Rio de Janeiro

Roteiro Gastronômico de Ipanema: 128 anos do bairro

Publicado por
Duda Vetere

O charmoso bairro carioca completa 128 anos nesta terça-feira, 26 de abril! Além de ter uma belíssima praia, Ipanema reúne ótimas opções de bares e restaurantes, para todos os estilos. Certamente o bairro está revivendo um dos seus melhores momentos, com esquinas movimentadas, e lugares descolados. Portanto, para comemorar esta data, fizemos um roteiro gastronômico de Ipanema caprichado, com dicas para o dia inteiro, desde o café da manhã até o jantar! Aproveite para ler também sobre o novo Lasai no Rio.

+Reserve AQUI o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Roteiro Gastronômico de Ipanema

Manhã

Para começar o dia, que tal um café da manhã no Talho Capixaba? A tradicional padaria/delicatessen chegou recentemente ao bairro, em uma bela casa de três andares em frente à Praça Nossa Senhora da Paz. São mais de 25 receitas de pães, com fornadas diárias, além de salgadinhos, pão de queijo, sanduíches, fatias de tortas e doces.

Ótima dica para café da manhã!

Já o ARP, restaurante do charmoso hotel de mesmo nome, também tem café da manhã e brunch aberto para não-hóspedes. A dica é sentar na varanda para admirar a belíssima vista do Arpoador.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Parte externa do ARP, fica na beira da praia

Na hora do almoço

Certamente o que não faltam em Ipanema são ótimos restaurantes de diferentes especialidades. Ou seja, tem para todos os gostos!

Para os fãs de culinária japonesa/asiática

Aproveite para conhecer o mais novo restaurante japonês do bairro, o Jappa da Quitanda. A casa de três andares fica em frente à Praça Nossa Senhora da Paz, com projeto arrojado. No cardápio, opções deliciosas do sushibar como combinados, duplas, temakis, yakisobas e rolls.

Outra sugestão é o Gurumê, restaurante que está sempre movimentado. O cardápio traz autênticos pratos nipônicos mas com um toque carioca. Já o Bahl, inspirado nos internacionais balneários, como, por exemplo, Ibiza e Saint Tropez, também oferece uma ótima gastronomia japonesa!

Peixes frescos e deliciosos no Bahl

Além disso, o Minimok também é uma boa opção para almoço. Afinal, o restaurante oferece três opções de menu executivo durante a semana!

Menu executivo no Minimok

O asiático Spicy Fish, do restaurateur Leonardo Rezende tem ambientes elegantes, inspirados em Bali, e no menu, uma fusão das culinárias japonesa e coreana.

Spicy FIsh
Que tal algo mais leve?

De fato, o Allma é uma boa pedida. O primeiro restaurante flexitariano do Rio, ou seja, uma mistura das culinárias vegetariana e vegana, mas com uma licença poética para incluir carnes brancas, oferece uma comida saudável, porém, sem radicalismos.

Para os carnívoros

O tradicional Esplanada Grill, com mais de 20 anos, tem um farto couvert, famoso pelo seu pão de queijo. Já de principais, cortes clássicos, como, por exemplo T-Bone e o costelão de boi.

Já o restaurante Maria e o Boi, dos chefs Cristiano Lanna, Erik Nako e Luiz “Petit” destaca o boi, a grelha e acompanhamentos. Aliás, fica em uma belíssima casa no coração de Ipanema.

Fim de tarde

Nossa sugestão é curtir o pôr do sol no De Lamare, premiado pela Veja Rio como melhor quiosque do Rio. Localizado no posto 8, o cardápio é leve, com ênfase em frutos do mar. Além disso, os drinques também são ótimos!

E se bater aquela vontade de comer um docinho, dê uma passadinha na Louzieh Doces. Além dos bolos, biscoitos, bombons e doces variados, há também um cafezinho para acompanhar! Ou, então, na Tortamania, que inaugurou uma loja conceito no bairro. Nela, portanto, encontramos tortas, doces e snacks de sabores diversos.

Torta Casadinho da Tortamania

Na hora do jantar

Se quiser tomar um drinque antes do jantar, nossa dica é o NOSSO. O bar e restaurante do chef Bruno Katz tem uma carta de drinques muito interessante e também entradinhas para compartilhar.

Para os amantes de culinária italiana

A Babbo Osteria, comandada pelo talentoso e estrelado chef Elia Schramm, apresenta uma gastronomia de excelência em um ambiente super charmoso. A culinária do Norte da Itália foi a inspiração do chef para criar o cardápio!

Enquanto isso, a Cantina da Praça certamente lembra as autênticas cantinas italianas. Entre os pratos principais, por exemplo, o carro-chefe são as massas frescas, feitas na casa.

Cantina da Praça

Ou, então, para um jantar mais sofisticado, aposte no Gero, restaurante do Hotel Fasano. Com ambiente elegante, é comandado pelo chef italiano Luigi Moressa. No cardápio, uma mescla de clássicos da culinária italiana, carros chefes do Gero, pratos de sucesso do Fasano al Mare e novidades.

Para os fãs de culinária portuguesa e espanhola

O restaurante português Gajos D’Ouro é formado pelos antigos funcionários do famoso Antiquarius. No menu, por exemplo, estão os históricos arroz de pato e o tradicional filé a portuguesa. De fato, heranças deixadas pelo estabelecimento.

Já a Mercearia da Praça é um misto de bar, restaurante e empório com ares das típicas tascas lusitanas. No cardápio, diversas opções de tira-gostos.

Polvo à Lagareira

E representando a culinária espanhola, certamente não poderíamos deixar de citar o Venga! O mais famoso bar de tapas do Rio foi repaginado recentemente, tanto no ambiente como no cardápio.

Culinária espanhola de qualidade!
Para quem gosta de uma cozinha de autor

De culinária contemporânea e autoral, o Mäska é comandado pelo jovem e talentosíssimo chef Pedro Coronha, que ganhou prêmio de chef revelação pela Veja Rio. O cardápio tem influências asiáticas, assim como, de outras partes do mundo. Já o ambiente é elegante e arrojado, com cozinha aberta e um charmoso bar de drinques.

Então, agora você já tem opções variadas para montar o seu roteiro gastronômico de Ipanema! Depois conta para a gente 🙂

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Abril de 2022.
Fotos: Thiago Bezerra

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

19 horas atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

4 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

5 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

6 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás