Roteiro Gastronômico para as Olimpíadas, no Rio

O You Must Go preparou um Roteiro Gastronômico para as Olimpíadas, no Rio. Quem estiver na cidade durante os Jogos, pode prestar atenção nas nossas dicas, que vão do café da manhã, passando por bistrôs, docinhos, bares, sorveterias e é claro, restaurantes. Um post preparado com muito carinho por nossa equipe: Renata Araújo, Duda Vétere e Helen Pomposelli.

Saiba onde tomar café da manhã no Rio

Veja as Casas Temáticas nas Olimpíadas do Rio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Botafogo

Uma sugestão para quem quiser dar um passeio por um bairro bucólico cheio de ruelas e casas coloniais, que hoje são museus, restaurantes e bares. A dica é começar no Cake & Co e pedir um café com uma boa torta de morango.

Já com o pézinho no Humaitá, se a vontade é de guloisemas como bolos quentinhos, a dica certa é o Café Sorelle, que já ganhou prêmio de melhor bolo pela Revista Época.

Quem gosta de alta gastronomia, não pode deixar de ir ao Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, que ganhou prêmio de melhor chef do ano no Rio Show Gastronomia 2015 e de melhor restaurante. São duas opções de menu degustação, o  “Festival” ou  “Não me conte histórias…”.

Leia: Lasai – alta gastronomia no Rio

Vale a pena também conhecer o Irajá, um dos restaurantes do chef Pedro de Artagão, que também já ganhou prêmio de chef do ano e melhor menu degustação do Rio. Peça a releitura do picadinho e de sobremesa, escolha o  o famoso bolo de chocolate, que até já ganhou o título de melhor sobremesa no prêmio Rio Show.

Leia aqui: Irajá ganha prêmio de melhor menu degustação do Rio

Copacabana

Com vista para o mar e bem perto do Shopping Cassino Atlântico, local onde tem as mais badaladas galerias de arte, você pode tomar um café da manhã na Confeitaria Colombo, do Forte. A boa pedida são os pães em geral e as torradas petrópolis.

Não perdendo o clima bem carioca, que tal pegar a  vista do pôr-do-sol na piscina do Copacabana Palace e aproveitar para jantar no divino restaurante japonês Mee? A dica são os simples sushis e sashimis que chegam com um corte perfeito e a carta de saquês importados!
Na orla, depois de uma praia ou happy hour, vá ao Venga Chiringuito, uma novidade no bairro, e não deixe de pedir os deliciosos churros com doce de leite.

Gávea

E um daqueles pratos que a gente sonha quando quer chutar o balde, é a picanha fatiada do Braseiro – que acaba de ganhar o prêmio de melhor lugar para paquerar, pelo Comer e Beber – com arroz de brócolis e batata portuguesa!

Leia aqui: Prêmio Veja Rio Comer & Beber 2016

O picadinho do Guimas, outro simpático restaurante do bairro, e o doce de leite da Dadá também são imperdíveis!

Ipanema

No bairro, você vai comer um dos melhores pães de queijo de sua vida no Esplanada Grill, mas guarde um pouco de apetite para a picanha fatiada e peça a crocante batata prussiana.

Se você é fã de peixes e frutos do mar, vá ao Satyricon, restaurante elegante e super tradicional do bairro e que já ganhou prêmios de melhor restaurante de peixes e frutos do mar. 

Leia: Antiquarius e Satyricon, tradição no Rio

Jardim Botânico

Ganhadora do prêmio de Melhor Café da Manhã do Rio, pelo Comer e Beber, da Veja Rio, a Casa Carandaí é um lugar imperdível para fazer a primeira refeição do dia. No fim de tarde, a dica é comer um croissant feito por um típico francês no La Bicyclette.

Outro lugar que adoramos para café da manhã, é o Empório Jardim, com opções variadas, em ambiente muito charmoso.
No Jojo Café, uma charmosa casa, quinta feira é dia de ostras e os arrozes da chef Joana Carvalho, sempre apetecem!
No charmoso Lorenzo Bistrô, restaurante meio francês, meio italiano, peça o filé mignon à milanesa com risoto de limão siciliano.
Se quiser tomar um sorvete mais tarde, seguindo a rua Jardim Botânico, você encontra a carioquíssima sorveteria Mil Frutas. É uma verdadeira tentação os sabores de frutas e misturas exóticas.

Lagoa

Passear pelo bairro também pode ser uma ótima opção para desfrutar a paisagem, alugue uma bicicleta e vá até o quiosque árabe, bem perto da pista de patins, e peça uma porção de mini kibes. Quem quiser uma boa culinária portuguesa, não deixe de ir ao Rancho Português comer o tradicional bolinho de bacalhau e preste atenção na tentadora bandeja de doces.

Leia mais: Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

Tradição mesmo é o Bar Lagoa, fundado em 1934 numa casa art déco com uma vista linda do bairro. Peça o salsichão com salada de batata, o delicioso croquete e o bife à milanesa.

Leblon

Bem ali pertinho, não deixe de comer o famoso bolinho de feijoada do Aconchego Carioca, da querida chef Kátia Barbosa. O restaurante também tem uma loja no Centro, na Praça da Bandeira.
Para quem gosta de comida japonesa, uma vez no Rio, você tem que provar o sushi foie gras brulèe, simplesmente maravilhoso e o de ovo de codorna com azeite trufado. Dois musts do badalado Sushi Leblon, que acaba de lançar sua própria cerveja, aliás.
No Giuseppe Grill, um dos melhores restaurantes de carne do Rio, não faltam cortes nobres e os acompanhamentos são divinos, como a farofa de abobrinha. Vale experimentar!
No Quadrucci, que conta com uma simpática varanda na badalada rua Dias Ferreira e é comandado pelo chef Ronaldo Canha, não há como errar: dos camarões VG ao molho de manteiga, ao atum selado em crosta de pimenta e o tradicional nhoque de funghi gratinado com grana panados ao perfume de trufa.
No vizinho Brigite’s, somos louca pelo spaghetti carbonara do chef Kiko Faria. E uma vez lá, não deixe de pedir o casadinho de brigadeiro branco e chocolate. Coisa de louco!
Não deixe de conhecer o Formidable Bistrot, bistrô francês do chef Pedro de Artagão, e pedir o clássico steak tartare de entrada. O restaurante foi eleito o melhor francês do Rio pelo Comer e Beber.
Alô chocólatras! O brigadeiro de colher da chef Ludmila Soeiro, do Zuka, quentinho, vai mudar sua vida, depois de comer algum dos variados pratos de culinária brasileira contemporâneo.

Santa Teresa

No bairro boêmio do Rio, a dica gastronômica é o restaurante Aprazível, com uma das mais belas vistas da cidade. Peça de entrada o pão de queijo com linguiça, garanto que você nunca comeu nada igual!

Veja: Lançamento das Cervejas Aprazível

Leia mais: Aprazível, comida deliciosa e vista deslumbrante

Inclua no seu roteiro uma parada no tradicional Bar do Mineiro, um símbolo do bairro, e peça o pastel de feijão, marca registrada da casa. Além do chopp geladinho, é claro!

Urca

Com uma vista linda da Baía de Guanabara e dos principais pontos turísticos da cidade, a mureta do Bar Urca é uma ótima pedida para relaxar. Peça aquele chopp gelado e os petiscos clássicos, como os pastéis de camarão.

E falando em vista, uma dica de passeio completo é subir o Pão de Açúcar para apreciar a vista do Rio,  e almoçar no Cota 200, restaurante que usa bastante os ingredientes brasileiros.

Leia aqui: Cota 200, novo restaurante do Pão de Açúcar

E para quem sentiu falta do Centro, não deixe de conferir nosso post de 5 passeios no Centro do Rio.

Por Helen Pomposelli, Duda Vétere e Renata Araujo

Agosto de 2016

Fotos: Renata Araujo, Tomás Rangel e Divulgação

Leia mais:

Yoo2 Rio, novo hotel lifestyle da cidade

Casas temáticas nas Olimpíadas do Rio

5 passeios no Centro do Rio

Feira de São Cristóvão, no Rio

Salvar

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Black Friday gastronômica: lugares com descontos no Rio

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, acontece a Black Friday. Por isso, nós listamos alguns…

3 horas atrás

10 hotéis para o fim de ano no Rio de Janeiro

2020 está acabando e resolvemos dar dicas de onde comemorar as festas de fim de…

15 horas atrás

Festival de hambúrguer no Rio de Janeiro

A 15ª edição do Burger Fest acontece entre os dia 15 de novembro a 15…

2 dias atrás

Os melhores hotéis de luxo do Rio de Janeiro

Os melhores hotéis de luxo do Rio A Cidade Maravilhosa tem diferentes lugares para conhecer.…

3 dias atrás

Tatsu Carvalho: ator brasileiro em “O Gambito da Rainha”

Guilherme Scarpa bateu um papo com Tatsu Carvalho, ator brasileiro em "O Gambito da Rainha",…

4 dias atrás

Um roteiro por Paradise Coast, na Flórida

Paradise Coast, na Flórida, abrange as cidades de Naples, Marco Island e Everglades. Apesar de…

4 dias atrás