Categorias: Lifestyle

Os melhores vinhos do ano no Guia Descorchados 2018

Publicado por
Duda Vetere

Estivemos presentes no lançamento do Guia Descorchados 2018, que reúne os melhores vinhos do ano. O guia está completando 20 anos e é uma referência mundial quando o assunto são os vinhos da América do Sul. A nova edição do livro tem mais de 1000 páginas, com a avaliação detalhada de mais de 3.000 vinhos da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo

Os melhores vinhos do ano no Guia Descorchados 2018

A história

O nome por trás do Guia Descorchados é o jornalista chileno Patricio Tapia, um exímio crítico e degustador de vinhos. Para a edição de 2018, ele contou com a grande colaboração de Eduardo Milan, editor da Revista Adega. O primeiro guia foi lançado em 1999, quando Patricio falava apenas dos vinhos de seu país. Há alguns anos atrás, 10 para ser mais exata, entraram os argentinos e em seguida os espumantes brasileiros. Há cinco anos os vinhos uruguaios completam o guia.

Viña Vik, hotel-vinicola de luxo no Chile

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Quem aí gosta de vinho?

Além da avaliação dos vinhos, o livro também sugere algumas recomendações e harmonizações, além de trazer , por exemplo, informações das principais uvas. O Guia Descorchados 2018 também apresenta a localização geográfica dos vinhedos, já que a qualidade do solo e a topografia influenciam diretamente no sabor e intensidade da bebida.

O lançamento do Guia 2018

Aqui no Brasil, o lançamento do Guia aconteceu em dois momentos. O primeiro, no Villagio JK, em São Paulo, e o segundo, no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, onde estivemos. O evento recebeu 23 vinícolas em um ambiente muito agradável no deck do shopping. Lá, era possível conversar com os representantes das vinícolas e degustar seus exemplares. Uma ótima oportunidade para os amantes do vinho!

Sete vinícolas em Bento Gonçalves

O Rio mostra que cada vez mais o número de apreciadores da bebida têm aumentado. O evento foi muito procurado e o deck ficou lotado. Todos degustando os melhores vinhos do ano, com um clima muito gostoso e descontraído. A música ficou por conta da banda Gelpi, que animou a noite com Rock, Folk e um pouco de Surf Music.

As novidades do Guia Descorchados 2018

Este é um ano especial para o mercado consumidor brasileiro, pois agora também fazem parte do guia os vinhos tintos e brancos brasileiros, uma novidade do Guia Descorchados 2018. Os tintos brasileiros mais bem colocados são o Miolo Single Vineyards Touriga Nacional 2017 e o Vinhas Velhas Tannat 2015, ambos com 93 pontos e do Miolo Wine Group. O melhor branco brasileiro foi o Pizzato 1.3 Sémillon 2017, com 92 pontos.

Bar de vinhos no Galeão

Uma das grandes revelações brasileiras foi o Sur Lie Nature 30Meses Chardonnay, Pinot Noir, NV, da Casa Valduga. Ele é um vinho não-clarificado vindo de um blend de um Chardonnay com Pinot Noir. Um estilo que está virando tendência no mercado brasileiro, segundo Patricio Tapia.

Os vinhos da Casa Valduga foram premiados

Os melhores vinhos do ano

As grandes estrelas do guia são os vinhos tinto e branco. O tinto com maior pontuação foi o argentino Seminare Malbec 2016, Galtallary, Mendoza, da Gen del Alma, com 99 pontos. Chile e Argentina empataram com os melhores brancos, todos com 97 pontos. Os dois eleitos chilenos foram Las Pizarras Chardonnay 2016, Aconcágua, de Errázuriz e Talinay Sauvignon Blanc 2017, Limarí, de Tabalí. O melhor vinho branco argentino é o Adrianna Vineyard White Bones, Mendoza, de Catena Zapata.

Três vinícolas imperdíveis em Mendoza

Entre os melhores vinhos do ano

Entre os brasileiros, o maior pontuador foi o Era dos Ventos Peverella 2014. Eleito o melhor Laranja, com 94 pontos.

Entre os melhores vinhos tintos chilenos, houve empate entre o RHU 201, de Viñedos de Alcohuaz (Elqui) e o Viñedo Chadwick 2015 (Maipo), ambos com 98 pontos. A grande revelação chilena foi o Amayna Barrel Fermented Sauvignon Blanc, 2013 – um vinho branco que passa 14 meses em barricas de 255 litros e depois fica em garrafas até a sua venda.

Os melhores tintos do ano

O jantar

Após a feira, tivemos um jantar harmonizado no restaurante Capim Santo, da chef Morena Leite, em comemoração ao Guia Descorchados 2018. Com um menu de quatro tempos cheio de sabores surpreendentes, o vinho escolhido para harmonizar foi o Armador Carbernet Sauvignon. Este é um vinho chileno orgânico da vinícola Odfjell.

Os pratos criados estavam perfeitos! De entrada, tivemos um satê de peixe na raiz de capim santo com salada de mamão. Os dois pratos principais eram uma explosão de sabores, que combinavam perfeitamente com o vinho escolhido. De sobremesa tivemos uma sopa de manga com sorvete de gengibre. Uma novidade que virou uma das minhas preferidas.

Detalhes do jantar

O Guia Descorchados 2018 é da Editora Inner, a mesma da Revista Adega, e conta também com uma versão em inglês. O livro serve tanto para quem já entende do assunto, quanto para quem quer conhecer um pouco mais e aprender sobre esta bebida milenar. E como o próprio Patricio Tapia diz, “Quanto mais se conhece de algo, potencialmente mais pode desfrutar”.

O Guia pode ser comprado online, é só clicar aqui.

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Mariane Serra e Divulgação

Abril de 2018


Leia mais:

5 viagens de inverno na América do Sul

O que fazer em Buenos Aires

Hotel Madero em Buenos Aires

O que fazer em Ushuaia

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

12 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás