França

Os 7 melhores museus em Paris

Publicado por
Duda Vetere

A capital francesa tem mais de 100 museus e galerias de arte, então fica difícil de decidir qual deles incluir no roteiro da sua viagem, né? São passeios para todos os gostos, com coleções permanentes e exposições temporárias da maior qualidade. Para facilitar suas escolhas, listamos aqui os 7 melhores museus em Paris:

Conheça outros museus ao redor do mundo:

Aliás, se você tem planos de ir para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Melhores museus em Paris

Centro Georges Pompidou

Conhecido também como Beaubourg, foi inaugurado em 1977 e considerado uma revolução na arquitetura de Paris. Criado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, sua estrutura de metal e tubulações é totalmente aparente, com escadas rolantes externas, cores vermelhas e muitas transparências.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Fundação Louis Vuitton em Paris

A fachada exótica do Pompidou
Pompidou reúnes diversas obras de arte
Uma galeria de artes extensa
A estrutura interna do Pompidou
Renata Araújo visitou o Pompidou
A vista do Pompidou

O grande complexo cultural, além de biblioteca, teatros, cinema, há também dois andares que abrigam uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Entre as 100 mil obras expostas, destaque para alguns nomes como Picasso, Matisse, Francis Bancon e Andy Warhol. Ao lado da entrada principal, há também o ateliê do escultor romeno Constantin Brancusi, que pode ser visitado gratuitamente.

5 hotéis em Paris perto da Champs Élysées

Tubulações expostas

Horários e informações: aberto de quarta à segunda-feira, das 11h às 20h. Quinta-feira até 23h, apenas para as exposições temporárias no 6° andar. Fechado às terças e no dia 1° de maio.

End: Place Georges-Pompidou, 75004

Museu D’Orsay

O Museu d’Orsay foi inaugurado em 1986 e antes de se tornar um dos melhores de Paris, o local funcionava como uma estação de trem construída na Belle Époque. A Gare d’Orsay foi erguida em 1900 à beira do Rio Sena e fazia a rota Paris-Orleans. A transformação de estação para museu foi feita preservando toda a arquitetura histórica art nouveau do edifício, e valorizando o grande hall central.

O que fazer em Etretat|Bate-volta de Paris

O gigante relógio do restaurante do d’Orsay
As pinturas do d’Orsay
Renata Araújo visitou as obras

O museu d’Orsay é o segundo museu mais visitado de Paris, depois do Louvre. A casa reúne inúmeras obras-primas de artistas impressionistas, como Claude Monet, Renoir, Degas, entre outros. A visita guiada no museu proporciona uma verdadeira viagem no tempo, quando Paris torna-se uma capital moderna e das artes.

O Musée D’Orsay é um lar de coleções impressionistas e pós-impressionistas de artistas franceses e mundiais. O acervo reúne obras ocidentais de 1848 a 1914 e quadros lendários como Mulheres de Taiti na praia, de Paul Gauguin e o auto-retrato de Vincent Van Gogh.

As esculturas na entrada do d’Orsay
A parte interna do museu
Renata Araújo no restaurante Edis, do d’Orsay

Horários e informações: aberto de 9.30h até 18h. Noturno até 21:45h nas quintas.  Fecha nas segundas-feiras, e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso custa 12 euros. Grátis no primeiro domingo do mês.

End: Esplanade Valéry Giscard d’Estaing, 75007

Museu do Louvre

Primeiro lugar na lista dos museus mais visitados do mundo, é parada obrigatória para quem gosta de arte, história e cultura. É um passeio que pode tomar algumas horas do seu dia, uma vez que o museu é enorme: reúne mais de 35 mil obras expostas em uma área de mais de 60 mil m². Em um palácio do século 12, o Louvre era a antiga residência dos reis da França, e foi transformado em museu em 1793 durante a Revolução Francesa.

Leia mais sobre o Louvre aqui.

Um dos lados do Museu do Louvre, um dos melhores museus em Paris
O grande pátio do museu

É lá que estão algumas das obras mais famosas do mundo, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a escultura grega Vênus de Milo. O acervo do museu possui mais de 380 mil itens separados em dez departamentos, como pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e antiguidades egípcias. Como é um dos pontos turísticos mais famosos, é provável que você encontre grandes filas na porta!

Motorista brasileiro e city tour em Paris

A famosa pirâmide

Uma dica é você comprar o Museum Pass com antecedência ou assim que chegar na cidade. A maior vantagem é o fato de poder furar as filas.

Horários e Informações: aberto de 9h até 18h. Noturno até 21:45h nas quartas e sextas. Fecha todas as terças e nos dias 1° de maio, 25 dezembro e 1° de janeiro.Grátis no primeiro domingo de cada mês. O valor do ingresso é de 17 euros.

End: Margem direita do Rio Sena, no 1º arrondissement – 75001, Paris

Grand Palais

É um dos prédios históricos mais imponentes de Paris, e por si só já é uma atração incrível. O espaço foi erguido em 1900, no lugar do antigo Palácio da Indústria. O museu não tem acervo permanente, e atualmente é palco de desfiles de moda, mostras temporárias, concertos e eventos. A decoração segue o estilo barroco mas em harmonia com o clássico, combinando aço, pedra e vidro. Mas o destaque fica para a cúpula de vidro, com 45 metros de altura!

5 restaurantes de hotéis em Paris

O imponente Grand Palais, um dos melhores museus em Paris
Cúpula de vidro

São duas exposições temporárias que estão em cartaz até janeiro de 2018. O centenário do americano Irving Penn, um dos maiores fotógrafos do século XX, e uma coleção com mais de 200 obras de “Gauguin, o alquimista”, o artista pós-impressionista Paul Gauguin.

Programas diferentes em Paris

Instalações na frente do museu

Horários e informações: aberto de 10h às 20h nas segundas e domingos. Noturno de quarta a sábado, de 10h às 22h. Fecha todas as terças. Valor do ingresso: 22 euros. Grátis para menores de 13 anos.

End: 3 Av. du Général Eisenhower, 75008

Museu Quai Branly

Um museu mais moderno, inaugurado em 2006, e super bem localizado às margens do rio Sena e perto da Torre Eiffel. O prédio já chama a atenção de longe devido ao seu jardim vertical, criado pelo botânico e paisagista francês Patrick Blanc. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o mesmo da Fundação Cartier e da Philharmonie de Paris.

Dicas para não perder o trem na Europa

Entrada do museu
Jardim vertical

Dedicado às antigas civilizações não-europeias, Oceania, Ásia, África e América, apresenta tanto exposições permanentes quanto temporárias. A coleção do museu é riquíssima, com 450 mil objetos, como relíquias de vodus africanos e objetos populares da Índia. É um ótimo passeio para quem gosta de antropologia e arqueologia. É lá também que fica o restaurante Les Ombres, um ótimo restaurante, com linda vista para a torre.

5 coisas para fazer em Cannes

Vista para a torre e interior do museu
Museu visto do outro lado da rua

Horários e informações: aberto às terças, quartas e domingo, de 11h-19h, e às quintas, sextas e sábados das 11h-21h. Fechado às segundas e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso do museu custa 10 euros.

End: 37 Quai Jacques Chirac, 75007

Museu Rodin

Foi o próprio escultor Auguste Rodin que doou ao Estados Francês suas obras e coleções para que fossem expostas no Hotel Biron, onde residia desde 1908. Criado em 1917, ao todo são 6.500 esculturas, como trabalhos em mármore, bronze e terracota, e cerca de 10.000 desenhos entre estampas, aquarelas e gravuras.

5 hotéis de luxo na França

O belíssimo prédio com o jardim

O destaque de um dos melhores museus em Paris é o seu jardim extenso, com 3 hectares, e super agradável para caminhar. Ali, a natureza se mistura com algumas das esculturas mais famosas do artista, como O Pensador e a Porta do Inferno. No interior do edifício, mais obras emblemáticas como a de O Beijo.

Estátua “O Pensador”

Horários e informações: de terça a domingo, das 10:00 às 17h45 (quarta até 20h45). Fechado segunda. O ingresso do museu custa 10 euros, e somente para o jardim 4 euros.

End: 77 Rue de Varenne, 75007

Museu Nacional Picasso

No coração do charmoso bairro do Marais, o museu fica no Hotel Salé, um belíssimo edifício construído entre 1656 e 1659 e considerado Patrimônio Histórico desde 1968. O museu foi inaugurado em 1985, e é um importante centro de estudos sobre a vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso.

Roteiro pela Riviera Francesa

O edifício do hotel

A coleção reúne mais de 200 pinturas, 150 esculturas, quadros em relevo, cerâmicas, desenhos, gravuras e manuscritos. O museu também abriga diferentes obras que o artista colecionou durante sua vida, como de alguns amigos famosos como Matisse e Miró.

5 hotéis em Paris perto da Torre Eiffel

Sala de exposições com obras
Mãe e filho, uma das obras de Picasso

Horários e informações: aberto de terça a sexta das 11:30h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 9:30h às 18h. Fechado às segundas e nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O valor do ingresso é de 12,50 euros.

End: Rue Thorigny, 5, Maris – 3° arrondissement de Paris

Museu Orangerie

Localizado dentro do Jardin des Tuileries, o museu fica em um belo edifício construído em 1853 como estufa de laranjeiras. É lá que estão algumas das obras-primas impressionistas mais famosas do mundo, como as enormes obras de Nenúfares de Monet. São 8 painéis em salas de formato oval, e que parecem ganhar movimento.

A mais nova e luxuosa loja da Louis Vuitton em Paris

O prédio do Museu Orangerie, um dos melhores museus em Paris
Os painéis de Monet

Também podem ser encontradas obras de grandes artistas como Cézanne, Renoir, Picasso, Rousseau e Matisse. E detalhe: neste museu, apenas uma pintora mulher, Marie Laurencin, está presente com três telas, entre as quais, um retrato da estilista Coco Chanel.

Museu Orangerie

Horários e informações: aberto todos os dias, menos às terças,das 9h às 18h. Fechado no dia 1° de maio, na parte da manhã de 14 de julho e 25 de dezembro. O valor do ingresso é de 9 euros. Menores de 18 anos entram gratuito.

End: Jardin des Tuileries, 75001

Renata Araújo viajou assegurada pela GTA seguros.

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere e Divulgação

Outubro de 2017


Leia mais:

O que fazer em Midtown Manhattan

Um dos cafés mais antigos da Europa | New York Cafe Budapeste

O dia em que me perdi na savana africana de noite

Seguro para viagem de esportes e aventura

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Brewteco no Morro da Urca: premiado bar de cervejas com vista no Rio

Brewteco no Morro da Urca: premiado bar de cervejas com vista no Rio. Um programa…

11 horas atrás

Mercer Labs: novo museu de arte e tecnologia em Nova York

Mercer Labs: novo museu de arte e tecnologia em Nova York. Vou te contar o…

1 dia atrás

Onde comprar ovos de Páscoa e outros doces no Rio e SP

Onde comprar ovos de Páscoa e outros doces no Rio e em SP. Dia 31…

5 dias atrás

Oseille, do chef Thomas Troigros: menu degustação em Ipanema

Oseille, do chef Thomas Troigros: menu degustação em Ipanema. No segundo andar do ToTo, o…

6 dias atrás

Os preferidos do chef Pedro Coronha, do Koral, no Rio

Os preferidos do chef Pedro Coronha, do Koral, no Rio. À frente do Koral, o…

1 semana atrás

Cervejaria e vinícola tropical em Miami: Schnebly Winery

Cervejaria e vinícola tropical em Miami: Schnebly Winery. Visitar vinícolas é um dos meus programas…

1 semana atrás