Não se fala em outra coisa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma Pandemia de Coronavírus, e para os viajantes, esta situação certamente muda todos os planos. Com o surgimento de casos em novos países e o rápido alastramento do número de infectados, surge a pergunta: cancelar ou não a viagem? Em Nova York, por exemplo, todos os espetáculos da Broadway foram cancelados por um mês. Os parques da Disneyland na Califórnia e da Walt Disney World, em Orlando, foram fechados. Em Madri, os principais museus estão fechados. O presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu todos os vôos da Europa para o país.
+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.
+5 programas do Netflix passados em Israel
Portanto, será que vale a pena arriscar? Nós acreditamos que se sua viagem for nos meses de março e abril, é melhor cancelar ou adiar, caso você tenha disponibilidade. Se for nos meses de maio, junho, em diante, considere esperar um pouco. Saiba neste post como as companhias aéreas, hotéis e seguro viagem estão se posicionando quanto a esta pandemia de Coronavírus.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
O Ministério Público Federal emitiu recomendação à Anac para que a agência assegure aos clientes de empresas aéreas o direito de cancelar passagens a destinos atingidos pelo novo coronavírus sem a cobrança de taxas e multas. Portanto, passagens compradas até 9 de março com partida de aeroportos do Brasil teriam direito a ressarcimento ou a remarcação da viagem no prazo de até 12 meses.
A Latam, por exemplo, declarou que passageiros com viagens marcadas até 16 de abril entre São Paulo e Milão podem remarcar ou pedir o reembolso completo da passagem. Já a Azul declarou que passageiros com viagens marcadas até 16 de abril entre São Paulo e Milão podem remarcar ou pedir o reembolso completo da passagem.
A companhia holandesa KLM garantiu que o cliente pode alterar sua reserva sem nenhum custo extra, independentemente do destino. Caso a tarifa seja maior, é preciso pagar apenas a diferença. Enquanto isso, a TAP também garante o reagendamento do voo sem o pagamento da taxa de alteração associada, em bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020. A alteração gratuita terá que ser solicitada com uma antecedência de 21 dias (exceto EUA, Itália, Angola e Israel), em relação à da data do primeiro voo, e é aplicável a todas as rotas TAP e a todas as datas de viagem.
Já a American Airlines também adotou uma série de medidas. Entre elas, por exemplo, a redução do serviço para a América do Sul, incluindo uma suspensão de voos para a Argentina e a operação de voos de e para a Europa por até sete dias para garantir que clientes e funcionários possam voltar para casa. Alguns voos da Europa e da América do Sul estão suspensos até maio, confira na tabela.
Além disso, as aeronaves das companhias aéreas também estão passando por medidas avançadas de higienização!
Com os voos sendo remarcados e os planos de viagem sendo cancelados, os hotéis estão fazendo o possível para minimizar o impacto nos hóspedes cujos planos de viagem foram alterados. Mas, geralmente a cobertura do cancelamento depende se você reservou diretamente com o hotel ou por meio de uma agência.
O Four Seasons Hotels & Resorts, por exemplo, isenta de taxas de cancelamento até 31 de março para os hóspedes que viajam para qualquer estabelecimento Four Seasons na região Ásia-Pacífico e Itália. As taxas de cancelamento também são dispensadas até 31 de março para quem viaja da Itália, Coréia do Sul, China (incluindo o continente, Hong Kong, Macau) e Taiwan para qualquer propriedade da rede pelo mundo. Além disso, os hotéis estão colocando dispensadores de desinfetante para mãos em restaurantes e áreas comuns e reduzindo o horário de determinadas instalações, incluindo piscinas e spas.
O Hilton também adotou uma política semelhante. De acordo com as novas regras, as taxas são dispensadas para os hóspedes que viajam para, através ou da China, Itália, Coréia do Sul e Arábia Saudita, até dia 31 de março. Assim como o Marriott, que também estão oferecendo reembolsos específicos a cada caso aos hóspedes reservados em áreas consideradas zonas de alto risco.
Além disso, o Booking também informou em nota que está oferecendo cancelamento gratuito ou modificação da reserva para pessoas viajando para as áreas mais afetadas.
No Instagram @youmustgoblog, confira depoimentos de brasileiros que moram fora do Brasil e estão lidando com a pandemia.
Uma questão complexa e muito importante! Afinal, o seguro viagem não cobre pandemia. Mas, com a situação atual, algumas seguradoras já se manifestaram dizendo que cobrem o Coronavírus. A Seguros Promo, por exemplo, garante 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao Covid-19. Contrate seu seguro AQUI. Lá você também pode escolher qual o melhor seguro para sua viagem.
Além disso, algumas seguradoras cobrem o paciente até o momento da confirmação da doença. Desta forma, em caso de suspeita durante a viagem, o segurado deve acionar a seguradora para o encaminhamento médico, caso a doença seja descartada, o seguro deve cobrir todo o tratamento. Caso seja confirmada a infecção pelo Covid-19, apenas a partir da confirmação é que não há mais a cobertura.
Mas certamente, não há a possibilidade de viajar sem seguro viagem, em nenhuma hipótese!
Bom, é preciso ficar atento as notícias, pois elas mudam a cada instante! A cada hora, temos novos casos confirmados, novos comunicados e decretos.
Por Renata Araújo e Duda Vétere. Março 2020.
Com o novo decreto do Rio, bares e restaurantes devem fechar as 17h. Por isso…
Fomos conhecer o novo restaurante italiano em SP, o Locale Trattoria. Comandado pelo chef Lucas…
Delivery em Ipanema: 10 dicas de bares e restaurantes
Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre a série Allen Vs.…
Listamos alguns programas para o Dia Internacional da Mulher no Rio. Assim, elas podem aproveitar…
Na coluna You Must Feel!, a psicóloga Daniela Faertes deu dicas para superar o medo…