Brasil

Roteiro de férias em Trancoso

Publicado por
Duda Vetere

Reduto dos paulistas e mineiros, como maioria entre os turistas presentes, Trancoso se tornou a capital hippie-chic do Brasil. Então, é o destino de um público seleto, que gosta do mix natureza com gastronomia sofisticada. Além disso, a cidade tem as mais belas paisagens da Bahia. Sem dúvida, vale a pena fazer um roteiro de férias em Trancoso, claro, com todos os cuidados possíveis por conta da pandemia.

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

+Melhor hotel de Santa Teresa: Mc Gallery

Roteiro de férias em Trancoso

Logo na primeira noite fomos ao Quadrado, o centrinho gastronômico, onde fica a charmosa e pequena igreja da cidade. É lá também que estão as galerias de arte, lojas de roupa, bares e barracas de artesanato, caipirinhas, acarajé e tapioca. Aliás, é fácil se deparar com as cantoras Vanessa da Mata e Elba Ramalho andando por ali.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Igreja da cidade
Barraquinha de Tapioca no Quadrado]
Artesanato nas ruas do Quadrado

Na primeira semana de janeiro, em tempos de Covid, não se ouvia falar em festas, beach parties com DJ e outros agitos do gênero. As pessoas circulavam de máscara pela cidade, mas os restaurantes viviam lotados e só trabalhavam mediante reserva. Sendo assim, turistas que frequentam o balneário foram pegos de surpresa com as novas regras.

+Refúgio da Vila: a melhor pousada da Praia do Forte, na Bahia

Entre os beach clubs, destaque para as Pousadas Bahia Bonita e Espelho D’Agua. Os hóspedes da Bahia Bonita contavam com camas em bangalôs para banho de sol, em um ambiente altamente instagramável. Não à toa que foi a escolha de Luan Santana para o Ano Novo 2021. Além de massagem pé na areia e um exército de garçons para servir aos hóspedes, a seleção musical embalava as manhãs e tardes na praia. Drinques diversos, ceviche e porção de mini acarajé estão entre as delícias mais pedidas. Outro ponto alto da pousada é o café da manhã, servido em caixas individuais por quarto. O menu, então, é enviado sempre na véspera à noite por WhatsApp.

Pousada Bahia Bonita
O café da manhã vinha em caixas

+7 restaurantes com a cara do verão no Rio

Outros hotéis – roteiro de férias em Trancoso

Além das duas pousadas, outra opção para quem quer ter uma boa estadia em Trancoso é a Casa La Torre, localizada no Quadrado. A Etnia Trancoso e a Segredos de Trancoso também são pousadas bem legais.

Porém, o melhor hotel de Trancoso é o UXUA. Ele é discreto, elegante, sustentável e totalmente integrado com a natureza. Certamente, um dos nossos favoritos. Aliás, o restaurante do hotel também está na nossa lista de lugares para jantar.

O uxua é um charme

Onde jantar

O Uxuá conta com o melhor prato de polvo com arroz negro, de fato. Além disso, a entrada de camarões picantes ao molho rústico de tomate é outra delícia da casa.

Para quem prefere os clássicos, o Capim Santo é uma excelente pedida para a hora do jantar. Afinal, o restaurante de comida brasileira é impecável.

O Cacau segue a mesma pegada. As especialidades são, por exemplo, pecados, acarajé e carne seca. Tudo isso em meio à natureza.

+Os melhores hotéis do Brasil pelo You Must Go!

Há também os restaurantes frequentados por famosos, que valem a pena ir. Entre eles, o Cantinho Doce que conta com uma excelente moqueca da camarão e a Elba Ramalho parece gostar de lá. Já para os fãs de pizza, a Maritaca é uma ótima escolha

Com comida caseira, o restaurante Floresta fica em um seringal. Aliás, é do mesmo dono do Jacaré que serve um incrível risotto de lagosta.

O Silvana tem como especialidade os frutos do mar. Então, para quem curte essa culinária, é imperdível!

Já a Casa da Glória promete agradar aos fãs de feijoada, servida aos domingos no lugar que é bem rústico. Aliás, não deixe de pedir a caipirinha de siriguela para acompanhar.

+12 piscinas deslumbrantes de hotéis no Brasil e no mundo

Alguns passeios – roteiro de férias em Trancoso

A Bahia é um lugar onde o artesanato e a arte são bem fortes. Para quem gosta de lojas de decoração a dica é visitar a Divinos, no Quadrado. Já para os amantes da arte local, não deixe de ir na Galeria Joana Vieira.

Galeria Joana Vieira
Divinos

Há também alguns passeios pelos arredores à venda, como por exemplo, Caraíva. Nossa recomendação é a empresa Meio Kilo Trancoso Adventure.

Tati Datz curtindo Trancoso

+Top destinos de praia no Brasil para as férias

E se você adora fazer boas fotos quando viaja, o Fred Pontes é um fotógrafo badalado que conhece tudo sobre a cidade. Ou seja, ele pode te fotografar nos melhores locais.

Texto por Tati Datz, Marina Moraes e Renata Araújo.

Fotos por Tati Datz.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

11 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás