A gastronomia está sempre se reinventando: criando pratos novos a cada estação, descobrindo novos ingredientes. E os Restaurantes do Rio também não ficam para trás, sempre apresentando novidades. Nós fomos conferir algumas delas, veja só:
Neste mês, a Casa Cavé comemora 157 anos com muito sabor e tradição, com delícias passadas de geração para geração. Para quem não sabe, foi frequentada por toda intelectualidade do “high society” carioca e seus salões receberam até presidente da república como Juscelino Kubitschek.
Parada obrigatória para quem curte um almoço histórico, a dica são as regalias gastronômicas como o bacalhau, o purê de mandioquinha, doces incríveis como o pastel de Belém e um bom vinho português. Para terminar, o tradicional “Cafezinho” ou até um mais incrementado, como o Café Tricolor, café, leite condensado e espuma de leite.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 137 – Centro
Aberto desde 1991 no Leme, o restaurante tradicional italiano tem novidades no cardápio. O ambiente é pequeno, mas simpático e aconchegante. O couvert é farto, com abobrinha ao molho vinagrete, berinjela, pimentões, azeitona preta, fritadinha de ovo com legumes, cesta de pães variados e pastinhas.
Se tratando de um típico italiano, as massas não podem faltar. O tortelone de ricota com espinafre com cogumelos shiitake e o tortelone verde recheado com abóbora e molho de aspargos foram os meus preferidos. Destaque também para a paleta de cordeiro, assada por 24h, servida com o molho da própria carne e batatas assadas.
Endereço: Av. Atlântica, 514 B – Leme
Badalado em Ipanema, o restaurante Felice passou por uma breve reforma e está de cara nova. Com decoração mais moderna, na entrada já temos uma charmosa e agradável varanda. Destaque para o jardim suspenso, que ficou uma graça.
No cardápio, assinado pelo suíço Felix Opitz, também tem novidades como a batata brava com tentáculos de lula, pesto de ervas e emulsão de pimentão vermelho e quinoa com mini agrião, lascas de salmão, rabanete, manga e vinagrete de romã. Para o prato principal, a sugestão é o braseado de cordeiro com coscous de frutas secas, salada de ervas frescas e coalhada seca.
No comando do bar, Thiago Politi criou nove drinques exclusivos para a nova carta. Entre eles o Peachberry, com absolut peach, framboesa, gengibre e espuma de lichia.
Endereço: R. Gomes Carneiro, 30 – Ipanema
Aberto há pouco mais de dois meses na badalada Dias Ferreira, o Garoa é a primeira filial do bar originário da cidade espanhola de Santiago de Compostela. O ambiente e a decoração é um charme a parte: parede de tijolinho, sofá azul, poltronas e puffs de veludo.
O ponto forte do Garoa são os drinques à base de gin, ao todo são 10 marcas da bebida, feitos pelo jovem mixologista Igor Renovato. O Bozó, por exemplo, leva Gin Mare, tomilho, alecrim, tomate cereja e água tônica. No cardápio, também encontramos drinques autorais como o Papa Julls, com Bourbon, maracujá, xarope artesanal de fava de baunilha, hibisco e espuma de morango.
Em um clima aconchegante e descontraído no Planetário da Gávea, o La Nave tem uma novidade: as Quartas Navegantes. Toda noite de quarta-feira, a partir das 20h, o bar recebe um DJ e oferece um menu especial com sete opções de pratos para compartilhar.
Elaborados pelo chef Daniel Pinho, destaque para os mini medalhões de mignon em crosta crocante ao molho rôti e melaço, com creme de alho poró e chalotas caramelizadas e as lulas salteadas em alho e gengibre, com tomate assado, ervas frescas e farofa de coentro.
O cardápio das Quartas Navegantes também tem drinques para harmonizar, como a Jarra Branca, feita com saquê, xarope de hortelã, espumante, citrus, amora e jabuticaba. Ideal para dividir com os amigos!
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea
O verão termina este mês, mas na varanda mais badalada da Dias Ferreira, o menu permanece até o meio do ano. O querido chef Ronaldo Canha buscou inspirações nos clássicos da gastronomia italiana para criar novos pratos. Ao todo são sete novidades entre entradas, massas, peixe, carne e sobremesa.
De entrada, destaque para o vitelo tonnato com salada de lentilhas du Puy e torradinhas feitas na casa. O tradicional ravióli com molho de tomate agora é feito com burrata e caponata ao pesto.
Outra sugestão são os frutos do mar grelhados servidos com risoto de bisque e cúrcuma. Para finalizar, zabaione de limoncello com frutas vermelhas.
Endereço: Rua Dias Ferreira 233, Leblon
Fotos: Rodrigo Azevedo, Duda Vétere, Sergio Rio, Divulgação
Março de 2017
Leia mais:
Priority pass – como ter acesso às salas vip dos aeroportos
Hotel Campo Bahia | Onde a seleção se hospedou
5 restaurantes portugueses no Rio
Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros
Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar, promete virar point entre cariocas…
Las Majadas: sofisticado hotel perto de vinícolas no Chile, s apenas 45 minutos de Santiago…
Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…
The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…