uma cidade perto de Paris que vale a visita

Em Rouen você também consegue ver o Rio Sena, o famoso relógio Gros Horloge e as igrejas Saint-Ouen e Catedral de Notre Dame de Rouen. Pelas ruas estreitas, há diversos museus e restaurantes.

2 chefs estrelados em Paris que valem a pena conhecer

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Fachada da Gare de Rouen

Para quem vai de carro, são apenas 132 km de estrada. Mas uma ótima opção são os trens de alta velocidade (train à grande vitesse), que saem em vários horários com destino à Rouen. As passagens tem um preço ótimo tanto na primeira, quanto na segunda classe. A viagem é super confortável e dura pouco mais de 1 hora. Saímos da Gare Saint Lazare, que fica no 8 arrondissement, perto do teatro L’opera e da loja de departamentos Galeries Lafayette.

O que fazer em Etretat|Bate-volta de Paris

Sou particularmente fascinada pelas gares e a de Rouen (Gare Rive Droite), em estilo art nouveau, impressiona.

A bela arquitetura de Rouen

Logo que se pisa em Rouen, a sensação é de voltar no tempo. A cidade foi fundada pelos romanos, no século I d.C. Séculos depois  foi invadida pelos vikings e pelo exército inglês, até voltar a fazer parte do território francês.

5 hotéis em Paris perto da Champs Élysées

A famosa torre, que já foi um castelo

A torre onde Joana D’arc ficou presa até ser queimada, no ano de 1431,  pode ser vista de vários pontos diferentes. Ela tem 35 metros de altura e dá para chegar até o alto da torre subindo a escada com cerca de 100 degraus. Na verdade, a torre foi o que restou de um castelo construído em 1204 pelo rei Filipe Augusto. Depois de um incêndio, ele foi demolido e hoje é aberto à visitação.
(Le Donjon de Jeanne Dar’c- rue Bouvreuil e rue du Donjon)

A maior exposição da Dior em Paris

A torre ao longe

Casas em estilo normando

Um dia em Rouen

Como o passeio era de apenas um dia, escolhemos conhecer a parte histórica, a Vieux Rouen. As ruas são estreitas, as construções em estilo normando e pelo caminho, muitos antiquários, restaurantes, museus, igrejas.

Os 7 melhores museus em Paris

Anúncio de café da manhã apetitoso!

O entardecer em Rouen, cidade perto de Paris

Comércio local típico de cidade pequena

A Catedral Notre Dame de Rouen é parada obrigatória. Em estilo gótico, tem uma fachada bem diferente, com torres de tamanhos distintos. A construção chegou a ser destruída pelos bombardeios em 1944, mas foi recuperada. Fascinado pela Catedral, o pintor Claude Monet pintou mais de 30 imagens da igreja de pontos diferentes.

5 hotéis em Paris perto da Torre Eiffel

Catedral de Rouen

Já estava andando para um outro ponto, quando uma outra igreja, imponente, chamou a atenção. Era a abadia Saint-Ouen, fundada no século 8, também em estilo gótico. Lá dentro, vitrais coloridos antiquíssimos, paredes e tetos cheios de detalhes e um dos órgãos mais famosos do mundo. O curioso é uma grande exposição interativa, que mostra a história da abadia desde que foi fundada.

A mais nova e luxuosa loja da Louis Vuitton em Paris

Entrada da Abadia de Rouen, uma cidade perto de Paris

Abadia por dentro

A gastronomia em Rouen

Caminhar abre o apetite. Mas isso não é problema. São muitos restaurantes ao longo das ruazinhas do centro histórico, cada um mais aconchegante que o outro. Para aquecer, a tradicional  soupe à l’oignon, sopa de cebola gratinada. E já que ainda tem muita caminhada pela frente, de sobremesa você pode comer sem culpa um crème brulée (creme feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha). Deixamos para o final a região da Place du Vieux-Marchè (Praça do Velho Mercado), o lugar onde Joana D’arc foi queimada no dia 30/05/1431.  Exatamente nesse local foi construída uma igreja em homenagem à heroína.

7 cafés e restaurantes em Saint-Germain

Outra atração imperdível é o famoso Gros Horloge, o Grande Relógio, construído em 1389. Um dos relógios mais antigos da França, que tem no mostrador os dias da semana, as horas e até as fases da lua.


Curiosa em ver a cidade do alto, encarei a escada em caracol com degraus de pedra que dá acesso ao interior do relógio. E valeu muito a pena! Além de toda a história do Gros Horloge, o visitante pode conhecer os mecanismos usados para que ele funcionasse, os dois grandes sinos e outras engrenagens. O relógio funcionou da mesma forma até 1928, quando o mecanismo elétrico substituiu o original.

Programas diferentes em Paris

Relógio: um dos símbolos da cidade

O sol já estava quase indo embora quando chegamos às margens do Rio Sena. Do lado direito da cidade, o gramado é o ponto perfeito para se ter uma das vistas mais bonitas de Rouen.

Dicas para não perder o trem na Europa

Rouen, do outro lado do rio, uma cidade perto de Paris

Era meu aniversário, tinha passado essa data especial com minha mãe e meu irmão. E fui embora com a certeza de ter conhecido um lugar fascinante. Quero voltar a Rouen. Quem sabe no próximo aniversário?

Nathaly com o rio Sena ao fundo

Por Nathaly Ducoulombier


Leia mais:

Restaurante Ralph Lauren, em Paris

Montmartre, o bairro mais boêmio de Paris

O melhor chocolate de Paris
Mandarin Oriental: um hotel de luxo em Paris
 

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo
Marcadores: FrançaParisrouen

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

23 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás