França

Os 7 melhores museus em Paris

Publicado por
Duda Vetere

A capital francesa tem mais de 100 museus e galerias de arte, então fica difícil de decidir qual deles incluir no roteiro da sua viagem, né? São passeios para todos os gostos, com coleções permanentes e exposições temporárias da maior qualidade. Para facilitar suas escolhas, listamos aqui os 7 melhores museus em Paris:

Conheça outros museus ao redor do mundo:

Aliás, se você tem planos de ir para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Melhores museus em Paris

Centro Georges Pompidou

Conhecido também como Beaubourg, foi inaugurado em 1977 e considerado uma revolução na arquitetura de Paris. Criado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, sua estrutura de metal e tubulações é totalmente aparente, com escadas rolantes externas, cores vermelhas e muitas transparências.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Fundação Louis Vuitton em Paris

A fachada exótica do Pompidou
Pompidou reúnes diversas obras de arte
Uma galeria de artes extensa
A estrutura interna do Pompidou
Renata Araújo visitou o Pompidou
A vista do Pompidou

O grande complexo cultural, além de biblioteca, teatros, cinema, há também dois andares que abrigam uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Entre as 100 mil obras expostas, destaque para alguns nomes como Picasso, Matisse, Francis Bancon e Andy Warhol. Ao lado da entrada principal, há também o ateliê do escultor romeno Constantin Brancusi, que pode ser visitado gratuitamente.

5 hotéis em Paris perto da Champs Élysées

Tubulações expostas

Horários e informações: aberto de quarta à segunda-feira, das 11h às 20h. Quinta-feira até 23h, apenas para as exposições temporárias no 6° andar. Fechado às terças e no dia 1° de maio.

End: Place Georges-Pompidou, 75004

Museu D’Orsay

O Museu d’Orsay foi inaugurado em 1986 e antes de se tornar um dos melhores de Paris, o local funcionava como uma estação de trem construída na Belle Époque. A Gare d’Orsay foi erguida em 1900 à beira do Rio Sena e fazia a rota Paris-Orleans. A transformação de estação para museu foi feita preservando toda a arquitetura histórica art nouveau do edifício, e valorizando o grande hall central.

O que fazer em Etretat|Bate-volta de Paris

O gigante relógio do restaurante do d’Orsay
As pinturas do d’Orsay
Renata Araújo visitou as obras

O museu d’Orsay é o segundo museu mais visitado de Paris, depois do Louvre. A casa reúne inúmeras obras-primas de artistas impressionistas, como Claude Monet, Renoir, Degas, entre outros. A visita guiada no museu proporciona uma verdadeira viagem no tempo, quando Paris torna-se uma capital moderna e das artes.

O Musée D’Orsay é um lar de coleções impressionistas e pós-impressionistas de artistas franceses e mundiais. O acervo reúne obras ocidentais de 1848 a 1914 e quadros lendários como Mulheres de Taiti na praia, de Paul Gauguin e o auto-retrato de Vincent Van Gogh.

As esculturas na entrada do d’Orsay
A parte interna do museu
Renata Araújo no restaurante Edis, do d’Orsay

Horários e informações: aberto de 9.30h até 18h. Noturno até 21:45h nas quintas.  Fecha nas segundas-feiras, e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso custa 12 euros. Grátis no primeiro domingo do mês.

End: Esplanade Valéry Giscard d’Estaing, 75007

Museu do Louvre

Primeiro lugar na lista dos museus mais visitados do mundo, é parada obrigatória para quem gosta de arte, história e cultura. É um passeio que pode tomar algumas horas do seu dia, uma vez que o museu é enorme: reúne mais de 35 mil obras expostas em uma área de mais de 60 mil m². Em um palácio do século 12, o Louvre era a antiga residência dos reis da França, e foi transformado em museu em 1793 durante a Revolução Francesa.

Leia mais sobre o Louvre aqui.

Um dos lados do Museu do Louvre, um dos melhores museus em Paris
O grande pátio do museu

É lá que estão algumas das obras mais famosas do mundo, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a escultura grega Vênus de Milo. O acervo do museu possui mais de 380 mil itens separados em dez departamentos, como pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e antiguidades egípcias. Como é um dos pontos turísticos mais famosos, é provável que você encontre grandes filas na porta!

Motorista brasileiro e city tour em Paris

A famosa pirâmide

Uma dica é você comprar o Museum Pass com antecedência ou assim que chegar na cidade. A maior vantagem é o fato de poder furar as filas.

Horários e Informações: aberto de 9h até 18h. Noturno até 21:45h nas quartas e sextas. Fecha todas as terças e nos dias 1° de maio, 25 dezembro e 1° de janeiro.Grátis no primeiro domingo de cada mês. O valor do ingresso é de 17 euros.

End: Margem direita do Rio Sena, no 1º arrondissement – 75001, Paris

Grand Palais

É um dos prédios históricos mais imponentes de Paris, e por si só já é uma atração incrível. O espaço foi erguido em 1900, no lugar do antigo Palácio da Indústria. O museu não tem acervo permanente, e atualmente é palco de desfiles de moda, mostras temporárias, concertos e eventos. A decoração segue o estilo barroco mas em harmonia com o clássico, combinando aço, pedra e vidro. Mas o destaque fica para a cúpula de vidro, com 45 metros de altura!

5 restaurantes de hotéis em Paris

O imponente Grand Palais, um dos melhores museus em Paris
Cúpula de vidro

São duas exposições temporárias que estão em cartaz até janeiro de 2018. O centenário do americano Irving Penn, um dos maiores fotógrafos do século XX, e uma coleção com mais de 200 obras de “Gauguin, o alquimista”, o artista pós-impressionista Paul Gauguin.

Programas diferentes em Paris

Instalações na frente do museu

Horários e informações: aberto de 10h às 20h nas segundas e domingos. Noturno de quarta a sábado, de 10h às 22h. Fecha todas as terças. Valor do ingresso: 22 euros. Grátis para menores de 13 anos.

End: 3 Av. du Général Eisenhower, 75008

Museu Quai Branly

Um museu mais moderno, inaugurado em 2006, e super bem localizado às margens do rio Sena e perto da Torre Eiffel. O prédio já chama a atenção de longe devido ao seu jardim vertical, criado pelo botânico e paisagista francês Patrick Blanc. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o mesmo da Fundação Cartier e da Philharmonie de Paris.

Dicas para não perder o trem na Europa

Entrada do museu
Jardim vertical

Dedicado às antigas civilizações não-europeias, Oceania, Ásia, África e América, apresenta tanto exposições permanentes quanto temporárias. A coleção do museu é riquíssima, com 450 mil objetos, como relíquias de vodus africanos e objetos populares da Índia. É um ótimo passeio para quem gosta de antropologia e arqueologia. É lá também que fica o restaurante Les Ombres, um ótimo restaurante, com linda vista para a torre.

5 coisas para fazer em Cannes

Vista para a torre e interior do museu
Museu visto do outro lado da rua

Horários e informações: aberto às terças, quartas e domingo, de 11h-19h, e às quintas, sextas e sábados das 11h-21h. Fechado às segundas e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso do museu custa 10 euros.

End: 37 Quai Jacques Chirac, 75007

Museu Rodin

Foi o próprio escultor Auguste Rodin que doou ao Estados Francês suas obras e coleções para que fossem expostas no Hotel Biron, onde residia desde 1908. Criado em 1917, ao todo são 6.500 esculturas, como trabalhos em mármore, bronze e terracota, e cerca de 10.000 desenhos entre estampas, aquarelas e gravuras.

5 hotéis de luxo na França

O belíssimo prédio com o jardim

O destaque de um dos melhores museus em Paris é o seu jardim extenso, com 3 hectares, e super agradável para caminhar. Ali, a natureza se mistura com algumas das esculturas mais famosas do artista, como O Pensador e a Porta do Inferno. No interior do edifício, mais obras emblemáticas como a de O Beijo.

Estátua “O Pensador”

Horários e informações: de terça a domingo, das 10:00 às 17h45 (quarta até 20h45). Fechado segunda. O ingresso do museu custa 10 euros, e somente para o jardim 4 euros.

End: 77 Rue de Varenne, 75007

Museu Nacional Picasso

No coração do charmoso bairro do Marais, o museu fica no Hotel Salé, um belíssimo edifício construído entre 1656 e 1659 e considerado Patrimônio Histórico desde 1968. O museu foi inaugurado em 1985, e é um importante centro de estudos sobre a vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso.

Roteiro pela Riviera Francesa

O edifício do hotel

A coleção reúne mais de 200 pinturas, 150 esculturas, quadros em relevo, cerâmicas, desenhos, gravuras e manuscritos. O museu também abriga diferentes obras que o artista colecionou durante sua vida, como de alguns amigos famosos como Matisse e Miró.

5 hotéis em Paris perto da Torre Eiffel

Sala de exposições com obras
Mãe e filho, uma das obras de Picasso

Horários e informações: aberto de terça a sexta das 11:30h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 9:30h às 18h. Fechado às segundas e nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O valor do ingresso é de 12,50 euros.

End: Rue Thorigny, 5, Maris – 3° arrondissement de Paris

Museu Orangerie

Localizado dentro do Jardin des Tuileries, o museu fica em um belo edifício construído em 1853 como estufa de laranjeiras. É lá que estão algumas das obras-primas impressionistas mais famosas do mundo, como as enormes obras de Nenúfares de Monet. São 8 painéis em salas de formato oval, e que parecem ganhar movimento.

A mais nova e luxuosa loja da Louis Vuitton em Paris

O prédio do Museu Orangerie, um dos melhores museus em Paris
Os painéis de Monet

Também podem ser encontradas obras de grandes artistas como Cézanne, Renoir, Picasso, Rousseau e Matisse. E detalhe: neste museu, apenas uma pintora mulher, Marie Laurencin, está presente com três telas, entre as quais, um retrato da estilista Coco Chanel.

Museu Orangerie

Horários e informações: aberto todos os dias, menos às terças,das 9h às 18h. Fechado no dia 1° de maio, na parte da manhã de 14 de julho e 25 de dezembro. O valor do ingresso é de 9 euros. Menores de 18 anos entram gratuito.

End: Jardin des Tuileries, 75001

Renata Araújo viajou assegurada pela GTA seguros.

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere e Divulgação

Outubro de 2017


Leia mais:

O que fazer em Midtown Manhattan

Um dos cafés mais antigos da Europa | New York Cafe Budapeste

O dia em que me perdi na savana africana de noite

Seguro para viagem de esportes e aventura

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás