Onde comer as melhores batatas fritas do Rio

Publicado por
Duda Vetere

Amor, pede uma porção de batata frita? O.K., você venceu, batata frita. Mas se for para investir em algumas calorias extras, que valha a pena. Ou seja, nada de batata frita congelada e farinhenta. E nem precisa. Afinal, o que não faltam aos chefs são criatividade e técnica para deixar o pedido ainda mais irresistível. Portanto, fomos atrás das verdadeiras batatas, e listamos abaixo dicas de onde comer as melhores batatas fritas do Rio:

+Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Onde comer as melhores batatas fritas do Rio

Azur e Irajá Redux

Se tem algum chef que persegue mesmo a receita da batata frita perfeita é Pedro de Artagão. Em seu pedacinho em frente ao mar, no Azur, no Leblon, ele mantém no cardápio a batata frita de verdade! Está assim mesmo no menu. Servida com molho tártaro.

+Pré-Carnaval no Rio: shows, festas, blocos

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Já na sua mais nova praia de assinatura, o Irajá Redux, o chef se permitiu incluir no cardápio uma batatinha que demora três dias para ficar pronta. O segredo ele não conta, mas não dá para esconder que é um dos xodós da nova casa, são as Redux Fries, que acompanham o chorizo + tutano, com creme de espinafre e farofa de ovo – ou seria o contrário?

Ends: Av. Delfim Moreira, 1746 – Av. Ataulfo de Paiva, 270 – Leblon

Fairmont Copacabana

Cortadas a mão, as batatas fritas do Marine Restô e do Spirit Copa Bar, no Farimont, passam por um longo caminho antes de chegar até as mesas. Para deixar aquela camadinha crocante por fora e macia por dentro, por exemplo, elas são assadas a seco para reduzir o nível de umidade até o percentual ideal. O tempero extra é a vista, uma das mais impactantes da cidade. ”Todas saem sequinhas e são servidas acompanhadas por um aioli de pimenta fermentada feito por nós”,  diz o chef Carlos Cordeiro.

End: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

+ Rio Star: a nova roda-gigante do Rio de Janeiro
+ Bares pequenos e charmosos para o verão no Rio 

L’atelier Mimolette

Para Elia Schramm, chef-executivo do grupo 14zero3, não há outra receita para uma batata frita perfeita! ”Tem que ser dourada, macia por dentro e crocante”, decreta o chef, revelando como faz para chegar  ao resultado esperado.

– Tem que confitar as batatas em baixa temperatura antes  e, só depois,  fritar em óleo quente.

No L’atelier Mimolette, em Ipanema, a sugestão é o filé mignon grelhado com fritas da casa (pode ser prussiana também, tá?). O prato é servido com molhos  béarneaise, poivre ou de mostarda.

End: Rua Garcia d’Avila, 151 – Ipanema

Maria e o Boi

Seja como entrada ou como acompanhamento, certamente a batata frita recebe tratamento de prato principal no Maria e o Boi, em Ipanema. Nas duas versões, elas são cozidas e, depois, fritas duas vezes para ficarem bem crocantes. As simples são feitas com sal e vinagre. Já a batata show vem acompanhada de costela desfiada com molho de queijo e tempero especial (e secreto) da casa. Ou seja, na dúvida, vale experimentar as duas.

End: R. Maria Quitéria, 111 – 1º andar – Ipanema

+Menus de verão nos Restaurantes do Rio
+10 restaurantes japoneses no Rio

NOSSO

Numa das cozinhas mais afinadas da cidade, o chef Bruno Katz, do Nosso, tem umas batatinhas fritas bem no clima de batatas bravas. “São batatas Asterix, fritas em temperaturas de 140 e 180. Elas são servidas com um aioli de azeite e alho no sifão, que parecem uma espuma, uma salsa brava picante, e sal de togarashi”, conta Bruno.

End: R. Maria Quitéria, 91 – Ipanema

+5 restaurantes no Rio por um concierge de hotel de luxo

Rubaiyat

Ainda que apareça no cardápio como acompanhamento, a batatinha souflê do Rubaiyat Rio já conquistou lugar de protagonista faz tempo. Barrigudinhas e crocantes, elas passam pelo forno de barro para ficarem ainda mais sequinhas antes mesmo de serem descascadas e laminadas. Além disso, o encanto está  mesmo no processo de fritura, feito em duas etapas e que demora algumas horas, com direito a descansadinha da batata na geladeira entre uma imersão e outra.

End: R. Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico

Este post deu água na boca, né? Então aproveita e corre para experimentar as verdadeiras e melhores batatas fritas do Rio!

Por Marcella Sobral. Janeiro 2020.

Fotos: Dhani Borges, Tomás Rangel, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás