Você já ouviu falar de Paracas, no Peru? Provavelmente não. Quando pensamos neste país da América do Sul, logo nos vem à cabeça Cusco e Machu Picchu, mas o destino certamente tem muito mais a oferecer. Como, por exemplo, o seu belíssimo litoral! Sim, as praias no Peru podem surpreender. Com uma extensão de aproximadamente 2.400 km ao longo do Oceano Pacífico, o litoral peruano é caracterizado por suas praias, falésias, desertos e vales férteis. Além disso, também é rico em história e cultura, com vestígios de antigas civilizações como os Incas, Moche, Nazca e Chimu. E a 250 km de Lima, cerca de 4 horas de carro, está Paracas, conhecida principalmente pela Reserva Nacional de Paracas, uma área protegida de 335 mil hectares que abriga uma grande diversidade de fauna e flora, além de paisagens deslumbrantes.
É lá também que ficam as famosas Ilhas Ballestas, carinhosamente apelidada de “Pequena Galápagos Peruana’’. Para aproveitar a região com todo conforto, a dica é se hospedar no Hotel Paracas, um verdadeiro óasis que faz parte da marca Luxury Collection da Marriott, conhecida por oferecer experiências de hospedagem sofisticadas e exclusivas. Portanto, continue lendo este post para descobrir todas as belezas do litoral em Paracas!
Aliás, se você tem planos de viajar para o Peru, não esqueça de reservar o seu hotel com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.
O destino, rico em história, arqueologia e natureza, é famoso por sua antiga civilização, que prosperou na região entre 800 a.C. e 100 d.C. O povo Paracas deixou para trás impressionantes artefatos arqueológicos, que podem ser vistos no Museu de Paracas, e também pelas estradas. A cidade conta com belas praias dentro da Reserva Nacional, como, por exemplo, a Playa Roja, de areia vermelha, e a Playa La Mina, de água cristalina.
Mas certamente a principal atração de Paracas são as Ilhas Ballestas. A cerca de 30km da costa, o pequeno arquipélago composto por três ilhas principais e várias rochas vulcânicas menores, formam uma paisagem árida, mas com mais de 200 espécies de aves. Podemos avistar pinguins de Humboldt, cormorões, pelicanos, gaivotas e até leões marinhos descansando nas rochas. Dependendo da época do ano, e com alguma sorte, é possível ver também golfinhos e baleias. Certamente um show da natureza!
Durante o passeio, é possível ver também a misteriosa figura do candelabro, um geóglifo que é um dos símbolos da região. Existem várias teorias que tentam explicar a origem do candelabro, sendo a mais provável que ele tenha sido criado pela antiga civilização Paracas.
Portanto, além das Ilhas Ballestas, outra atração imperdível em Paracas é fazer um passeio pela Reserva, que oferece diversos mirantes e praias com vistas impressionantes. Há também as Linhas de Nazca, geóglifos que foram declarados Patrimônio Cultural da Humanidade, e alguns têm até formatos definidos como de Beija-flor e Macaco.
Aproveite para ler também:
Realmente é de cair o queixo o contraste entre o deserto árido da Reserva e os tons de azul do Oceano Pacífico, e o Hotel Paracas fica bem de frente para este cenário paradisíaco. O resort oferece todo o conforto e estrutura necessária para quem quer desbravar a região do litoral peruano, mas também ter momentos de ócio à beira mar. São 120 quartos espalhados pela propriedade, de frente para o jardim ou para o mar, e separados por vilas e um paisagismo muito bem cuidados.
Muito espaçosos e confortáveis, os quartos são modernos e têm revestimentos de parede de bambu, tecidos geométricos e outras decorações pré-incas. O meu, da categoria Deluxe Guest, tinha 48 metros quadrados e vista para o mar e jardim. Além da cama king size, havia uma área de estar com sofá, mesa de trabalho com cadeira, smart TV, frigobar, armário com roupão e chinelos. Já o banheiro, igualmente amplo, tinha duas pias, banheira, espelho enorme (amo!), amenities Byredo e ótimo chuveiro.
O hotel conta com duas piscinas, a principal e a família, cercadas de espreguiçadeiras, além de algumas também na praia, onde os hóspedes podem praticar esportes aquáticos como, por exemplo, caiaque e catamarã. Ah, fica a dica: o pôr do sol visto na praia é belíssimo!
Outras atividades como bicicletas, quadra de beach tennis e kids club estão à disposição, assim como passeios fora do hotel, para as Ilhas Ballestas. O resort tem um deck privativo, de onde saem os barcos, mais exclusivos, com capacidade para 20 pessoas. Há também um grande spa com piscinas de hidroterapia, salas de tratamento, chuveiros de aromaterapia, saunas, além de uma academia espaçosa.
Ao todo o Hotel Paracas, a Luxury Collection, conta com três restaurantes e dois bares, sendo o Ballestas o principal deles, aberto do café da manhã ao jantar, inspirado na tradição culinária mediterrânea e local. O café, aliás, é bem farto e variado, com opções tanto no buffet como à la carte. No almoço, o ceviche e o arroz de mariscos são ótimas escolhas. Ao lado do Ballestas fica a La Trattoria, mais descontraída, e com opções de massas e pizzas artesanais.
Enquanto isso, o Chalana é o restaurante que fica no píer do hotel, e oferece os peixes e frutos do mar mais frescos da região. Ou seja, todos os dias, pela manhã, o chef elabora o menu de acordo com os insumos fornecidos pelos pescadores locais.
Certamente o Peru é um país repleto de atrações imperdíveis, que encantam a todos, e o litoral vale a pena ser explorado, com suas paisagens deslumbrantes, praias de beleza única e uma rica herança cultural!
A jornalista viajou a convite do Marriott Hotels e conectada com O Meu Chip.
Por Duda Vétere. Setembro de 2024.
Fotos: Duda Vétere e Divulgação
Primeiro estabelecimento do gênero no país, o restaurante de sobremesas em São Paulo tem uma…
A essência do boteco carioca está presente no Tijolada, o novo bar em Ipanema do…
Os 50 anos do Sheraton Grand Rio, clássico hotel de luxo no Leblon. Que honra…
Casa Lucia: hotel boutique de luxo na Recoleta, em Buenos Aires. No bairro mais elegante…
Dinastia Troisgros: A família mais famosa da gastronomia brasileira. Com certeza você já ouviu falar…
O estrelado chef realiza a primeira edição do seu evento autoral ''No Fogo com Bronze''.…