Hospedagem

Reserva Penedo – pousada em Itatiaia, no Rio de Janeiro

Publicado por
Duda Vetere

Neste momento já é possível fazer pequenas viagens de carro, com todo planejamento e segurança, para lugares perto de onde moramos. Nossa colaboradora Lu Mattos, foi até à Reserva Penedo, pousada em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Foram 170 kms de estrada e um fim-de-semana de descanso em meio à natureza, depois de mais de 100 dias trancada em casa. Perto do centro, um lugar charmoso e, portanto, ideal para passar dias em família. Aproveite para ler também reabertura de parques e áreas de lazer no Rio e quando abrem outros hotéis perto do Rio.

Um charme

Reserva Penedo – pousada em Itatiaia, no Rio de Janeiro

O destino

Parque ecológico e distrito de Itatiaia, Penedo fica localizado na região sul do Rio de Janeiro, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra. De São Paulo, são 285 quilômetros. É a única colônia finlandesa no Brasil e portanto, onde fica a “Casa do Papai Noel”, uma residência temática com decoração natalina, aberta o ano inteiro. Na Pequena Finlândia, há também lojas ao ar livre, e restaurantes. E o que mais gostei: o charmoso céu de guarda-chuvas coloridos. É um destino clássico, certamente muito procurado por casais em lua de mel e famílias. Mas também é uma viagem bem rica em passeios naturais, já que está cercada de cachoeiras, poços e montanhas.

Centrinho de Penedo

A pousada Reserva Penedo

Inaugurada em dezembro de 2010, a Reserva Penedo foi projetada com carinho pelos donos Maninho e Karine Eyng, e decorada cuidadosamente num estilo charmoso e colorido. São 28 acomodações confortáveis, variando entre apartamentos e chalés, ideais para finais de semana em família, ou em casal. Além disso, ela também tem estrutura para eventos corporativos.

O quarto

Apesar de estar bem perto do centro, a Reserva Penedo fica numa rua bem calma. Ou seja, é um recanto de tranquilidade, em meio à natureza, rodeado pela Mata Atlântica e cheio de lugarzinhos gostosos para relaxar, com redes e espreguiçadeiras, além de bicicletas para alugar.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Entrada da pousada

Então, que tal redes para relaxar?

Aconchegante demais é o espaço interno para leitura, com lareira, sofás coloridos, cozinha gourmet e adega! Portanto, ideal para as noites mais frias!

Espaço de leitura

Com lareira!

Bem estar da pousada em Itatiaia

São várias opções de lazer: para curtir nos dias quentinhos e ensolarados, tem as piscinas adulto e infantil, com espreguiçadeiras. Para as crianças, tem uma área cheia de brinquedos. Já pra galera que gosta de praticar exercícios mesmo em viagem, tem uma mini academia. Além disso, pra relaxar ainda mais, que tal uma sauna, ou piscina aquecida, ou uma massagem?

Uma das piscinas

A pousada em Itatiaia voltou a funcionar em 15 de junho, seguindo os protocolos de segurança requeridos: está trabalhando com 40% de ocupação; álcool em gel disponível nas áreas comuns; agendamento prévio para uso da piscina aquecida, academia e sauna, os quais são higienizados a cada uso.

O buffet do café tem uma proteção de acrílico

O café da manhã é dividido em dois horários, a mesa do buffet tem proteção de acrílico e os pratos são preparados pela equipe conforme pedido e entregues ao hóspede. É bem variado e delicioso: são diversas opções de pães, queijos, frios, ovos, sanduíches, bolos e tortas, além de waffles, frutas e sucos.

Café na beira da piscina

Onde comer

A maioria dos restaurantes em Penedo também já está aberta, alguns apenas de sexta à noite até domingo. Portanto, recomendo checar a disponibilidade e, se for o caso, já deixar reservado.

Jardim Secreto

Certamente o melhor restaurante de Penedo! Comida contemporânea maravilhosa e atendimento carinhoso, numa casa linda no meio da natureza. Escolhemos o Magret de Cannard (peito de pato servido com purê de baroa e molho de jabuticaba) e a fetucine Taj Mahal (com camarões e manga, ao curry e especiarias). De sobremesa, um irresistível crème brûlée.

Endereço: Av. das Três Cachoeiras, 3899 – um pouco mais afastado da pousada, uns 10 minutos de carro.

Pérgola

Culinária italiana, num ambiente rústico elegante, com bom cardápio e carta de vinhos. Costuma ter piano bar e abrir apenas para o jantar, mas está com horários diferenciados durante o relaxamento do isolamento social. Dessa vez, optamos por um prato que não está no cardápio fixo: o escondidinho de carne assada. E além disso, o melhor: fui a pé!

Endereço: Av. das Mangueiras, 1849, entre a pousada e o Centro.

Delícia!

Onde ir nos arredores de Penedo

Serrinha do Alambari – Poço das Esmeraldas

Há cerca de 25 minutos de carro, o poço das Esmeraldas, localizado no Camping Clube do Brasil, é ideal para banho e ganhou esse nome porque a água tem uma inconfundível cor de esmeralda! A estrada até o camping não é muito boa não. Portanto, se você tiver em um carro baixo como o meu, vai sofrer um pouquinho, mas é só ir bem devagar… Ao chegar no CCB, é necessário pagar uma taxa de entrada e depois é só seguir as trilhas leves até os poços.

Certamente um passeio delicioso!

Cachoeiras de Penedo

Dentro de Penedo, existem algumas cachoeiras de bem fácil acesso. Por serem “urbanas”, não são tão cristalinas e tranquilas como a de Alambari. Visitamos duas:

– a Três Cachoeiras, formada por três quedas que formam piscinas naturais. Devido à proximidade ao centro, é bastante frequentada nos finais de semana e feriados.

– a Cachoeira de Deus, a maior queda d’água de Penedo, com uns 15m de altura e um grande poço perfeito para mergulhos.

Finalmente, este foi nosso post sobre a Reserva Penedo – pousada em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Certamente durante a semana o destino fica mais tranquilo e você poderá aproveitá-lo melhor!

Texto e fotos por Lu Mattos. Agosto 2020.

A Lu é fotógrafa de eventos e turismo no Rio de Janeiro e faz passeios fotográficos pelos pontos mais bacanas da cidade.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 dia atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

4 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

7 dias atrás