Fiquei encantada com Porto Rico, um tesouro em meio ao Caribe.
A primeira vez no Caribe a gente nunca esquece. Há alguns dias fiz a minha viagem de estreia a essa região que atrai turistas em busca de praias paradisíacas, águas incrivelmente claras e calmas e, claro, o sol que brilha praticamente todos os dias. Puro ouro que reluz na alma de piratas viajantes!
O destino no caso foi Porto Rico. Aliás, ali mesmo foi rodado o filme “Piratas do Caribe 4, Navegando em Águas Misteriosas”, mais especificamente na praia de Fajardo.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Quer sentir na pele (dourada) os prazeres dessa ilha que, garanto, vão muito além de Rick Martin, Menudos ou Benício del Toro? Então prepare o espírito (e a mala, de preferência) e se lance no baú de dicas e sugestões que preparei pra vocês: um verdadeiro tesouro!
Em San Juan, capital de Porto Rico, existem os mais variados estilos de hotéis. Desde o clássico Hilton, o chique Wanderwild, o descolado El Convento, o luxuoso e novíssimo Ritz… Mas minha dica é o hotel boutique San Juan Water Club Beach Hotel. Ele fica na região de Isla Verde, uma das melhores da cidade, inclusive pra quem quer pegar uma praia urbana. A estadia também vale pelos detalhes que fazem a diferença. Quartos confortáveis, os gostosos pratos do restaurante Zest e o terraço perfeito para curtir a paisagem. “Chévere” (ou seja cool), como eles dizem lá…
Uma vez (bem) instalada, hora de partir para o que interessa. Pra conhecer o crème de la crème entre as praias de Porto Rico vale alugar o próprio barco ou pegar um catamarã na Vila Marina, região de Fajardo, cerca de uma hora de carro partindo de San Juan, a capital de Porto Rico.
Também é possível fazer esse trecho voando de avião de San Juan a Ceiba. O destino é a Ilha de Culebra onde estão as imperdíveis praias Luis Peña e Flamenco, essa considerada uma das mais bonitas do mundo! Areia branquinha, mar de um azul impressionante e gaivotas sobrevoando o céu. Impossível não esfregar os olhos pra ter mesmo a certeza de que não é miragem… E não é!
Saiba que este pedaço do Caribe é parte dos Estados Unidos, portanto, vale a pena gastar seus dólares em compras por aqui. Uma opção é seguir para o Puerto Rico Premium Outlets, na cidade de Barceloneta, há uma hora de San Juan. O esquema por lá é como em Miami ou Orlando, por exemplo. É possível comprar em 90 lojas de grandes marcas, como Michael Kors, Nike e Kenneth Cole a precinhos de en-lou-que-cer!
Já em San Juan, a Avenida Ashford, no elegante bairro de Condado, é o endereço da sofisticação. Em menos de 100 metros você vai encontrar algumas das marcas mais cobiçadas do mundo: Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Cartier, Gucci. Resista, se puder…
Neste mesmo trecho da Avenida Ashford fica um dos restaurantes mais bacanas de San Juan. O Budatai tem influência da Latin Asian Fusion, em ambiente oriental e com uma bela vista para a praça Ventana Al Mar, onde acontece o tradicional festival de Jazz, todo último domingo do mês.
Entre as deliciosas opções do cardápio, sem dúvida, prove o delicado Herame, sashimi de peixo branco com redução de coco, alho torrado e gergelim.
Mais uma opção interessante de restaurante é o Richies Café, que fica junto a Las Picuas, uma vila de pescadores. Para tomar uma sangria local e comer apreciando a bela vista do mar e da cidade de Rio Grande. Vale experimentar o arroz feito com abacaxi e camarões, servido na própria fruta.
E o restaurante El Parrot, em Old San Juan, é uma boa opção para conhecer a culinária tradicional de Porto Rico. O prato típico da ilha tem nome estranho mas é gostoso. O mofongo é feito com banana frita amassada em pilão com especiarias, recheado com carne, camarão ou lagosta, de acordo com o gosto do cliente. Aqui é servido com molho de alho e pimenta.
Porto Rico é um estado livre associado aos Estados Unidos, ou seja, é território norte-americano, mas tem leis e governo próprios. Costumo dizer: para conhecer um destino vá aos museus das cidades em que estiver. Old San Juan, ou Viejo San Juan, fundada em 1520, é a segunda cidade mais antiga do hemisfério oeste, depois de Santo Domingo. Patrimônio Mundial da Unesco é, sem dúvida alguma, um dos mais encantadores museus a céu aberto que já visitei.
Um charme com suas casinhas coloridas, igrejas de séculos atrás, cafés, lojas e ruas de paralelepípedos azuis, únicos no mundo, trazidos pelos espanhóis, no século XVI. Vale reservar um dia inteiro pra explorar a história e tomar um banho de cultura.
Pra começar, entre no Capitólio, uma réplica do Capitólio dos Estados Unidos. O belo prédio, construído em parte com mármore italiano, concentra o Senado e guarda a constituição local. Na saída observe a estátua de San Juan Bautista (São João Batista), padroeiro da cidade.
Os fortes históricos mostram a importância estratégica do mar que banha Porto Rico (Oceano Atlântico de um lado e Mar do Caribe de outro) e conta a história de tantas batalhas entre espanhóis, belgas, norte-americanos…. Não deixe de visitar o Castillo de San Cristóbal, também Patrimônio da Unesco.
Construído entre 1634 e 1790 é a maior fortificação erguida pelos espanhóis no Novo Mundo, local onde foram dados os primeiros tiros de canhões na Guerra Hispano-Americana. De lá a vista panorâmica tira o fôlego e fecha a viagem com chave de ouro!
Por Carla Fiorito
Fotos: Carla Fiorito
Links:
Leia mais:
Uma das praias mais famosas de St Barth
Jumby Bay – Uma ilha para chamar de sua
A paradisíaca ilha de Barbados
Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental. Arquipelago, a 5km de Ipanema, agora faz…
No dia do churrasco, o YMG te dá opções de onde comer a melhor carne…
Na coluna You Must Feel! a psicóloga, Daniela Faertes, fala sobre os benefícios da viagem…
Os 100 anos do Nº5, icônico perfume da Chanel. Confira a primeira coluna de Paris…
Drinques com gin para fazer em casa. Aos amantes das bebidas, vale a pena se…
No Dia Nacional da Botânica, listamos alguns dos hotéis eco-friendly no Rio e SP. Afinal,…