You Must Feel!

Os benefícios do contato com a natureza

Para quem vive em grandes centros urbanos e tem uma rotina agitada, o contato com a natureza pode não ser tão frequente quanto deveria. No entanto, uma boa relação com o meio ambiente traz benefícios físicos e mentais. E além disso, pode contribuir no combate à ansiedade e o estresse. Engana-se quem acredita que precisa ser uma imersão profunda para obter resultados. Na coluna You Must Feel deste mês, a psicóloga Daniela Faertes fala sobre os benefícios do contato com a natureza. Aproveite para ler também sobre o conforto da volta pra casa depois de viajar.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Os benefícios do contato com a natureza

Segundo o estudo “Os benefícios das experiências naturais para a saúde dependem da dose”, é preciso, no mínimo, de 30 minutos semanais de exposição à natureza. A pesquisa, que teve uma amostra populacional de 1.538 residentes da cidade de Brisbane, na Austrália, mostra que pessoas que faziam longas visitas aos espaços verdes tinham menores taxas de depressão e hipertensão. Já as que conviviam com mais frequência, possuíam maior coesão social. 

O cálculo feito mostra que a exposição aos espaços verdes externos nesse período, durante o curso de uma semana, podem reduzir a prevalência da depressão e de pressão alta na população em até 7% e 9%, respectivamente.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Uma caminhada em meio a natureza pode ser um excelente momento para reflexão

Além disso, conexões menores, como, por exemplo, admirar as plantas em casa, observar o céu, as nuvens e o vento também podem ajudar. Os barulhos da natureza também possuem esse efeito relaxante. É por isso que existem várias meditações com esses sons. 

Em casos de pacientes com diagnóstico de ansiedade crônica e síndrome de Burnout, o contato com a natureza é ainda mais indicado. Já que, segundo alguns estudos, essa conexão ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse.

No entanto, é importante ressaltar que para ter esses benefícios, a pessoa precisa conseguir ter essa visão contemplativa, do céu, das plantas, do mar, do ambiente… A natureza, por si só, sem observá-la, com o pensamento em outro lugar, é muito menos eficiente.

Contemplar o mar é terapêutico!

Natureza terapêutica

Shinrin-yoku ou banho de floresta é uma técnica japonesa que consiste na terapia junto à natureza. A ideia é caminhar em meio às florestas ou parques, contemplando toda a experiência. Além disso, é necessário andar sem pressa, em silêncio, com atenção focada, portanto, em uma espécie de meditação. 

Uma pesquisa realizada em 2009, pela Universidade de Chiba, no Japão, mostra que, entre outros dados, o contato com ambientes florestais reduziu em 13% a concentração de cortisol no sangue das pessoas analisadas. E também, em 2% a pressão sanguínea enquanto a frequência cardíaca baixou em em 6%/ Além disso, também houve uma melhora de 56% na atividade do sistema nervoso parassimpático. Ele responde às situações de calma. Ou seja, indica um relaxamento biológico. 

Por Daniela Faertes. Setembro de 2021.
Fotos: Daniela Faertes e Renata Araujo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Onde passar o fim de ano perto do Rio

Onde passar o fim de ano perto do Rio. Tem opções para quem gosta de…

3 horas atrás

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio. O Natal Presente…

2 dias atrás

5 novas séries imperdíveis para maratonar

5 novas séries imperdíveis para maratonar. Aliás, é preciso destacar que quatro delas são reboots…

3 dias atrás

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami. Com localização estratégica,…

3 dias atrás

Mono, novo delivery japonês no Rio

Mono, novo delivery japonês no Rio. O projeto é de Marcel Nagayama - neto da…

4 dias atrás

Ceias para o fim de ano e Restaurantes abertos no Natal – Rio de Janeiro

Ceias para o fim de ano e Restaurantes abertos no Natal: Rio de Janeiro. Se…

6 dias atrás