O setor do turismo foi o mais afetado nesta pandemia. Resolvemos então, conversar com o diretor comercial da American Airlines para a América do Sul, Dilson Verçosa. Durante o episódio 9 do nosso Podcast de Viagem, ele  contou como andam as Operações da American Airlines no Brasil e também falou sobre as mudanças durante os voos. Primeiro funcionário da cia no Brasil, contratado em 1990, Dilson Verçosa tem 44 anos de carreira na indústria do turismo. O papo rendeu tanto que vamos dividir em dois posts por aqui! Aproveite para ler também sobre os países abertos aos brasileiros e quando abrem os hotéis perto do Rio.

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Operações da American Airlines no Brasil

Dilson Verçosa

Pandemia: operações da American Airlines no Brasil

  • Você acompanhou e contribuiu para o crescimento da American. Como ela era antes e como você a vê hoje?

Fui o primeiro funcionário a ser contratado, em 1990. Na época em que comecei na cia americana, eram apenas 26 funcionários e agora temos quase 600 brasileiros ao todo, no país.

  • Quais foram os momentos mais prazerosos e os mais difíceis, nesta trajetória?

A balança tende sempre para o mais prazeroso, mas claro que passamos por situações complicadas, como por exemplo, do 11 de setembro. Outro período turbulento foi o do charter 11, quando entramos na concordata dentro dos EUA. Depois disso, várias crises ao longo dos anos, como por exemplo, a gripe aviária na Ásia, que derrubou o tráfego aéreo. E esta última, que a gente briga com um inimigo que conhecemos muito pouco e o no que ela mais difere do 11 de setembro. Outro momento difícil foi o acidente com uma das nossas aeronaves, na Colômbia. Agora, momentos felizes foram inúmeros, senão, eu não estaria há 30 anos na cia. O mais bacana de tudo isso é ver que tudo aquilo que você plantou, você criou um plano de sucessão muita gente jovem, um legado por muitos anos.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

operações da american airlines no brasil

  • Como estão as operações da American Airlines no Brasil neste momento? São quantos voos por semana entre os dois países?

É até triste dizer isso. Para quem já operou 118 voos por semana, agora estamos operando só quatro! Eles recomeçaram  em agosto. Em julho estávamos operando apenas cargueiros, entre São Paulo e Miami e agora, no mês de Agosto, estamos começando a retomada dos voos de São Paulo para Miami. A previsão de retomada é para final de outubro, mas esta decisão é avaliada sistematicamente porque a procura ainda é muito pequena.

+Comissários contam como será o trabalho pós Covid-19

operações da american airlines no brasil

  • Neste momento, nós brasileiros não podemos entrar nos EUA. Quem pode viajar? Americanos e brasileiros residentes?

Exatamente. Só que tem residência, greencard, quem é casado com americano (a), enquanto do lado inverso, a saída de americanos foi facilitada.  Ao mesmo tempo, o próprio departamento de estado americano, coloca um travel policy de não viajar para a América Latina de maneira geral. Portanto, você trabalha hoje com um grupo muito restrito de passageiros. Em sua maioria, residentes, brasileiros com imóveis que tenham o greencard, estudantes, ou seja, um mercado muito pequeno. E não sabemos quando os EUA suspenderão essa proibição de entrada de brasileiros.

  • Está sendo um verão inusitado nos EUA, até porque, quem sai tem que ficar em quarentena na volta. Além das operações da American Airlines no Brasil, como está a rota nos outros países?

É um ano para se riscar do calendário. Para se ter uma ideia de como mudaram as coisas, a AA operava em torno de sete mil voos diários em todo mundo e hoje estamos em 1800 a 1900, em sua grande maioria, dentro dos EUA. Sendo que, os passageiros são, quase todos, profissionais de saúde e estudantes, por exemplo, além de viagens familiares.

+10 cidades românticas nos EUA

  • Além das medidas de higienização, o que mudou durante os voos?

Dentro do avião é obrigatório o uso de máscaras e há álcool em gel para todos os lados. O serviço de bordo continua mas ele é servido de uma só vez, independente da classe que você viaja. Portanto, passageiros da classe executiva notam a diferença, já que não há mais a sequência de serviço. Assim é para voos com até 4h30 de duração. Enquanto isso, nos voos mais curtos não há serviço de bordo. Você recebe uma sacola com um lanchinho na entrada. Se quiser beber água, é necessário chamar o tripulante. Além disso, estávamos bloqueando os assentos do meio nos voos domésticos e permitindo também, que no ato do check in ou no portão, os agentes possam fazer a modificação dos assentos na hora.

Entretanto, como os voos não tem ficado cheios, não tem havido necessidade disso.  O embarque e desembarque são mais demorados, porque agora é por fileira. Nos aeroportos é que vemos mais mudanças, como por exemplo, as proteções de acrílico na hora do check in, que separam o agente do passageiro. Além disso, é grande o esforço para que o processo todo seja o mais automatizado possível e haja menos contato com os funcionários.

+ Viagem de avião de Veneza a Paris durante a retomada

Durante a noite, quando o avião está em solo é feita uma limpeza maior. Mas vale lembrar que essa higienização toda já era feita antes pelas empresas aéreas, já tínhamos esse sistema de filtragem do ar da aeronave de dois a quatro minutos. Isso só não era amplamente divulgado antes como agora. E certamente isso será um diferencial na hora do passageiro escolher em qual cia voar.

 

Voos American Airlines depois da Covid-19

Business da AA

Escute a entrevista na íntegra e aproveite para se inscrever no nosso podcast, disponível na Apple e no Spotify.

Por Renata Araújo. Agosto 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.