O que não pode faltar na Ceia do Natal, segundo os chefs

Se você nos acompanha, já viu que demos muitas dicas para o Natal: tem restaurantes no Rio que abrem dia 24 e 25, ceias nos restaurantes de São Paulo e sugestões de onde encomendar o banquete natalino. Portanto, agora resolvemos fazer a seguinte pergunta para alguns chefs: O que não pode faltar na Ceia do Natal? Certamente estas respostas vão te ajudar a preparar a orgia gastronômica desta data!

Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

O que não pode faltar na Ceia do Natal

Marcones Deus, do Mauá e Victoria

O que não pode faltar na ceia de Natal do chef Marcones Deus é o panetone. Ele adora, mas nunca considerou uma sobremesa de Natal. Portanto, se encarregou de fazer uma versão diferente transformando-o em uma super sobremesa para as festas de fim de ano. Nessa versão, o Panettone é gratinado com creme inglês e sorvete de baunilha ou canela. Fica muito bom!

+Rio Star, a nova roda-gigante do Rio de Janeiro
+Réveillon no Rio de Janeiro: saiba onde curtir a virada!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Panettone gratinado

Isabel Mascarenhas, sócia do Guimas

”Numa família portuguesa como a minha certamente não pode faltar um bom prato de bacalhau. E rabanadas, claro!! E a nossa tem um segredo de família na receita. Ela não é molhada no leite e sim no chá. O que faz a rabanada ficar bem levinha”, conta Isabel. Aliás, a sugestão é servir as rabanadas com calda de laranja ou creme anglaise, como eles oferecem no cardápio para a Ceia de Natal, que pode ser encomendado até o dia 16/12.

Rabanadas

Joana Carvalho, do Jojo Café Bistrô

”Sempre fui super crítica com os pratos típicos de ceia de natal. Não consigo entender uma tradição que não tem relação nenhuma com a nossa cultura local. Por isso acho que o único ingrediente tradicional do natal que faz um sentido na nossa cultura é o bacalhau, por conta da influência portuguesa. Em pleno verão, as melhores comidas são sempre as mais leves. Se nas festas já brindamos a vontade com bebidas, acho muito importante para uma ceia equilibrar as carnes tradicionais com frutas frescas, saladas refrescantes, cereais frescos. Adoro uma salada de bacalhau desfiado com tomate assado cebola, alho regado a muito azeite”, conta a chef.

Mariana Vidal, do Bufê Mariana Vidal

O que não pode faltar na Ceia de Natal da chef é o Bacalhau com Natas dela! “Gosto de comprar o lombo alto do bacalhau, por que a textura final dele fica bem mais gostosa. Antigamente, era muito difícil de encontrar natas por aqui, então eu costumava fazer um bechamel antes de misturar o creme de leite, pra deixar ele bem consistente. Atualmente, conseguimos encontrar nata, daquelas portuguesas, tanto no Zona Sul quanto no Farinha Pura. Então fica mais fácil, pois engrossa rapidinho. Depois, é só temperar com noz moscada, pimenta do reino, e gratinar com o bacalhau”, conta a chef.

+Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio
+Café da manhã com vista em Copacabana

Nicola Fedeli, do Fasano al Mare

“Venho de uma família grande, bem numerosa, e é uma cena super tradicional de Natal ver a minha avó abrindo uma massa com um rolo de madeira de dois metros! Ela sempre faz pappardelle apenas com gema de ovo servido com ragu alla toscana – sem tomate e muito vinho tinto! Também não pode faltar cotechino com lentilha, que traz sorte.

+Nova terapia do Spa do Hotel Fasano Rio

Chef Nicola

De sobremesa, servimos ricciarelli, panettone e cavallucci com ‘vin santo’, um típico vinho italiano que cada família toscana faz em sua casa. Depois da ceia em família, todo mundo vai à “messa di mezzanotte”, missa da meia noite. Além disso, Outra coisa curiosidade da minha terra, a Toscana, é que na mesa de Natal não pode faltar “Il Crostino di Fegatini”, um crostini de fígado de frango, cebola roxa e vin santo. Já quando se fala em ceias em restaurante de cozinha italiana clássica, como, por exemplo, o Fasano al Mare, não pode faltar algum prato com cotechino. O menu que criei para a ceia que vou servir no jantar do dia 24, no Fasano Al Mare, tem ravióli de açafrão com cotechino e fondue de queijo parmigiano reggiano”.

Paula Prandini, do Empório Jardim e Stuzzi

”Para mim, o que não pode faltar na ceia de Natal é um belo tender…. rs. Considero desde a minha infância, o prato mais emblemático de uma mesa de Natal. Ou seja, aquele item que eu sei que só vou comer nessa data. E eu sou daquelas que espera ansiosamente a ceia de Natal só para comê-lo….rs Adoro!

+Os 11 melhores restaurantes de Copacabana
+Onde encomendar cestas de café da manhã no Rio

A chef

Ronaldo Canha, do Quadrucci

“Um dos pratos que faz toda a diferença na ceia de Natal é a farofa. Acho fundamental que ela tenha muito sabor e seja eclética o suficiente para harmonizar com as outras (muitas) opções. Minha favorita e a que nunca falta nas ceiade Natal e Ano Novo é a farofa de miúdos. Usamos coração e fígado. Afinal, as duas carnes tendem a deixar a farofa bem molhadinha.

+Conheça o Spirit, bar do novo Fairmont Copacabana
+10 restaurantes japoneses no Rio

Chef Ronaldo

Para quem gosta, dá para rechear o peru também. Fica excelente. Aliás, falando em peru, ele também não pode faltar, assim como o bacalhau. São carnes que eu não costumo comer nos outros meses, só mesmo nessa época do ano”, diz Ronaldo.

Rodrigo Schweitzer, da Porto Frescatto

”Não pode faltar bacalhau, costumo fazer um bom gratin de bacalhau! O procedimento tradicional francês leva bacalhau, batata, creme de leite fresco, leite, noz moscada e grana padano. Além disso, uma dica especial é servir com farofa de pistache”, conta o chef.

Gratin de Bacalhau

O chef

Por Duda Vétere. Dezembro 2019.

Fotos: Alexander Landau, Barbara Lopes, Rodrigo Azevedo, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Único hotel do Brasil com Safari: Portobello Resort

Que tal conhecer o único hotel do Brasil com safari? O Portobello Resort é um…

12 horas atrás

Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

A trilha na Floresta da Tijuca é um passeio de imersão na natureza que vale…

2 dias atrás

Bühler: hotel charmoso em Visconde de Mauá

Bühler é um hotel charmoso em Visconde de Mauá. Neste post, você vai descobrir tudo…

3 dias atrás

Dia Mundial do Pão: veja onde comemorar

Dia Mundial do Pão. Este alimento que está sempre presente na nossa mesa e nós…

4 dias atrás

Art Rio 2020 inaugura com modelo inédito

A Art Rio 2020 está com um modelo inédito. Mas promente muito entretenimento aos seus…

4 dias atrás

Roda Gigante do Rio tem desconto para cariocas

Roda Gigante do Rio tem desconto para os cariocas aproveitarem para dar uma de turista…

6 dias atrás