Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Último grande evento do ano: o Prêmio de Gastronomia da Revista Época aconteceu no Espaço Cultural Furnas, em Botaofogo, e premiou os Melhores do Rio, divididos em três categorias: Restaurantes, Bares e Guloseimas. A edição especial, nas bancas esta semana, traz 150 endereços para os amantes da boa mesa se esbaldarem.

Foi um evento organizado, ágil e agradável. A premiação aconteceu em um auditório e fez com que todos tivessem uma boa visibilidade dos ganhadores.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Entre os 28 jurados: jornalistas, apreciadores da boa gastronomia, chefs e gourmands amadores. Tive o prazer de participar desta votação, no quesito Guloseimas e me esforcei ao máximo para escolher as melhores do Rio, tarefa nada fácil.

Então, vamos aos resultados:

As Melhores Guloseimas do Rio

O melhor bolo ficou com o Café Sorelle, em Botafogo e o melhor café da manhã – o que já vem sendo uma barbada – foi para o Empório Jardim, lugar simpaticíssimo no Jardim Botânico, que serve um café farto a qualquer hora do dia. Para ler o post completo sobre este café da manhã clique aqui.

O prêmio de melhor sorvete foi para a Vero, gelateria italiana em Ipanema que oferece diversos sabores de gelatos e sorbets. Saiba mais aqui.

Quem ganhou o prêmio de melhor chocolate foi o Q/Aquim melhor doce ficou com a Boulangerie Guerin, sob o comando do pâtissier Dominique Guerin. S.P.A Pane, que vem chamando a atenção dos cariocas,  foi consagrado como o melhor pão do Rio. Você pode conhecer a história do Marcus Cerutti e seus pães artesanais, que são vendidos em uma loja de conveniência em um posto de Gasolina, na Lagoa, clicando aqui.

Difícil decidir qual  o melhor suco do Rio, entre tantas opções gostosas, mas quem venceu foi a tradicional Bibi Sucos, com várias lojas espalhadas pela cidade.

Impossível morar no Rio e nunca ter ido no Boteco Chico e Alaíde, o campeão em salgados, no Leblon. Chico, que já trabalhou no tradicional Bracarense, abriu seu próprio bar que é sucesso absoluto e vende quitutes e bolinhos deliciosos.

Os Melhores Bares do Rio

Se uma coisa que carioca sabe cultuar é boteco. Desnecessário dizer que é aqui que ficam os melhores do Brasil e que traduzem a alma da cidade. Point das mais divertidas saideiras da cidade, o Galeto Sat’s, em Copacabana,  ganhou a melhor carta de cachaças. Já a melhor carta de drinques ficou com o Bar d’Hotel, no Marina All Suites, lugar que adoramos, sob o comando da chef Lydia Gonzales e do barman Tai Barbin. Para ler mais sobre este bar/restaurante sofisticado e aconchegante, clique aqui.

O Meza Bar, que completou sete anos no dia do evento e recebeu alguns dos ganhadores para uma comemoração dupla, levou o prêmio de melhor gastropub, merecidíssimo, aliás, já que ali são servidos deliciosos petiscos e o ambiente é muito agradável. Você pode ler mais sobre Meza aqui.

Os Melhores Restaurantes do Rio

A gastronomia carioca vive um momento de reinvenção, onde grandes talentos de uma nova geração se afirmam a cada dia. São várias as alternativas de qualidade, para todo tipo de público. O melhor restaurante asiático do Rio, segundo a revista Época é o Mee, no Copacabana Palace. Com um cardápio pan-asiático que passa pela China, Japão, Vietnã, Cingapura e Tailândia, o Mee tem ambiente elegante e é comandado pelo chef americano de origem chinesa Ken Hom. Para ler mais sobre este restaurante que a gente adora, clique aqui.

O charmoso Bazzar, em Ipanema, levou o prêmio de melhor restaurante brasileiro. A dupla Cristiana Beltrão e Claudio de Freitas tentam sempre inovar, buscando referências em viagens, mas sem deixar de lado o tempero brasileiro. O tradicional Esplanada Grill, foi premiado no quesito melhor carne e o melhor churrasco ficou com a Palace, em Copacabana, restaurante ideal para quem gosta de fartura e variedade, já que o rodízio inclui, além dos cortes de carne,  frutos do mar, comida japonesa e uma seleção de peixes. Você pode ler mais sobre a Palace aqui.

O Aprazível, restaurante em Santa Teresa, com uma das melhores vistas da cidade, recebeu o prêmio de melhor carta de vinhos, mas vale lembrar que a comida essencialmente brasileira também é deliciosa. E o restaurante agora também tem sua própria cerveja. Clique aqui para ler mais sobre o Aprazível.

A melhor cozinha contemporânea ficou com o Iraja Gastrô, do competente Pedro de Artagão, que também levou o prêmio de chef do ano.

Brasserie Lapeyre foi nomeado o melhor restaurante francês do Rio, sob o comando do chef Ricardo Lapeyre (clique aqui para ler mais) e o melhor italiano ficou com o Gero.

A Bráz ganhou o prêmio de melhor pizzaria da cidade e o melhor japonês foi o Naga, no shopping Village Mall. Finalmente, o melhor restaurante do ano foi para o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, que vem fazendo um trabalho criativo de altíssimo nível. Para saber mais, clique aqui.

Todos os ganhadores em breve nas bancas e no site da Revista Época.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo, Christian Rodrigues e Divulgação

Dezembro de 2015.

Leia mais:

Novo cardápio de verão do Quadrucci

Onde fazer confraternizações de fim de ano

Sugestões de presente gourmet para o Natal

Os melhores bares do Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Uma homenagem aos musicais da Broadway

Com a reabertura está prevista para 30 de maio, os musicais da Broadway estão fazendo…

2 horas atrás

10 atrações com crianças no Rio

Listamos algumas atrações com crianças no Rio para que você possa levar os pequenos para…

1 dia atrás

Pratos e drinques para o verão paulista

Já que a estação mais quente do ano chegou com força, vamos dar dicas de…

2 dias atrás

5 peças online imperdíveis

Listamos 5 peças online imperdíveis para quem está com saudade de viver a experiência cênica.…

3 dias atrás

7 spas de hotéis no Rio para relaxar

Os spas dos hotéis no Rio são uma ótima opção para fazer tratamentos e relaxar.…

4 dias atrás

18 Drinques para refrescar o verão no Rio

Drinks para o verão no Rio. Afinal, eles são bem gostosos e ajudam a matar…

5 dias atrás