Rio de Janeiro

Restaurantes em Ipanema: novidades e clássicos do bairro

Publicado por
Duda Vetere

O bairro carioca eternizado em uma das canções mais tocadas no mundo, além de ter uma belíssima praia, reúne ótimas opções de bares e restaurantes, para todos os estilos. Portanto, resolvemos fazer uma lista com as nossas dicas dos melhores restaurantes em Ipanema, dos clássicos aos mais recentes. Afinal, Ipanema voltou a ser um pólo gastronômico importante na Zona Sul! Está com esquinas movimentadas, com várias opções e revivendo um dos seus melhores momentos. Portanto, leia até o final e passe adiante nossas valiosas informações.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de ir para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Restaurantes em Ipanema

1 – Allma

O primeiro da lista é também o primeiro restaurante flexitariano do Rio. Ou seja, uma mistura das culinárias vegetariana e vegana, mas com uma licença poética para incluir carnes brancas. Portanto, um lugar que oferece uma comida saudável, porém, sem radicalismos e que certamente vai agradar quase todos. Além disso, o ambiente é muito agradável, com grandes janelas, bem arejado, com mesas do lado de fora.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Restaurante Allma

2 – Arp

Restaurante do charmoso hotel de mesmo nome. Sob comando da chef argentina Alejandra Maidana, o cardápio é variado com massas, carnes e frutos do mar. Além disso, o café da manhã e brunch, assim como o restaurante, são abertos para não-hóspedes. De fato, a dica é sentar na varanda para admirar a belíssima vista do Arpoador.

Parte externa do ARP, fica na beira da praia

End.: Av. Francisco Bhering, 50.

3 – Babbo Osteria

Aberto em outubro de 2021, a casa italiana é comandada pelo talentoso e estrelado chef Elia Schramm. Em seu primeiro voo solo, apresenta uma gastronomia de excelência em um ambiente super charmoso. Em um imponente casarão de quatro andares na Rua Barão da Torre, a gastronomia do Norte da Itália foi a inspiração do chef para criar o cardápio do Babbo.

Babbo

End.: Rua Barão da Torre, 632.

Boka

O restaurante descolado tem um clima descontraído, design caprichado, boa gastronomia e serviço competente. Ou seja, o pacote completo! Do mesmo grupo das sócias do premiado Sushi Leblon e Nola, o Boka tem aquele clima de bar que é a cara do Rio, ideal para um pós-praia com os amigos ou até mesmo um jantar a dois. No menu, uma comida descomplicada que, certamente, agrada a todos os paladares!

Renata Araújo no Boka
Filet mignon com risoto de parma e queijo brie
Ambiente interno do restaurante

Endereço: R. Barão da Torre, 510

Cantina da Praça

De fato, uma casa que lembra as autênticas cantinas italianas. Bandeiras, utensílios na parede e garrafas de vinhos expostas dão o ar europeu. No amplo cardápio, elaborado pelo chef Rogerio Germano, entradinhas como o ovo mollet com ragú de cogumelos e o trio de bruschettas. Já de principais, o carro-chefe são as massas frescas, feitas na casa. Quem se animar, ainda pode levar pra casa um dos pães caseiros de fermentação natural.

Cantina da Praça

End.: R. Jangadeiros, 28.

Didier

O restaurante do chef francês Didier Labbé, conta com clássicos da gastronomia francesa executados com maestria, mas sempre valorizando os ingredientes brasileiros.

Renata Araújo no restaurante do Didier em Ipanema
Renata Araújo e o chef Chef Didier Labbé

Esplanada Grill

Tradicional restaurante de carnes, com mais de 20 anos, a casa tem um farto couvert, famoso pelo seu pão de queijo, e de principais, cortes clássicos, como, por exemplo T-Bone e o costelão de boi.

End.: R. Barão da Torre, 600.

Renata Araújo no Esplanada

Ferro e Farinha

Esta é a quarta unidade do pizza bar comandado pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma (as demais são em Botafogo, Leblon e Barra). Muito mais que uma pizzaria, o Ferro e Farinha em Ipanema mantém vivo seu DNA: pizzas com massa de fermentação natural e coberturas que são verdadeiras receitas criativas. A casa também traz o primeiro forno à lenha duplex do país!

Chef Sei Shiroma e Renata Araújo

End.: Rua Maria Quitéria, 107 – Ipanema.

Gajos D’Ouro

O restaurante português em Ipanema, formado por 34 ex-funcionários do saudoso Antiquarius, que foi um marco na gastronomia carioca, se mudou para uma belíssima casa tombada de dois andares, na quadra da praia. Para começar, o tradicional couvert, com croquetes, bolinhos de bacalhau e queijo da serra derretido, não pode ficar de fora. Entre os principais, uma novidade é o Bacalhau à José Bonifácio – com postas de bacalhau em crosta de broa de milho e pistache, servido sobre queijo da Serra e purê de baroa trufado. Além disso, há também ótimos vinhos portugueses para harmonizar!

Entrada Gajos D’Ouro
Belíssima decoração!
Croquetes e bolinhos de bacalhau
Um clássico no Rio!

End.: R. Aníbal de Mendonça, 31 – Ipanema.

Gero

O restaurante que funcionou por dezoito anos na rua Aníbal de Mendonça, se mudou para o sofisticado hotel, depois de meses de obra. Então, o projeto elegantérrimo é do arquiteto Miguel Pinto Guimarães e quem assume a cozinha é o chef italiano Luigi Moressa. Com serviço impecável e comida excepcional, não poderia faltar na nossa lista de restaurantes em Ipanema.

Renata e Duda no Gero

Gero Panini

A nova casa do grupo Fasano também não poderia faltar. Considerado o melhor sanduíche de São Paulo, as especialidades, como diz o nome, são paninis, claro! Portanto, com visíveis mudanças no projeto, e ares mais jovens e informais, uma excelente opção para quem quer comer bem de forma mais despojada.

Nós, sem dúvida, adoramos conhecer o Gero Pannini

End.: R. Aníbal de Mendonça, 157.

Gurumê

Restaurante japonês que está sempre movimentado. O cardápio traz autênticos pratos nipônicos mas com um toque carioca, como, por exemplo, a pipoca de camarão com maionese apimentada.

End.: R. Aníbal de Mendonça, 132.

Jappa da Quitanda

Após o sucesso das casas do Centro e Copacabana, o restaurante chega no coração do bairro, em frente à Praça Nossa Senhora da Paz, com um projeto arrojado. Em uma casa de três andares, oferece uma gastronomia japonesa contemporânea mas descomplicada. Além disso, os drinques autorais são ótimos!

Ótimo japonês em Ipanema

End.: R. Barão da Torre, 422.

Koral

Sob liderança do premiado chef Pedro Coronha, o Koral fica em um belo casarão de dois andares, com ambiente moderno e acolhedor. No cardápio, uma mistura das culinárias nórdica, asiática e sul-americana. Portanto, espere foco em frutos do mar em pratos autorais e criativos. Com 97 lugares distribuídos em 500m2, o restaurante tem uma atmosfera clean, bem iluminada e aconchegante. Logo na entrada, passamos por um simpático bar, enquanto a cozinha aberta, certamente, aproxima o cliente.

Chhef Pedro Coronha e Renata Araújo
Fachada do Koral
Delicioso gnocchi

End: Rua Barão da Torre, 446 – Ipanema

Masserini Osteria Di Mare

Localizado no Hotel Sol Ipanema, com uma vista linda para a Praia de Ipanema, o restaurante aposta na cozinha italiana com frutos do mar. Entre os pratos, por exemplo, o Ravioli Verdi recheado com creme de burrata ao molho de tomate fresco da casa e Maiale com risoto, costela de porco cozida em baixa temperatura acompanhada de risoto de açafrão e pangrattato.

End.: Av. Vieira Souto, 320.

Maria e o Boi

No coração do bairro, o restaurante de carnes dos chefs Cristiano Lanna, Erik Nako e Luiz “Petit” destaca o boi, a grelha e acompanhamentos. Aliás, fica em uma belíssima casa.

End.: R. Maria Quitéria, 111 – 1º andar.

Mäska

De culinária contemporânea e autoral, o cardápio tem influências asiáticas, assim como, de outras partes do mundo. Além disso, o ambiente é elegante e arrojado, com cozinha aberta e um charmoso bar de drinques. No último andar, um segredo instigante: o BO.A.TO. um speakeasy, ou seja, um bar secreto, que abre a partir das 18h.

Renata Araújo no Maska

End.: R. Joana Angélica, 159.

Mercearia da Praça

Aberta em 2016, é um misto de bar, restaurante e empório com ares das típicas tascas lusitanas. No cardápio, diversas opções de tira-gostos. O bolinho de bacalhau tradicional ou recheado com queijo português Serra da Estrela, por exemplo, são algumas opções. Para adoçar o paladar, sobremesas como a Rabanada dos Sonhos, que nos remete, de fato, ao doce sonho, comum nas padarias, mas em forma de rabanada.

End.: Rua Jangadeiros, 28.

Oia

Restaurante grego do Grupo14zero3, que fica bem ao lado do Pici, que falaremos abaixo. A inspiração dos pratos são as ilhas gregas e a culinária mediterrânea. Certamente também não poderia faltar na nossa lista de restaurantes em Ipanema.

O ambiente certamente vai te transportar para a Grécia!

End.: R. Barão da Torre, 340 – A.

Pato com Laranja

Gastrobar com clima descontraído, da chef Andréa Tinoco e seu filho, Pedro Tinoco,  com mesinhas altas na calçada, torneiras de chope e uma ampla carta de drinques.

End.: R. Visc. de Pirajá, 539.

Pici Trattoria

Restaurante italiano do grupo Gitan, o mesmo do Oia, com ótimo custo benefício e ambiente aconchegante. No menu, pratos clássicos como arancini de abóbora com manteiga de sálvia e fonduta de grana padano e a porchetta com saladinha de funcho e ervas frescas, acompanhada de batatinhas assadas e alecrim. De sobremesa, peça o Canoli Alla Gianduia com creme de nutella, pralineé e sorvete de avelãs.

Porchetta do menu de verão, certamente uma boa pedida.

End.: R. Barão da Torre, 348.

Pope

A uma quadra da praia, o gastrobar conta com ambiente aconchegante, um menu com traços mediterrâneos, pratos autorais e drinques criativos.

Duda Vétere no Pope
Fetuccine Nero com camarões
Old Cuban

End.: Rua Joana Angélica, 47 – Ipanema.

Posì

Mais um restaurante do empresário Leo Rezende. Localizado na charmosa e arborizada Aníbal de Mendonça, em uma casa na esquina com a Rua Redentor, a inspiração é o badalado verão europeu com a atmosfera das disputadas Costa Amalfitana e Ilha de Capri. Nos pratos principais, há uma seleção de fresquíssimos frutos do mar e massas frescas artesanais com preparos diários.

End.: Rua Aníbal de Mendonça, 158.

Quitéria Café

Depois de 14 meses fechado, o restaurante do Hotel Ipanema Inn reabriu todo reformado. O ambiente, arrojado e aconchegante, agora é totalmente integrado ao lobby, com direito a uma simpática varanda. Do café da manhã, que pode virar um brunch, ao jantar, ele é aberto para não-hóspedes e oferece uma gastronomia brasileira contemporânea. Além disso conta com ingredientes orgânicos, de pequenos produtores, e é assinada pela chef argentina Ale Maidana.

Quitéria Café

End.: R. Maria Quitéria, 27.

Satyricon

Restaurantes tradicional do Rio, inaugurado em 1985, especializado em peixes e frutos do mar. Tem grandes salões e peixes frescos logo na entrada.

Ambiente do Satyricon

End.:  R. Barão da Torre, 192.

Spicy Fish

Restaurante asiático do restaurateur Leonardo Rezende (Pici Trattoria, L’Atelier Mimolette, etc), que fica em uma charmosa casa de quatro andares na esquina das ruas Maria Quitéria e Barão da Torre. Com ambientes inspirados em Bali, tem aquela atmosfera de ilha tropical extremamente elegante, com muitos elementos naturais. Enquanto isso, o menu oferece fusão das culinárias japonesa e coreana.

Spicy FIsh

End.: Rua Maria Quitéria, 99

Talho Capixaba

Não é restaurante, mas tomamos a liberdade de incluir. Afinal, a padaria/delicatessen mais charmosa e premiada do Rio chegou em Ipanema. Em uma bela casa de três andares, de frente para a Praça Nossa Senhora da Paz, a loja tem 170 m², com mesas no salão interno e na calçada. Entre os pães, por exemplo, são mais de 25 receitas com fornadas diárias, além de salgados, sanduíches, tortas e doces.

Certamente um ótimo lugar para tomar café da manhã em Ipanema

End.: Rua Barão da Torre, 354.

Temakeria & Cia

O restaurante japonês tem tanto a opção do menu à la carte, com combinados como, por exemplo, o Desafio do Sushiman, quanto a do rodízio, que é bem diversificado.

End.: R. Joana Angélica, 183.

Venga – restaurantes em Ipanema

O mais famoso bar de tapas do Rio, com clássicos da culinária espanhola, e ótimas opções de drinques. Foi renovado recentemente, tanto no ambiente como no cardápio. Agora conta com uma “Barra Fria” no salão, onde ficam expostos todos os pães feitos artesanalmente e também onde se preparam ostras, tartares e vinagretes. Além disso, é também uma boa dica para almoço durante a semana, com o menu executivo que inclui entrada, principal e sobremesa, a partir de R$39.

Fachada

End.: Rua Garcia d’Avila, 147.

Ízär

O novo restaurante espanhol do chef Pepe Lopéz conta com ambiente sofisticado e rústico ao mesmo tempo. A cozinha é aberta, porém há um vidro de proteção. O menu é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e vai do norte da Espanha até outras regiões do país. Ele traz releituras de receitas da clássica culinária ibérica, logicamente com diversos tapas, arroces e paellas – estes últimos, especialidades do chef. Entre as sugestões, por exemplo, Paella campera e arroz negro com pulpo. Por fim, churros madrileños e tarta de Santiago, estão entre as opções de sobremesa. 

Com o chef Pepe López
Cozinha aberta
Mapa de Santiago
Entradas típicas
Paella campera
Arroz negro com pulpo, divino!
Churros madrileños

End.: R. Barão da Torre, 538 – Ipanema.

Zazá Bistrô

A charmosa casa de dois andares comandada pelas empresárias Zazá Piereck e Preta Moyses conta com ambientes acolhedores e uma varanda aberta. O segundo andar é mais intimista e aconchegante, com mesas baixas, janelões e peças indígenas na decoração. No cardápio, uma ótima pedida é a degustação de entradas frias e quentes, variadas e bem servidas. Entre os principais, por exemplo, o pirarucu em crosta de castanha com purê de banana da terra e o arroz cremoso de pato com cebola caramelizada e curly fries. Por fim, n comando do bar, o mixologista Rausley Cler elaborou diversos drinques autorais.

+Os vencedores do Prêmio Rio Gastronomia e as novidades da 12ª edição.

End.: Rua Joana Angélica, 40 – Ipanema.

Zazá Travessa

Comandado pelas empresárias Zazá Piereck e Preta Moyses, a proposta do Zazá Bistrô Travessa, localizado na Livraria da Travessa, em Ipanema, é oferecer refeições rápidas e saudáveis, desde o café da manhã, passando pelo almoço e lanche da tarde. O menu conta com baixa utilização de óleo, 100% livre de gorduras hidrogenadas, e privilegiando ingredientes nobres, orgânicos e garimpados entre produtores locais. Portanto, há opções de tapiocas, waffles, sanduíches, ovos, saladas, pratos principais e sobremesas. Certamente uma excelente novidade!

End.: Rua Visconde de Pirajá, 572.36

Souto

O novo bistrô em plena Casa de Cultura Laura Alvim, de frente para a praia está sendo um sucesso. O renomado chef Frédéric Monnier pensou em juntar a gastronomia francesa com a brasileira e a arte; presente no lindo ambiente. Provamos ótimas entradas como, por exemplo, steak tartar e sticks de pirarucu e optamos por polvo grelhado para principal. Além disso, tem opções com carnes e saladas e, claro, ótimas sobremesas dignas de patisserie francesa.

End: Av Vieira Souto, 176

ToTo

O novo restaurante do chef Thomas Troisgros fica no coração de Ipanema, em um casarão na Praça Nossa Senhora da Paz. À frente de diversos restaurantes de sucesso, como, por exemplo, TT Burguer, CT Boucherie, e Le Blond, o ToTo é a primeira casa em que comanda sozinho. Nela, Thomas traz receitas afetivas e uma comida descomplicada, com influências culinárias de países que o próprio chef admira e sabores que ele ama. Nós já fomos conhecer e podemos afirmar que os pratos estão muito saborosos! Além disso, o ambiente é ousado e aconchegante ao mesmo tempo, com um belo bar central e a cozinha aberta. Ou seja, uma novidade daquelas em Ipanema e que você precisa conhecer!

Certamente estes lugares não poderiam faltar na nossa lista. E você, sentiu falta de algum que gosta muito? Então conta para a gente!

Março 2019. Atualizado em Fevereiro 2023.

Fotos: Renata Araújo, Rodrigo Azevedo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

22 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás