Com o avanço da vacinação e a reabertura das fronteiras pelo mundo, aos poucos as viagens internacionais foram sendo retomadas, apesar da variante Omicron ainda trazer incertezas. De fato, a decisão de viajar durante a pandemia é muito pessoal. As regras de cada país mudam constantemente, é preciso apresentar vacinação completa, teste negativo… Portanto, fizemos este post com alguns alertas para quem está planejando viagem. É preciso ficar ciente dos riscos e novas burocracias!
+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.
Cheque as regras e documentos necessários oara entrar no país, e o que a companhia aérea exige. Faça logo seu check in e chegue com antecedência no aeroporto. Afinal, as filas estão maiores, e com muitos voos atrasados ou sendo cancelados. Para entrar nos EUA, por exemplo, é necessário comprovar as duas doses da vacina e fazer o teste PCR ou antígeno. Além disso, é preciso preencher um formulário com todos estes dados ANTES de chegar no aeroporto. ”Quando saí do Brasil a variante Omicron ainda não estava tão forte. As coisas mudaram muito rapidamente. Claro que estou ciente do risco que estou correndo. Por isso estou tomando muito cuidado usando sempre máscara e procurando ir a lugares ao ar livre”, conta Renata Araújo, nossa editora-chefe que está há quase um mês fora do país.
Portanto, é preciso levar em conta que tudo está diferente. Museus, exposições, devem ser reservados com muito mais antecedência. Em Nova York, Los Angeles e na França, lugares onde Renata esteve recentemente, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação para entrar nos estabelecimentos.
Para viajar durante a pandemia, é indispensável contratar um seguro viagem. Aliás, se prepare financeiramente e psicologicamente caso teste positivo antes de voltar. Esteja ciente que existe a possibilidade de isolamento em hotel ou apartamento. O número de dias vai depender da regra de cada destino. Averigue se o seu seguro vai arcar com estes custos.
Ainda sobre a vacina, em NYC, por exemplo, a partir do dia 29 de janeiro, crianças de 5 a 11 anos terão que apresentar passaporte de vacinação completo para entrar na parte interna de restaurantes, museus, shows e atrações. Ou seja, quem vai viajar com criança precisa ficar atento!
E lembre-se: cada lugar tem uma regra! Esteja ciente de todas elas!
Por Renata Araújo e Duda Vétere. Janeiro 2022.
Fotos: Renata Araujo
Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros
Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar, promete virar point entre cariocas…
Las Majadas: sofisticado hotel perto de vinícolas no Chile, s apenas 45 minutos de Santiago…
Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…
The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…