You Must Stay

Reabertura dos parques e áreas de lazer no Rio

Após quatro meses fechados, o Jardim Botânico do Rio, o Parque Lage e o Parque Nacional da Tijuca reabriram nesta semana, mas com algumas restrições. O uso de máscaras e o distanciamento social, por exemplo, são obrigatórios. A retomada é gradual e dividida em fases. Lembrando que na Fase 1 da flexibilização, os parques eram autorizados somente para atividades físicas. Portanto, neste post, saiba mais sobre o que funciona na reabertura dos parques e áreas de lazer no Rio. Além disso, leia também como foi o primeiro fim de semana com restaurantes abertos no Rio, conheça o Festival Delivery Rio e documentários imperdíveis para assistir em casa.

+Onde comprar máscaras de tecido no Rio

Reabertura dos parques e áreas de lazer no Rio

Jardim Botânico

Ao todo serão quatro fases de reabertura: vermelha, mais restritiva, laranja, amarela e azul, menos restritiva. Nas duas primeiras etapas, as visitas devem ser agendadas. Após o agendamento, o visitante deve comparecer à bilheteria do Jardim Botânico para comprar os ingressos dentro do horário e dia agendados. É necessário que o pagamento dos bilhetes seja feito em dinheiro e as entradas custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

Jardim Botânico

Fase Laranja

Como a Prefeitura da cidade já flexibilizou o funcionamento de bares e restaurantes, o Jardim Botânico já reabre na segunda fase, a laranja. Nela, o acesso dos visitantes é exclusivamente pela Rua Jardim Botânico, 1008, e somente os espaços arboreto (área principal), bromeliário e cactário estão abertos para visitação. Espaços que apresentam algum grau de confinamento, como, por exemplo, museu ou estufa, permanecem fechados. A loja de souvenirs, cafés e lanchonetes e as mesas para lanches do Parque Infantil podem ser utilizadas.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

A reabertura do Jardim Botânico e Parque Nacional da Tijuca

Além disso, nessa fase, visitas guiadas a pé ou de carro elétrico estão suspensas e os bebedouros lacrados. O visitante que necessitar do uso de cadeira de rodas, deve entrar em contato pelo e-mail (cvis@jbrj.gov.br) ou pelos telefones (21) 3874-1808 / 3874-1214 para a reserva. Tanto a cadeira de rodas quanto os banheiros são higienizados após o uso.

Novidades no Jardim Botânico

Os visitantes poderão aproveitar duas novidades na reabertura: a nova Trilha da Mata Atlântica e as placas das famílias botânicas. A trilha, que já havia sido inaugurada virtualmente no Dia da Mata Atlântica (27/05), passa por 27 espécies do bioma, como pau-brasil (Paubrasilia echinata), pitangueira (Eugenia uniflora) e ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus) que fazem parte do Jardim.

Já as placas das famílias botânicas se constituem por fotos e informações, como nomes populares mais conhecidos, características mais marcantes e mapa de cultivo dentro do Jardim, sobre as sete famílias mais representativas do Jardim Botânico e que se destacam na flora brasileira: Araceae, Arecaceae, Bignoniaceae, Moraceae, Malvaceae, Fabaceae e Myrtaceae.

Todas as fases

O Jardim Botânico não possui previsão em relação às mudanças de fase, mas como o acompanhamento é diário, o local pode regredir ou avançar uma etapa a qualquer momento.

Entretanto, o que não muda de uma fase para outra são as medidas necessárias que precisam ser respeitadas. Em todas as quatro etapas, os visitantes, ao transitar pelo Jardim, são obrigados a usar máscaras e higienizar as mãos antes e depois de cada atividade. Bem como, obedecer ao distanciamento recomendado de dois metros por pessoa e atenção à etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro.

Parque Nacional da Tijuca

Com a campanha “Movimente-se, obedeça as regras de reabertura e não fique parado no Parque!”, neste primeiro momento, a reabertura foca na prática de atividades físicas ao ar livre nas trilhas e vias públicas das dependências do Parque, mas aglomerações não são permitidas. Sendo assim, locais em que naturalmente há concentração de pessoas, como os mirantes do Corcovado, Dona Marta e Vista Chinesa, cachoeiras, duchas, rios, lagoas e lagos, permanecem fechados.

Vista do Mirante Dona Marta

Embora as atividades ao ar livre estejam permitidas, é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre as pessoas. As atividades esportivas feitas em grupos não podem ultrapassar de dez participantes. Além disso, desde que todos cumpram as medidas necessárias, está autorizado o acesso e a prática de voo livre na Pedra Bonita.

O Parque Lage, localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, também reabre, mas áreas de convivência e concentração de pessoas permanecem interditadas. O casarão do Parque Lage, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV), não reabre para as atividades. Contudo, conforme autorizado pela Prefeitura, bares, cafés, lojas e restaurantes voltam a operar.

Por Manuella Cavalcanti. Julho 2020.

Fotos: Fernanda Fehring, Renata Aráujo

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Boas vindas ao Talho Capixaba em Ipanema

Boas vindas ao Talho Capixaba em Ipanema. Ele fica em uma bela casa de três…

2 horas atrás

Waldorf Astoria, novo hotel de luxo em Beverly Hills

Waldorf Astoria, novo hotel de luxo em Beverly Hills. Com vistas de tirar o fôlego…

1 dia atrás

Exposição do Andy Warhol no Museu do Brooklyn, em Nova York

Exposição do Andy Warhol no Museu do Brooklyn, em Nova York. Até 19 de junho,…

2 dias atrás

Personalidades e chefs revelam lugares e restaurantes preferidos no aniversário de São Paulo

Personalidades e chefs revelam lugares e restaurantes preferidos no aniversário de São Paulo. A maior…

3 dias atrás

Seguro de viagem cobre isolamento em caso positivo para COVID-19

Seguro de viagem cobre isolamento em caso positivo para COVID-19. é indispensável contratar um seguro…

4 dias atrás

7 séries para viajar sem sair de casa

7 séries para viajar sem sair de casa. Eis aqui uma seleção variada de tramas…

5 dias atrás