Roteiro pela Riviera Francesa

Existem vários roteiros possíveis de ser fazer pela Riviera Francesa, certamente um dos itinerários mais encantadores da Europa. Vou partir da minha última viagem, onde passei por algumas das cidades que mais me encantam na França. Gosto sempre de fazer de Cannes a minha base. Assim, é possível conhecer um novo vilarejo a cada dia. Portanto, se você tem planos de passar uns dias pela Côte D’Azur, leia este post até o final porque ele vai te interessar. Veja também Top destinos badalados  do verão europeu e 5 cidades imperdíveis na França.

+Reserve o seu hotel na França pelo melhor preço.

Roteiro pela Riviera Francesa

De Nice a Cannes

Comece por Nice, a 1.15 de Paris, de avião. De lá, você pode alugar um carro, ir de trem ou taxi até Cannes, são só 32 kms.

Cannes, provavelmente a cidade mais conhecida no sul da França

Em Cannes, você tem a chance de passear pela famosa Croisette, certamente uma das orlas mais badaladas do mundo. Dá para respirar ares do tradicional Festival de Cinema e conhecer hotéis emblemáticos, como o Intercontinental Carlton, de 1911.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+O que fazer no descolado bairro Marais, em Paris

A orla e o Hotel Intercontinental Carlton

Píer em Cannes

+Restaurantes do Guia Michelin França

De Cannes a Antibes

De Cannes, você pode ir até Antibes, cidade a 12kms de distância. A grande atração por lá é o Museu Picasso, em um antigo castelo do século XVI, com vista de tirar o fôlego para o mar Mediterrâneo. As casinhas de Antibes são encantadoras, daquelas difíceis de parar de fotografar. Por isso sou apaixonada por este roteiro da pela Riviera Francesa.

+Eric Frechon comemora 20 anos no Le Bristol

Marina de Antibes

Museu Picasso

Museu Picasso

Vista de Antibes

+Leia mais: Hotel Villa Marie Saint Tropez

O cenário é incrível, com um mar azul turquesa que nos hipnotiza e mais parece um quadro.

Os azuis da Côte D’azur

Há ainda o Marché Provençal, um mercado de comida à moda antiga onde você pode fazer umas comprinhas de guloseimas. Mas provavelmente, o melhor é se perder pelas ruelas de Antibes. Você se sente transportado pelo tempo. Incrível como carros e pedestres dividem o mesmo espaço sem stress.

+Os restaurantes do hotel Peninsula Paris

Ruas de Antibes

Na orla de Antibes

+Conheça 10 motivos para ir à Bourgogne

Juan le Pins

A vizinha Juan le Pins – que faz parte de Cap D’Antibes – é outra que atrai muitos turistas neste roteiro pela Riviera Francesa, com sua belíssima enseada e praia de areia bem fininha. Tem até Festival de Jazz no verão, por exemplo.

De Antibes a Saint Paul de Vence

Outro lugar imperdível é Saint Paul de Vence, uma das cidades medievais mais antigas da Côte D’Azur. De tão linda, parece cenográfica. Com vários museus, galerias de arte, restaurantes e cafés charmosos. Ela foi construída em cima de uma colina e oferece vistas de tirar o fôlego. Não à toa, sempre foi ponto de encontro e até moradia de artistas, como Marc Chagall e Signcac, por exemplo.

+Dicas de restaurantes em Paris

O que fazer em Saint Paul de Vence

Certamente vale a pena dar uma passada no Le Saint-Paul, um Relais Chateaux charmosíssimo, para tomar almoçar ou tomar um drinque, por exemplo. Provavelmente com um dos melhores restaurantes do vilarejo.

Restaurante do Le Saint-Paul

Hotel

Além disso, outro disputado entre os turistas é o La Colombe d’Or, que também funciona como hotel e restaurante, aberto a não hóspedes. Mesmo fora da alta temporada é difícil conseguir uma mesa sem reserva. Portanto, fique atento!

De Saint Paul de Vence a Èze

Uma vez pelas redondezas, dê um pulo até Èze, outra cidade medieval com um visual deslumbrante do Mediterrâneo, a 427m a nível do mar. Extremamente romântica, suas ruazinhas são estreitas e floridas e sua arquitetura belíssima.

Vista da cidade

+Leia aqui: Viagem pelo Sul da França

O que fazer em Èze

O hotel  mais famoso da cidade é certamente o La Chevre d’Or da rede Relais & Châteaux. O restaurante do Hotel Chateau Eza também é incrível! Portanto, aos poucos você explora nosso roteiro pela Riviera Francesa.

Uma das grandes atrações em Èze é o Jardim Exótico, bem no topo da colina. Portanto, prepare as pernas e o fôlego. Mas a subida é tão bonita que a gente acaba se distraindo. Há mais de 400 espécies de plantas exóticas e claro que lá em cima, um cenário deslumbrante!

+ILTM: maior feira de turismo de luxo do mundo, em Cannes

+11 cafés e restaurantes em Saint Germain, Paris

Outro programa interessante é visitar a fábrica de perfumes Fragonard, aberta ao público, onde você fica sabendo tudo sobre fragrâncias. Ainda dá para comprar algumas para levar de presente.

Saint Jean Cap Ferrat

Quando estava a caminho de Saint Jean Cap Ferrat, levei um susto tão grande ao ver a enseada, que tive que descer do carro para fotografar. Certamente uma das paisagens mais lindas que já vi. Quando a expressão “parece um quadro” se encaixa perfeitamente.

+Lutetia, o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche

A belíssima enseada de Saint Jean Cap Ferrat

Mais uma cidade antiga que une paisagem com programas culturais, como museus e centro histórico e de quebra, um hotel emblemático, de onde não dá vontade de sair.

+Leia aqui: Um roteiro pela Alsácia

Grand Hotel du Cap Ferrat Four Seasons

O Grand Hotel du Cap Ferrat é um deslumbre! Construído em 1908, transmite o glamour da Riveira Francesa e oferece toda exclusividade aos hóspedes. São 74 quartos e 5 restaurantes, além de um spa maravilhoso e uma das mais belas piscinas, com vista direta para o Mediterrâneo.

Entrada do hotel

Vista do hotel

Hotel e Spa

Tive um dos  mais prazerosos almoços da minha viagem e deu vontade de voltar para ter uma estadia completa neste pedacinho de paraíso. Não à toa, ponto de parada de várias celebridades no passado, como por exemplo, Winston Churchill e Charlie Chaplin, Picasso e Paul McCartney.

+Restaurantes estrelados do Guia Michelin França 2019

Pelo hotel

Almoço certamente maravilhoso!

Uma espécie de ilha particular na Riviera, Grand Hotel du Cap Ferrat, que conta até com funicular dentro dele, para ligar os dois prédios, é, portanto, uma parada imprescindível no seu roteiro pela Riviera Francesa.

Grand Hotel

Vista do hotel

De Cap Ferrat a Monaco

A distância entre as duas cidades é de apenas 15 Kms. O segundo menor país da Europa, com apenas 2 kms de extensão, parece até cenográfico de tão perfeito. Uma das principais atrações é o Palácio do Príncipe que inclui a troca de guardas, todos os dias ao meio-dia.

Outra parada certamente obrigatória é conhecer o famoso Cassino de Monte Carlo, um prédio belíssimo que data de 1863. A praça toda é deslumbrante, com os não menos tradicionais Hotel de Paris de um lado e o Café de Paris do outro. Coisa de filme!

Fiquei hospedada no Le Meridien, que tinha uma praia particular, com uma vista belíssima do quarto e um apetitoso café da manhã.

+O lugar mais intagramável de Paris

Meu jantar foi maravilhoso, no restaurante Blue Ray, comandado pelo chef Marcel Ravin, no hotel Monte Carlo Bay e Resort. Antes, presenciei ali um fim de tarde de cair o queixo, direto do bar Blue Gin, bem badalado.

Como se locomover na Côte d’Azur

O mais legal deste passeio pela Côte d’Azur é que todas estas micro cidades estão muito bem organizadas para receber visitantes, sempre com centros turísticos e sites oficiais que ajudam quem busca informação. Portanto, em relativamente pouco tempo, você ter a chance de ver cenários deslumbrantes e um tipo de vida de quem parece ter parado no tempo.

Transporte

O ideal é fazer esta viagem de carro, mas caso você não possa, há trens e ônibus fazem o percurso. Portanto, é só checar no site da cia de trem francesa . Mas é bom ficar bem atento aos horários, para que na volta você não fique à pé.

Além disso, você pode também contratar os serviço do França entre amigos, profissionais competentes e de confiança!

Texto e fotos por Renata Araujo

Março de 2017

Leia mais:

Rota do Champagne | As melhores caves da França

Museu do Louvre em Paris

Hotel Plaza Athenée Paris

Motorista brasileiro e city tour em Paris

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Black Friday gastronômica: lugares com descontos no Rio

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, acontece a Black Friday. Por isso, nós listamos alguns…

9 horas atrás

10 hotéis para o fim de ano no Rio de Janeiro

2020 está acabando e resolvemos dar dicas de onde comemorar as festas de fim de…

20 horas atrás

Festival de hambúrguer no Rio de Janeiro

A 15ª edição do Burger Fest acontece entre os dia 15 de novembro a 15…

2 dias atrás

Os melhores hotéis de luxo do Rio de Janeiro

Os melhores hotéis de luxo do Rio A Cidade Maravilhosa tem diferentes lugares para conhecer.…

3 dias atrás

Tatsu Carvalho: ator brasileiro em “O Gambito da Rainha”

Guilherme Scarpa bateu um papo com Tatsu Carvalho, ator brasileiro em "O Gambito da Rainha",…

4 dias atrás

Um roteiro por Paradise Coast, na Flórida

Paradise Coast, na Flórida, abrange as cidades de Naples, Marco Island e Everglades. Apesar de…

4 dias atrás