You Must See!

Os 10 filmes mais comentados do início de 2022

Publicado por
Renata Araujo

Guilherme Scarpa fala sobre os 10 filmes mais comentados do início de 2022 na primeira coluna You Must See! do ano. Podemos chamar essa seleção de uma lista de utilidade pública. Afinal, entre dezembro e janeiro sempre pipocam nas plataformas produções ambiciosas e aguardadas. Aliás, muitas delas estão na corrida rumo ao Oscar, vale dizer. Portanto, fique por dentro dos filmes que estão dando o que falar e comece logo a sua maratona. 

Aproveite e confira mostra com filmes de Almodóvar

Os 10 filmes mais comentados do início de 2022

Não Olhe Para Cima (Netflix) 
O meme “vem, meteoro”, que muita gente usa quando se revolta, toma forma em um dos filmes mais comentados de 2022. Então, a Nasa descobre uma ameaça do espaço que promete dizimar o planeta Terra. O elenco estelar conta com Meryl Streep, Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, entre outros. Assim, negacionismo, desespero e revolta dão o tom do excelente longa dirigido por Adam McKay. Termos que com certeza nos lembram que a arte imita a vida. E vice-versa. 

“Não Olhe para Cima”: elenco estelar e Meryl Streep como a presidente dos EUA

A Filha Perdida (Netflix)
A vencedora do Oscar Olivia Colman (por “A Favorita”) estrela esta adaptação da obra de Elena Ferrante. De férias na Grécia, ela é uma professora assombrada por fantasmas do passado. Aliás, esse processo se dá início quando a paz dela é interrompida por uma família baderneira na praia. Mesclando passado e presente, o longa toca na questão da maternidade por um viés zero romantizado. Assim, fala sobre a dor e a delícia que o rompimento de paradigmas causa numa mulher. Olivia certamente concorrerá ao Oscar. E Maggie Gylenhall faz uma belíssima estreia como cineasta.

Ataque dos Cães (Netflix) 
Sensível e nada óbvia, a diretora Jane Campion (do já clássico “O Piano”) lança um olhar sobre a homossexualidade no novo filme. Então, nos anos 1920, um adolescente é vítima de bullying por ser considerado “afeminado”. Ele se muda com a mãe, à certa altura, para a casa onde vive seu algoz (o ótimo Benedict Cumberbatch). Ele é irmão do agora padrasto (Jesse Lon Plemons) do menino. Contudo, em meio a tanta antipatia e animosidade, a hipocrisia vai se desmascarando por lá. Outro filme que com certeza estará no Oscar.   

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Ícones dos anos 1950 e 1960 entre os mais comentados

Apresentando os Ricardos (Amazon Prime)
Nicole Kidman e Javier Bardem, em exímias composições, dão vida a Lucille Ball e Desi Arnaz. O longa dirigido por Aaron Sorkin mostra os bastidores do seminal seriado cômico “I Love Lucy”. Ironicamente, o que acontecia por trás das câmeras não era nada engraçado. Vivendo uma relação às turras, Lucille e Desi enfrentaram nos anos 1950 uma perseguição à artista. Então, ela foi acusada de ser filiada ao partido comunista na época da caça às bruxas. 

Get Back (Disney +)
Os Beatles se separaram há quase 52 anos. O diretor Peter Jackson (da saga “Senhor dos Anéis”) faz um mergulho profundo em imagens de arquivo de 1969. Assim, com elas, ele traz à tona o cotidiano de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Neste período, aliás, eles estavam testando canções que dariam forma ao álbum “Let It Be”. Então, o documentário é dividido em três segmentos. Contudo, há algumas passagens um pouco tediosas dos bastidores. É que elas são, digamos, muito técnicas e não tão interessantes para o espectador. Mas quem é fã vai se deliciar. 

O último ano dos Beatles reunidos é o tema do doc “Get Back”

Novos episódios de dois clássicos

Pânico (cinemas) 
O aguardado quinto capítulo da saga inicialmente dirigida por Wes Craven acaba de estrear. Então, estão de volta os atores Neve Campbell, David Arquette e Courtney Cox. Seus personagens sobreviveram aos quatro filmes anteriores. Assim, a identidade do assassino mascarado é novamente o grande mistério do longa. A produção leva a direção de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, do ótimo e horripilante “Casamento Sangrento”. Eles são respeitosos com essa obra-prima iniciada em 1996. Aliás, fazem, inclusive, uma homenagem ao filme original. Mais não posso contar. 

Neve Campbell volta a viver Sidney em “Pânico”


Matrix Resurrections (cinemas) 
O quarto filme da franquia de ficção científica torna a questionar a nossa existência. Então, desta vez, a direção cabe à talentosa Lana Wachowski. Aliás, ela também escreveu o roteiro com David Mitchell e Aleksandar Hemon. Na trama, Keanu Reeves está de volta na pele de Neo. Sobretudo, ele tenta libertar pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas. 

Documentários brasileiros imperdíveis

O Canto Livre de Nara Leão (Globoplay) 
Morta em 1989 aos 47 anos, Nara Leão deixou marcas profundas na história da MPB. Elas, aliás, estão divididas em três blocos neste excelente documentário de Renato Terra (de “Uma Noite em 67”).  Roberto Menescal, Marieta Severo, Maria Bethânia e Chico Buarque participam. Eles relembram o surgimento da Bossa Nova no histórico apartamento dos pais de Nara na Avenida Atlântica. E, claro, o antológico espetáculo “Opinião” em 1964, ano do golpe militar. Prafrentex toda a vida, Nara é, assim, exaltada como merece no filme. Ele é recheado com seus números musicais mais emblemáticos. “A Banda”, no Festival da MPB, em 1966, é um deles. 

Chico Buarque e Nara Leão no documentário sobre a cantora 

Fedro (Star +)
Reynaldo Gianecchini e Zé Celso Martinez Corrêa se reencontram em um apartamento para conversar sobre o ofício teatral. Giane havia estudado no Teatro Oficina antes da fama, quando abandonou a carreira de modelo. Então, durante os 80 minutos, entre goles de vinho, ensaios do texto de Platão que dá nome ao filme, os dois se deitam nus. Assim, conversam sobre política e arte. Desde a estreia, um dos filmes mais comentados de 2022.

Gianecchini e Zé Celso: teatro, sexo e política em “Fedro”


Gilberto Braga – Meu Nome É Novela (Globoplay)
Tio da editora do You Must Go!, Renata Araújo, Gilberto Braga é celebrado no documentário dividido em três episódios. Autor de novelas antológicas como “Dancin’ Days” e “Vale Tudo”, entre outras tantas, ele imprimiu um estilo único ao gênero. Tanto que modernizou a forma com a qual eram feitas as produções nos anos 1970. O diretor Dennis Carvalho e atores como Malu Mader e Antonio Fagundes relembram personagens e a crítica social afiada que Gilberto imprimia em tramas e diálogos. Bom demais. 


Odete Roitman (Beatriz Segall), grande vilã criada por Gilberto Braga, está no doc sobre o autor

Por Guilherme Scarpa
Janeiro de 2022

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

7 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás