Categorias: Brasil Gastronomia

Primeiro Guia Michelin RJ & SP

Publicado por
Duda Vetere

Certamente uma data histórica para a gastronomia brasileira! No dia 9 de março no Palácio da Cidade, em Botafogo, foi celebrado o Lançamento do Primeiro Guia Michelin RJ & SP 2015, e também o primeiro da América Latina. É a confirmação de que os restaurantes brasileiros ganharam lugar de destaque no cenário gastronômico mundial. E também de que o Brasil ganhou tamanha importância nos últimos anos, que foi merecedor de um guia dedicado a ele.

Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Lançamento do Primeiro Guia Michelin RJ & SP 2015

Países como o Peru, que tem em Lima sua grande referência culinária reconhecida mundialmente, ainda não tem uma versão do Guia Michelin. Portanto, isso mostra que o Brasil ter sido escolhido é um grande feito. Representa o reconhecimento dos restaurantes e também de todo investimento que tem sido feito aqui nos últimos anos por parte de estrangeiros. Sobretudo, os franceses que estão marcando forte presença no Rio de Janeiro. A festa reuniu as principais personalidades da gastronomia carioca, onde foi oferecido um elegante coquetel, digno de uma comemoração do guia francês. Certamente uma noite emocionante!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Top 10 atrações no Centro do Rio

As regras

Os executivos da bíblia da gastronomia explicaram qual a metodologia do guia ao classificar os restaurantes. Além disso, são levadas em conta as tendências da gastronomia brasileira. Para uma seleção tão criteriosa como essa, os inspetores frequentam os restaurantes de forma anônima mais de uma vez. Eles também avaliam a qualidade dos ingredientes, o cozimento, a regularidade no padrão e a criatividade dos chefs, por exemplo.

+Novo bar em Ipanema: Garoa Lounge

 

As visitas

Apesar de ser uma visita anônima, os restaurantes percebem quando algum crítico gastronômico frequenta a casa. Foi o que aconteceu com o premiado Le PréCatelan, restaurante excepcional instalado no então Sofitel Copacabana. O chef Roland Villard ouviu boatos de que um inspetor Michelin havia jantado lá, e ficou na expectativa durantes meses. O resultado veio em forma de estrela: uma conquistada no Guia Michelin.

+Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio

Os restaurantes

Junto com ele, o francês Olympe de Claude e Thomas Troigros, o restaurante de Roberta Sudbrack, o Oro de Felipe Bronze, todos presentes no evento, receberam uma estrela no guia. E também o Mee, localizado no Copacabana Palace, e o Lasai, de Rafael Costa e Silva, foram agraciados com uma estrela. Ganhar uma estrela do Michelin não é tarefa fácil. No Brasil, nenhum restaurante ganhou a cotação máxima das três estrelinhas. O que chegou mais perto foi o premiado D.O.M, de Alex Atala, localizado em São Paulo. Ainda na capital paulista, o Fasano também ganhou reconhecimento com uma estrela. Além disso, o ítalo-caipira Attimo, denominado assim pelo próprio chef Jefferson Rueda, também tem agora uma estrela no guia.

+Inauguração oficial da Le Cordon Bleu no Rio

O Guia

O Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2015 tem 304 páginas com 188 estabelecimentos, sendo 43 hotéis e 145 restaurantes. Os demais restaurantes indicados são o que o guia classifica como Bib Gourmand.  Nesta categoria, é possível encontrar uma excelente cozinha com cardápios completos e uma boa relação custo benefício.

Referência desde 1900, quando foi criado, o guia ajuda amantes da gastronomia e viajantes. Ele   surgiu inicialmente para motoristas em viagens pelas estradas da França.   Desde então, evoluiu e passou a ser o livrinho de consulta de turistas no mundo inteiro. Portanto, o intuito é ajudar os viajantes a buscarem desde uma indicação para uma refeição agradável num bom restaurante, a estabelecimentos escolhidos a dedo para comemoração de alguma data especial.

+Posi, novo restaurante italiano em Ipanema

Conclusão

A responsabilidade de ter uma estrela é grande, para alguns pode até ser considerado um fardo. Agora vamos ver como esses restaurantes selecionados se comportarão. Se irão conseguir manter a classificação e até mesmo superar o grau de excelência conquistado, de forma a continuar presentes nas próximas edições, por exemplo. Afinal, perder uma estrela do Guia Michelin certamente pode ser muito pior do que nunca chegar a conquistá-la!

+7 restaurantes de São Paulo no Rio

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros

Abril de 2015.

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás