Enoteca YMG

Os vinhos de gelo e outras uvas desidratadas

Publicado por
Duda Vetere

Olhe essas uvas da foto. Totalmente congeladas. Linda a paisagem, mas sai vinho bom disso aí? Não, não sai. O que essas plantas entregam é puro ouro líquido, uma raridade que enófilos do mundo inteiro cobiçam. Não é vinho bom, é mais que isso. Um néctar doce e ácido, fresco e extremamente perfumado, concentrado e delicioso. São os Eiswein, como são chamados na Alemanha os vinhos produzidos com uvas colhidas cobertas de neve, com temperatura que deve estar a pelo menos 7 °C negativos. A tradição nasceu lá, mas o maior produtor hoje deste estilo é o Canadá, onde ele é chamado de Ice Wine, um dos poucos que produzem esse vinho em quantidade minimamente razoável, assim como a Áustria. Nesta coluna, vamos conhecer mais sobre os vinhos de gelo, outras uvas desidratadas e onde encontrar no Brasil! Aproveite para ler também dicas de vinhos refrescantes para o verão.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Os vinhos de gelo

A colheita, geralmente, acontece entre dezembro e janeiro, mas em alguns anos pode acontecer mais cedo, ainda em novembro, ou tardiamente, em fevereiro. Se o Eiswein gera dúvidas a respeito da qualidade do vinho que virá daquelas uvas cobertas de neve, com esse cacho apodrecido aí de cima não tem jeito: isso não pode dar em boa coisa. Mas a uva é uma planta que surpreende. E a Botrytis cinerea, que para todas as outras frutas se chama podridão cinzenta, arrasando plantações, quando ataca uvas, dependendo das condições, é a glória sonhada pelos enólogos. Porque resulta em vinhos doces magníficos, para muitos os melhores do mundo. O Château d’Yquen é o mais famoso deles, de Sauternes, a maior referência no assunto, na região de Bordeaux, na França. Quando isso acontece, ela se chama podridão nobre. Nobilíssimo fungo.

E esses estrados cobertos com uvas em processo de desidratação, feito em galpões arejados com ventiladores que controlam a umidade ambiente? É para fazer passas? Sim. E, com elas, o vinho. Na região do Vêneto, na Itália, o vinho opulento e caro feito dessa maneira é o Amarone, obtido dessas uvas quase secas. Produzido com um mosto de alta concentração de açúcar, chega a alcançar 17% de álcool – o máximo que um vinho não fortificado pode alcançar através dos métodos tradicionais de vinificação, porque as leveduras param de fermentar a partir desse grau alcoólico (não falamos de crioextração, que é a extração de água através de congelamento – que é o que acontece, de modo natural, com os Eiswein).

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Além de serem grandes vinhos, o que une os três é o processo de vinificação, que desidrata as uvas naturalmente, concentrando o seu mosto, preservando alto grau de açúcar, acidez e frescor, desenvolvendo cada qual uma série de aromas característicos de seu estilo.

Eiswein

O vinho do gelo alemão é bem raro aqui. Mas, sempre conseguimos encontrar alguns rótulos, como, por exemplo, o excelente Grans-fassian Riesling Eiswein Leiwener Laurentiuslay 2001 (com acidez elevada e alto teor de açúcar, são vinhos extremamente longevos, e este pode ser bebido por mais 40 anos tranquilamente), importado pela Decanter.

No site da Vindame encontramos outro exemplar precioso, o Riesling Erbacher Steinmorgen Eiswein 2007, da Baron Knyphausen. Já da Áustria, a Grand Cru traz o Kracher Spatlese Cuvee 2016, bem mais kovem, simples e barato do que o Grans-fassian ou o Baron Knyphausen. Mas um belíssimo vinho, do mesmo modo.

Sauternes

Um dos vinhos mais caros e icônicos do mundo é um néctar dourado, suntuoso e aromático. Aliás, está entre os mais desejados pelos enófilos. O Château d’Yquen é uma joia, tão longevo que conseguimos encontrar no mercado safras tão antigas quando a de 1899, exibida neste mostruário das Galeries Lafayette, em Paris

Château d’Yquen

Mesmo muito caro, é um fácil de achar, justamente por seu papel de protagonista do seu estilo e denominação. Nas importadoras e nas melhores lojas do ramo, além de restaurantes com cartas mais robustas, é também fácil encontrar rótulos, com variadas faixas de preço, como o Schröder & Schÿler Sauternes 2018, da Mistral.

Amarone

Assim como o Sauternes, e ao contrário do Eiswein, o Amarone também é um vinho fácil de se encontrar. Portanto, num restaurante italiano com carta que se preze ele não pode faltar. O grande nome dessa denominação italiana é o pequeno Giuseppe Quintarelli, que consegue transpor para as suas garrafas toda a concentração e potência de suas uvas pacificadas, com notável e elegância e frescor. Importado pela Mistral, que importa ainda o outro grande nome local: Dal Forno Romano.

Giuseppe Quintarelli,

Fora ele, há mais um seleto grupo de produtores que fazem vinhos acima da média, como a Allegrini (Grand Cru), a Bertani (Casa Flora) e a Zenato (World Wine).

De fato, fazer esses vinhos não é para qualquer um, nem para qualquer lugar.

Por Bruno Agostini. Janeiro de 2022.
Fotos: Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

13 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

3 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás