Europa

Onde comer na Ilha da Madeira, em Portugal

Publicado por
Duda Vetere

A gente sabe que come-se muito bem em Portugal, né? E na Ilha da Madeira não poderia ser diferente! A gastronomia do melhor destino insular do mundo, certamente, é um dos pontos altos. Desde à comida típica no restaurante de rua até  alta gastronomia, tivemos ótimas experiências durante a nossa viagem para lá. Portanto, vamos dar todas as dicas de onde comer na Ilha da Madeira, dividida por regiões!

Reserve o seu hotel em Portugal aqui pelo melhor preço.

+ Destinos imperdíveis para conhecer em Portugal 

Onde comer na Ilha da Madeira

Câmara de Lobos

Restaurante Adega da Quinta

Localizado no Hotel Quinta do Estreito, o restaurante de decoração rústica tem entrada independente pela rua. E é o lugar ideal para você comer a espetada, prato típico da Ilha da Madeira, e que nada mais é como o nosso churrasco! A carne, super macia, é servida em uma espeto gigantesco que fica na mesa, e acompanha bolo do caco (outra iguaria típica maravilhosa, pão com manteiga d’alho) e milho frito, a nossa polenta. Combinação perfeita e deliciosa!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

+Turismo de Portugal lança selo Safe & Clean

Entrada do restaurante

A típica espetada

Calheta

Alambique, no Hotel Savoy Saccharum

Na Praia da Calheta, a 30 minutos de Funchal, este hotel super moderno e de bom gosto é uma ótima opção de hospedagem na costa sul-sudoeste da Ilha. São 5 bares e 2 restaurantes, entre eles o à la carte, Alambique, que abre somente para o jantar. No cardápio, pratos que combinam a cozinha regional e internacional, além de um ambiente sofisticado, com grandes janelas, e aconchegante. Comi umas lapas com alho que estavam divinas!

+Como ir de Lisboa ao Porto

Lapas e bolo do caco = <3

Fajã dos Padres

A Fajã dos Padres é um lugar especial na Ilha da Madeira, e que vale a pena ser incluída no roteiro. Acessível somente por teleférico, que tem uma vista espetacular das falésias, era ali a casa de veraneio dos padres jesuítas, daí o nome. Atualmente, a propriedade engloba uma super horta com muitas bananeiras, vinhas, uma praia (de pedras, bem europeia), restaurante, e também 8 vilas e 1 bangalô!

+5 passeios em Lisboa

Fajã visto de cima, um lugar incrível

O teleférico!

Restaurante Fajã dos Padres

A dica é descer de teleférico para conhecer este lindo lugar, e aproveitar para almoçar no restaurante! O ambiente é bem descontraído, com as mesas nas pedras e à beira mar. A definição de almoço com vista. Por estar na margem sul da Madeira, as lapas são a especialidade da casa, e são como um mexilhão. Eu amei! Peça também pelos peixes frescos, como o atum e a espada.

+5 restaurantes orgânicos em Lisboa

Que tal almoçar com essa vista?

As lapas são deliciosas

Funchal, a cidade capital da Ilha.

Dining Room, no Hotel Quinta da Casa Branca

Em um belíssimo e amplo jardim, a Quinta da Casa Branca foi a casa da família britânica Leacock, descendentes da família que iniciou o comércio de vinhos da Madeira com a Inglaterra em meados do século XVIII. Ou seja, tem muita história! E o restaurante The Dining Room parece nos transportar para esta época, afinal, fica mesmo na sala de jantar da família, em um ambiente clássico e elegante. Há também uma área ao ar livre, para os dias mais quentes. Ah, e o restaurante só abre para o jantar.

+Os restaurantes do chef José Avillez em Portugal

A sensação é de termos voltado no tempo!

A cozinha é comandada pelo chefe madeirense Carlos Magno, que faz uma gastronomia contemporânea mas aposta em produtos frescos e da região como, por exemplo, o peixe e os legumes. Tivemos um jantar impecável, com pratos delicados e muito saborosos!

Tivemos um jantar irretocável

Il Gallo D’oro no Hotel The Cliff Bay

O restaurante com 2 estrelas Michelin está, desde 2004, sob o comando do chef francês Benoît Sinthon, que ganhou a primeira estrela no Il Gallo D’oro em 2009. A segunda veio em 2017, e se manteve este ano. Localizado no lobby do Cliff Bay, o ambiente é elegante, com muita madeira, e tem uma vista linda. No cardápio, a inspiração das cozinhas mediterrânea e ibérica com os ingredientes provenientes da Ilha da Madeira. Para o jantar, há um menu à la carte que é renovado quatro vezes por ano, e também o menu degustação, com as sugestões do chef, que mudam todo dia. Recomendo!

+Guia Michelin Portugal 2019

Menu degustação delicioso!

Nini Design Centre

Bem no centro de Funchal, o edifício fica no topo da imponente Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, que já foi residência do navegador português João Gonçalves Zarco. Nini Andrade Silva, nascida na Madeira, é uma das mais prestigiadas designers de interiores do mundo, e já projetou diversos hotéis pelo mundo, inclusive no Brasil. Este espaço reúne uma área de exposição permanente sobre a artista, além de uma loja, cafeteria e o restaurante, que, certamente, merece a sua visita. Ah, isto sem falar na vista linda que temos da Ilha!

O Centro é uma ótima dica de passeio também

Vista do restaurante

Comandado pelo Chef Miguel Laffan, o restaurante tem design moderno, todo em preto e branco, e com uma vista quase 360º da baía. Os pratos são uma criativa reinterpretação da cozinha regional com a cozinha atlântica. Aliás, comemos ali um dos melhores peixes da viagem, estava incrível! Portanto, vale a pena ir ao Nini Design Centre e fazer o programa completo.

Delícia de peixe com crosta de mostarda

Villa Cipriani no Belmond Reid’s Palace

Este hotel é um clássico no Funchal, afinal, tem mais de 120 anos e é um dos mais antigos da Ilha: desde 1891! Um dos restaurantes, o Vila Cipriani, fica integrado ao hotel, e debruçado sobre o mar, em uma encosta. Vale a pena conhecer a varanda, mesmo que de noite, para sentir o clima! O ambiente não é tão formal, mas sentimos presente a elegância da marca Belmond. Além disso, é ótimo para jantares românticos e ocasiões especiais. A gastronomia é italiana, mas também privilegia os produtos locais. Comi o Linguini com molho de lavagante e gambas (camarões) salteadas e amei e saí muito satisfeita. Certamente uma ótima dica de onde comer na Ilha da Madeira.

Ambiente aconchegante e intimista

Este caranguejo estava delicioso!

Food and Wine Tour com a Wine Tours Madeira

Este é um ótimo passeio para quem quer conhecer as tradições culinárias da Ilha e as bebidas como, por exemplo, o Vinho Madeira e a poncha. Há diversas opções de tours, e este que fizemos foi o Wine and Food Walking Tour in Funchal, que custa a partir de 55 € e dura aproximadamente 3 horas. O guia local nos leva para 9 paragens, com 11 provas de comida e 6 de bebida, e o mais legal é que são lugares autênticos da Madeira. Prepare-se para comer muito bolo do caco, sanduíche de peixe e tomar poncha, parecida com a nossa caipirinha! Além disso, você ainda aproveita para passear pelo Funchal e conhecer as ruas lindas da capital.

A primeira parada do tour, que, certamente, é uma boa maneira de conhecer a culinária local

Algumas paradas do tour

Porto Moniz

Na Costa Oeste da Ilha fica Porto Moniz, onde ficam as piscinas naturais de Porto Moniz, um dos cartões-postais da Ilha. Certamente é uma parada obrigatória! São quase 4000m² de área para nadar, ou seja, imagina como isto fica no verão. Um paraíso. Fica aberta durante todo o ano e tem o custo de 1,50 €.

Uma vista certamente sensacional

AquaNatura

No hotel de mesmo nome, o restaurante fica bem em cima das piscinas naturais. Ou seja, uma vista belíssima! Ainda mais para nós, que fomos em um dia de ressaca, e as ondas estavam chegando a 5 metros de altura, encobrindo as piscinas. Foi impressionante! O ambiente não é muito grande, mas aconchegante, e tem uma boa comida, com opções bem fartas.

Pratos coloridos e saborosos

Santana

Quinta do Furão 

Santana fica na costa nordeste e é um dos pontos mais altos da Ilha. Portanto, espere por mais um lugar com uma vista de cair o queixo! A Quinta fica numa propriedade de 5 hectares, 3 dos quais são plantados com vinhas, legumes e ervas orgânicas. O restaurante, aberto desde 1993, tem uma área externa com vista para o mar e as montanhas. Mesmo com chuva, conseguimos sentar ali, o que é ótimo! Além de várias opções de comidas típicas da Madeira, há também pratos mais contemporâneos, como os ovos da própria quinta com boletos (tipo de cogumelo) trufados, aspargo e “pó” de chouriço.

Certamente foi o destaque do almoço!

Ponta do Sol, uma dica de onde comer na Ilha da Madeira

Estalagem Ponta do Sol 

Finalmente, Ponta do Sol é um vilarejo antigo da Ilha, e bem no topo de uma encosta, fica o hotel Estalagem Ponta do Sol, com uma vista certamente incrível. Com design moderno, o restaurante tem uma atmosfera sofisticada, com a luz meio baixa, e além disso, é todo envidraçado. Um charme! No menu internacional, alguns pratos mediterrâneos, vegetarianos e também locais.

A jornalista viajou a convite do Turismo da Madeira e TAP e conectada com o chip da Easysim4.

Texto e fotos por Duda Vétere em Dezembro 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

6 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás