Categorias: EspanhaEuropaMadri

Roteiro de três dias em Madri

Publicado por
Renata Araujo

Já que morei por três anos na capital espanhola, sou obrigada a escrever este roteiro de três dias em Madri.  Cidade cosmopolita, viva e cheia de atrações e muita história, ela não cansa nunca. São inúmeros museus, infinitos bares de tapas e o principal, uma cidade que te abraça. E é extremamente agradável de se conhecer caminhando. Com pouco menos de 4 milhões de habitantes, é muito segura. Andar pelas calles madrileñas é a minha dica principal neste roteiro de três dias em Madri.

Roteiro de três dias em Madri

Dia 1 – Museus e Bairro de Salamanca

Vamos começar pelo Paseo de la Castellana, uma das principais avenidas de Madri. Em um mesmo dia você pode ir a dois museus que ficam na continuação dela,  o do Prado e o Thyssen Bornemiza. Este último, menor e uma graça de lugar, com uma coleção de artistas impressionistas. Eles estão no Paseo del Prado.

Paseo del prado

Dica para almoço: pode ser nos próprios museus, os dois tem restaurantes bem civilizados e com bons preços. Ou então, você pode conhecer o Estado Puro – bar de tapas moderninho do chef Paco Roncero. Ele fica no hotel NH Collection.

Bar de tapas

Um restaurante bem interessante nas redondezas é o Bibo do chef andaluz Dani Garcia para um almoço ou jantar em grande estilo.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Fachada
Jantar

Mas você sempre pode consultar outras opções de onde comer em Madri aqui no site.

Calle Serrano

Depois do programa cultural, vamos caminhar pela Serrano, que já foi eleita uma das ruas mais bonitas do mundo. Ela fica no bairro de Salamanca. Vale uma parada no El Corte Inglés, a famosa loja de departamentos espanhola. Não deixe de conferir o último andar do prédio número 52, onde há o Espaço Gourmet. E atenção: a parte feminina é separada da masculina. Há mais de um prédio do El Corte Inglés, na mesma rua.

Calle Serrano
Delícia de rua!

Desça a Serrano, vá olhando as lojinhas. Destaco as espanholas Adolfo Dominguez, Purificación Garcia e a de acessórios Aristocrazy. Zara e Mango também estão por ali.

Lojinhas
Estação de metrô na Calle Serrano

No meio do caminho, pare para tirar uma foto na Plaza Colón, com sua imponente bandeira espanhola. É ali que se comemoram vitórias de campeonatos e onde os espanhóis fazem suas manifestações.

Plaza Colón

Dicas Gastronômicas

Bateu fome ou já está na hora de uma taça de vinho? Dê uma entradinha no Platea, o mais novo mercado gastronômico de Madri. São quatro andares com bares, restaurantes, estações de comida e até shows à noite. Um antigo cinema que foi reformado e virou um dos points de Madri. Um projeto arquitetônico sensacional.

Platea

Ainda está de dia? Então, continue andando pela Serrano e vá até o Parque del Retiro: um lugar lindo, pacífico e muito arborizado. Mesmo que o intuito não seja fazer exercício, vale caminhar em meio aos inúmeros jardins ou quem sabe até alugar um barquinho e passear no lago.

Parque del Retiro
O lago do parque

Em frente a ele fica a famosa Puerta de Alcalá, um dos principais monumentos de Madri. Para jantar, sugiro o restaurante Ten con Ten, na Serrano ou os restaurantes Paráguas ou Amazônico, ambos na Calle Jorge Juan, ainda no bairro de Salamanca. Você pode sempre ler sugestões de outros bares de tapas em Madri aqui.  Termina nosso primeiro dia do roteiro de três dias em Madri.

El Paráguas
Ten con Ten
Restaurante Amazonico

Dia 2 – Plaza Mayor e Plaza de Oriente

Quem gosta de caminhar, pode começar pela Gran Vía, uma das principais avenidas de Madri e ir em direção à Puerta del Sol. Ali é bem centro da cidade, sempre muita gente passando e alguns gatunos. Por isso, é bom ficar de olho nos pickpockets. Dali, em alguns passos chegamos na famosa Plaza Mayor, um dos símbolos de Madri. Depois de apreciar a bela arquitetura espanhola e tirar muitas fotos, NÃO sente para comer ou beber. Os bares e restaurantes são todos extremamente turísticos. Ou seja, comida sofrível e cara. Em compensação, você está pertinho de La Latina, o bairro boêmio de Madri, com inúmeros bares de tapas. Ali são várias as opções. O Viajero é um clássico.

Placas indicando os caminhos

O Mercado San Miguel

Outra dica gastronômica imperdível ali perto é o Mercado San Miguel. Um antigo mercado restaurado com várias estações de comida e bebida. Ele vive cheio, então, sugiro evitar os fins de semana e não ir em horários de pico, tipo almoço ou jantar.

Mercado San Miguel

Se ainda sobrou fôlego, vá até a Plaza de Oriente, uma das mais belas de Madri. Muito arborizada, o café histórico de mesmo nome fica ali em frente. Ao lado, está o Palácio Real e a Catedral de la Almudena, onde se casaram Felipe e Letícia, agora Rei e Rainha da Espanha. O Palácio fica aberto para visitação e você pode ver mais informações no site oficial.

Plaza de Oriente
Palácio Real
Plaza Oriente

Dica imperdível para almoço ou jantar: La Gastroteca de Santiago. Em uma pracinha ali perto, o simpático restaurante oferece pratos típicos da gastronomia espanhola revisitados. É tudo delicioso e com bom custo/benefício.

Área externa La Gastroteca
Pratos

Dia 3 – Chueca e Gran Vía

Os bairros gays costumam ser os mais animados e em Madri não podia ser diferente. Chueca é um encanto de lugar, sempre com muito movimento e onde todos são bem-vindos. O símbolo da vanguarda e tolerância. As duas ruas principais são Hortaleza e Fuencarral, esta última, fechada para carros. São inúmeras lojas, barzinhos, cafés e restaurantes. Um passeio bem agradável. Ela vai da Serrano até a Gran Vía.  Por ali, são muitas ruas estreitas que valem serem desvendadas. Há várias lojas de estilistas locais e bares alternativos.

Barzinho e rua Fuencarral
Bairro Chueca

O mercado San Antón

Também em Chueca fica o terceiro mercado gastronômico deste roteiro de três dias em Madri, o San Antón. Um antigo mercado de peixe todo restaurado e moderníssimo. São três andares com várias estações de comida e bebida. No terraço, um bar super simpático e um restaurante. Ele abre todos os dias da semana e não é tão cheio quanto o San Miguel, que fica no centro da cidade.

Mercado San Antón

Outra dica de bar de tapas em Chueca é o Lateral, uma cadeia bem legal, que oferece tapas tradicionais revisitados.

Lateral
Bar de tapas Lateral

A estação de metrô – o melhor meio de transporte em Madri, diga-se de passagem – fica na praça de Chueca, lugar bem agradável para tomar um chope enquanto se observa o movimento. O metrô é uma ótima dica para incluir no nosso roteiro de três dias em Madri.

A famosa Gran Vía

Siga pela Calle Fuencarral ou pela Calle Barquillo até à Gran Via, uma das ruas mais importantes de Madri. Certamente você vai ser lembrar da arquitetura de alguns prédios históricos, que já apareceram em vários filmes.

Pelas ruas de Madri
A arquitetura

A avenida começa na famosa Plaza de Alcalá e cruza a cidade até à Plaza de España. Nela você encontra centenas de lojas, dezenas de hotéis, bares, restaurantes, cinemas e teatros. É ali que fica o principal centro comercial de Madri.

Barzinhos e restaurantes

Vale apreciar o edifício de um dos mais novos hotéis cinco estrelas da cidade, o The Principal. O terraço é lindo e aberto para não hóspedes tomarem um drinque. O tradicional bar Museo Chicote, que já serviu até de cenário para filme de Almodóvar, é outra parada tradicional.

No terraço do The Principal
Hotel The Principal ao lado do Metropolis
Terraço

Um dos prédios mais históricos da Gran Vía é o Metropolis, de 1911 e de traços franceses. No mais, deixe-se levar pela imponente avenida e curta muito esta caminhada madrilenha. Só cuidado com a bolsa porque furtos existem em qualquer grande cidade do mundo.

Metrópolis

Espero que tenha gostado do nosso roteiro de três dias em Madri. Se tiver alguma dúvida, é só escrever para gente nos comentários.

No Parque del Retiro

E agora que você tem nas mãos seu roteiro de três dias em Madri, falta escolher o seu hotel. Dá para pesquisar e reservar com a gente. É só clicar no nomes deles aqui, que vai direto para o nosso booking.com.

Dicas de hotéis em Madri

NH – cadeia espanhola com preço de 3 estrelas,  conforto e serviço de 4 e ótimo custo-benefício. Sugiro o NH Lagasca, no bairro de Salamanca.

Fachada do NH

Hotel Único – no elegante bairro de Salamanca, um boutique 5 estrelas simpático e muito bem localizado.

Hotel Unico

Leia aqui o nosso review do hotel.

AC Retiro – simpático e sofisticado, com ambiente moderno em frente ao Parque do Retiro

Ritz Madrid – para uma hospedagem elegante um dos hotéis mais tradicionais da cidade, recém comprado pela marca Mandarin Oriental.

Fachada do hotel

Leia aqui como foi nossa hospedagem no Ritz.

Villa Magna – mais um cinco estrelas, com acesso direto ao Corte Inglês da Calle Serrano. Tradicional, mas reformado há alguns anos. Quartos confortáveis e ambiente moderno.

Fachada do Hotel

Leia nossa review do hotel.

The Principal – moderno em um prédio antigo, na esquina da Gran Vía, uma das principais em Madri.

Santo Mauro – outro da cadeia AC no bairro residencial de Chamberí. Hotel tradicional com lindos jardins e bons quartos.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Abril de 2017


Leia mais:

Os melhores hotéis da Espanha

Caminho de Santiago com conforto

Marqués de Riscal, hotel de vinho na Espanha

5 hotéis de luxo na França

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo
Marcadores: espanhamadriroteiro

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

22 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás