You Must Feel!

Os benefícios do contato com a natureza

Publicado por
Duda Vetere

Para quem vive em grandes centros urbanos e tem uma rotina agitada, o contato com a natureza pode não ser tão frequente quanto deveria. No entanto, uma boa relação com o meio ambiente traz benefícios físicos e mentais. E além disso, pode contribuir no combate à ansiedade e o estresse. Engana-se quem acredita que precisa ser uma imersão profunda para obter resultados. Na coluna You Must Feel deste mês, a psicóloga Daniela Faertes fala sobre os benefícios do contato com a natureza. Aproveite para ler também sobre o conforto da volta pra casa depois de viajar.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Os benefícios do contato com a natureza

Segundo o estudo “Os benefícios das experiências naturais para a saúde dependem da dose”, é preciso, no mínimo, de 30 minutos semanais de exposição à natureza. A pesquisa, que teve uma amostra populacional de 1.538 residentes da cidade de Brisbane, na Austrália, mostra que pessoas que faziam longas visitas aos espaços verdes tinham menores taxas de depressão e hipertensão. Já as que conviviam com mais frequência, possuíam maior coesão social. 

O cálculo feito mostra que a exposição aos espaços verdes externos nesse período, durante o curso de uma semana, podem reduzir a prevalência da depressão e de pressão alta na população em até 7% e 9%, respectivamente.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Uma caminhada em meio a natureza pode ser um excelente momento para reflexão

Além disso, conexões menores, como, por exemplo, admirar as plantas em casa, observar o céu, as nuvens e o vento também podem ajudar. Os barulhos da natureza também possuem esse efeito relaxante. É por isso que existem várias meditações com esses sons. 

Em casos de pacientes com diagnóstico de ansiedade crônica e síndrome de Burnout, o contato com a natureza é ainda mais indicado. Já que, segundo alguns estudos, essa conexão ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse.

No entanto, é importante ressaltar que para ter esses benefícios, a pessoa precisa conseguir ter essa visão contemplativa, do céu, das plantas, do mar, do ambiente… A natureza, por si só, sem observá-la, com o pensamento em outro lugar, é muito menos eficiente.

Contemplar o mar é terapêutico!

Natureza terapêutica

Shinrin-yoku ou banho de floresta é uma técnica japonesa que consiste na terapia junto à natureza. A ideia é caminhar em meio às florestas ou parques, contemplando toda a experiência. Além disso, é necessário andar sem pressa, em silêncio, com atenção focada, portanto, em uma espécie de meditação. 

Uma pesquisa realizada em 2009, pela Universidade de Chiba, no Japão, mostra que, entre outros dados, o contato com ambientes florestais reduziu em 13% a concentração de cortisol no sangue das pessoas analisadas. E também, em 2% a pressão sanguínea enquanto a frequência cardíaca baixou em em 6%/ Além disso, também houve uma melhora de 56% na atividade do sistema nervoso parassimpático. Ele responde às situações de calma. Ou seja, indica um relaxamento biológico. 

Por Daniela Faertes. Setembro de 2021.
Fotos: Daniela Faertes e Renata Araujo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

21 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás