Categorias: MéxicoTulum

O que fazer em Tulum, no México | Riviera Maya

Publicado por
Duda Vetere
 
Vamos saber o que fazer em Tulum, região deslumbrante, a duas horas de carro de Cancún, em plena península de Yucatán. Ficam aqui as ruínas mais fotogênicas do México, além de praias paradisíacas com aquela água azul-bebê do Caribe.É uma região repleta de atrações e muito charmosa!  O sítio arqueológico da antiga cidade Maia fica no sudeste do México, na região de Riviera Maya. Você vai descobrir não só o que fazer em Tulum, mas onde ficar, onde comer e os principais passeios por este pequeno pedaço de paraíso.
 

Relato da nossa querida colunista, a escritora Thalita Rebouças.

O que fazer em Tulum

Primeiro, vale saber que em Tulum você não precisa de carro, já que a região é bem pequena e se resume praticamente a uma rua principal. De um lado está a praia e a grande maioria dos hotéis, e do outro, vários restaurantes, bares e algumas pousadas. É uma região perfeita para quem quer descansar, desapegar e curtir um lindo visual e apreciar a interessante história dos Maias. Tanto é, que a cidade  é conhecida como um healing center e yogascape. Não há grande infra estrutura e nem super badalação. Em Tulum, o clima é rústico e até meio escuro, já que a rede elétrica não chega à beira-mar. Um lugar para andar de bem à vontade e sem frescura.

Tulum é isso: descansar na água cristalina!

Os Cenotes de Tulum

Cenotes são buracos de água no meio da selva, produzidos por um processo de dissolução e colapso de terreno calcário. Alguns tem águas e limpas e transparentes na superfície, e outros, águas do mar superprofundas, até dentro de cavernas. Tive a chance de conhecer alguns durante a minha estadia, já que o que não faltam na região são cenotes. Eles são um must quando pensamos em o que fazer em Tulum.

Cenotes em Merida, capital de Yucatán

Casa Cenote

Foi o que mais gostei!  O mais bonito na minha opinião, com caverna, tem tartaruga, peixe e água cristalina. Vá cedo porque depois começa a encher muito.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Nada mal essa água, hein?

Aktun Tchen 

É um cenote de caverna, com direito a estalagmites e estalactites. Lindo demais. Apesar dos morcegos, ui!

Ik Kil 

Fica ao lado de Chichen-Itzá – as pirâmides – que super valem a visita. É meio Disney, lotado de turistas fotografando e tal, mas é bem bonito. O problema é que é muito cheio.

Cenote lindíssimo

Há ainda o Dos Ojos, Casa Cenote, Gran Cenote, Jardín del Eden, Yokdzonot, Chac Mool, mas não deu – e nem quis – conhecer todos.

Dicas importantes sobre o que fazer em Tulum

Depois do terceiro cenote eu já tava meio de saco cheio. Achei tudo lindo mas também mais do mesmo, sabe? Então preferi explorar praias e hotéis a mergulhar nas águas frias dos cenotes depois de visitar cinco. Se você não é um aficionado por cenotes, eu diria para fazer o mesmo.

As praias belíssimas de Tulum
As praias lindas de Tulum

Outra dica boa sobre o que fazer em Tulum que ninguém me deu: leve seu próprio snorkel (coisa que não fiz e adoraria ter feito. Tenho meio nojinho de botar a boca onde todo mundo bota, mas se você não for como eu, ignora essa dica) e roupa de borracha, pelo menos uma camisetinha de neoprene, dessas que surfistas usam. Senti falta disso em alguns cenotes, já que a água de alguns é beeeeem fria.

Caleta de Akumal

É um lugar deslumbrante e bem famoso por lá, mas de tão cheio, não deu muita vontade de mergulhar. Talvez você dê mais sorte e consiga fazer snorkel e ver as várias espécies marinhas tão faladas por lá. Ela é conhecida porque é onde se juntam a água doce e salgada do mar aberto.

Lugar ideal para a prática de snorkeling

Luxo e conforto em Los Cabos, no One&Only Palmilla

Na volta, vimos um anúncio de SUP e paramos. Remamos uma hora numa praia vazia, que lembra a parte colorida de Miami, com poucos e pequenos hotéis. Lindoooo! O mar tem corais. Então, se não tiver o hábito de fazer SUP, recomendo só um mergulho mesmo, um passeio de caiaque… Porque se cair e machucar vai dar uma boa estragadinha na sua viagem, né?

A recomendada praia de Akumal é linda mas muito, muito cheia. De turistas e tartarugas. Lá só pensam em tartaruga, tá? Se você gosta delas, esbalde-se! Falando nelas… O passeio de barco pra ver as ruínas de Tulum é outro passeio que  vale muito a pena.
Passeio de barco para as ruínas

Hotéis em Tulum

Como o centro de Tulum não é nada demais, a boa é você ir conhecendo os outros hotéis da região. Muitos charmosos e descolados e que valem ir para almoçar, tomar um drinque ou jantar. Vamos à nossa listinha dos hotéis que te ajuda a saber o que fazer em Tulum.

Mi Amor Colibri

Eu fiquei no Mi Amor Colibri e AMEI. Poucos quartos, super exclusivo e longe da muvuca (mais perto de bike ou de carro, na verdade “longe” não existe em Tulum). Eu queria descansar e consegui. Drinques ótimos, café da manhã divino, cheio de coisas diferentes e um dos melhores sucos de laranja de toda a minha vida! O único “defeito” é não ter acesso direto para a praia, tem que andar um pouquinho para dar um mergulho, mas coisa de cinco minutos.
 
Uma graça de hotel
 
Tomar um vinho à noite em um dos sofás do jardim olhando o céu foi um dos meus programas preferidos durante minha estada lá. Não deixe de provar o ravióli de queijo de cabra e alcachofra com molho levemente picante. É de dar nó na cabeleira! Das melhores massas que já comi na vida. O croque monssieur também é de lascar! Melhor que os da França. Inclusive falei isso pro garçom. E não estava sob efeito do Mezcal, ok? Eram oito da manhã, rs.

La Zebra 

Com o selo do Small Luxury Hotel, uma graça de lugar e bem conhecido por lá. Estive jantando e adorei! Prove os nachos clássicos, os melhores que já experimentei. O hotel é super aconchegante e o happy hour tem DJ! O que estava lá no dia se chama Jamie Gittins, cata ele no Mix Cloud, se você curte música. Um sonzinho México encontra Cuba que encontra batidas eletrônicas com uma elegância que fazia muito tempo que eu não ouvia. Surpreendente!
Uma graça de hotel

Conheça Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México

Casa Malca

A mansão que um dia foi do Pablo Escobar (ele mesmo, o Wagner Moura! Rsrs) virou um hotel e vale muito a pena conhecê-lo. Ele é todo modernoso, com várias obras de arte, poltronas em forma de balanço e o sofá do coisa ruim pendurado na parede, rs. O atendimento não era lá tão bom (ok, era bem ruim), mas o garçom levou a gente pra um tour com direito a piscina subterrânea que o Pablo mandou fazer. Não deixe de ir ao terraço ver a vista mais incrível de Tulum.
Vista lindíssima do hotel

Nômade

Fica perto da Casa Malca e é a praia dos hippies de boutique. Só tem gente linda vestida com roupas descoladas e a comida é sensacional! Comemos um Mero que parecia ter sido pescado minutos antes. Divino!

Mezannine

É um hotel que tem um restaurante tailandês muuuuuito bom. Jantamos lá um dia e num outro fomos almoçar. Delícia de clima, gente linda, piscininha, praia, vista linda. Tipo incrível. Se você for como o Dani, (meu  namorado), que não vive sem pizza, não acredite na placa que diz The Best Pizza in the World, na frente de um restaurante que de best não tinha nada, tanto que nem me lembro do nome.
Drinques com vista para a praia

Leia aqui sobre o Nizuc Resort & Spa, hotel 5 estrelas em Cancún

Onde comer em Tulum

Kitchen Table

Bem rústico, construído no meio do mato com materiais reciclados, tem ótima comida. Carne das boas com a pimentinha (nada) básica dos mexicanos. Recomendável reservar antes.

Gitano

Outro restaurante em clima de selva. É bem famoso e dizem que animado à noite (saí de lá umas onze e meia e a animação ainda não tinha começado. Aliás, a noite em Tulum acaba cedo) mas não fui feliz por lá. O atendimento era bom mas a comida nem tanto. Talvez você dê mais sorte.

Restaurante Gitano

As praias em Tulum

Xcacel

A praia mais linda e vazia e rústica (fica a uns 15 minutos de carro). Me senti a Brooke Shields em Lagoa Azul, rs.

Praia paradisíaca

Dica de hotel na Cidade do México: Marquis Reforma

Praia do Veado Azul

Não, não é uma praia frequentada por bichas pintadas de Blue Men Group, mas um lugar modernoso e meio hippie, com direito a globo estroboscópico, quiosque de bebidinhas naturebas e uma estátua imponente de um veado… azul, por supuesto.

A praia, com direito a globo
Praia do Veado Azul

Conheça o Grand Velas, um paraíso no México

Passeios de bike

Alugue bicicleta!  Descobri que nos hotéis são um pouco mais caras (220 pesos no meu e 150 pesos no centrinho), mas acho que vale pela comodidade. Além de se exercitar, você se sente numa vila, numa cidade do interior. Como Tulum resume-se a uma rua, pedale pela estrada principal de Tulum, desde as ruínas até Boca Paila. Depois faça o caminho oposto e pare para conhecer hotéis, lojinhas, praias e cenotes que encontrar pelo caminho.

Os Balanços

Se alguém te perguntar o que fazer em Tulum, você pode responder: andar de balanço! Tem mil deles. Vire criança! Tomei drinques balançando em bares e até almocei em um. Caí entre uma garfada e outra e diverti o casal ao lado. Mas sei que é uma questão de prática. Da próxima vez que eu fizer uma refeição sentada num balanço tenho certeza absoluta de que não cairei de bunda na areia, rs.

Tem balanço até no restaurante!

Chichen-Itzá

Tem que ir!  Um Patrimônio Cultural da Humanidade e eleita em 2007 uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Fica no Estado de Yucatán, a 205 km de Cancun, com acesso pela rodovia 180. O sítio arqueológico reúne 16 grandes estruturas, algumas delas verdadeiros complexos arquitetônicos, como o Caracol, a pirâmide El Castillo, o Templo de los Guerreros e o Complexo de las Monjas. Cada uma vai revelando a sabedoria Maia em várias áreas do conhecimento, como a astronomia, a geometria, a matemática, a engenharia e as artes plásticas.

Chichen-Itzá

Imprescindível contratar um guia. Não vale a pena pão-durar em relação a isso, sério. É um guia exclusivo, que dá uma aula de história só pra você e não para dez, 15 turistas. Eu amei. Não lembro quanto foi, mas tem vários que se jogam em cima de você (desde a estrada – não pegue esses) até a entrada das ruínas (pegamos um desses, um fuefo master).

Encantada com Chichen-Itzá!

Espero que agora você já saiba o que fazer em Tulum e que se apaixone pela região como eu. Depois conta pra gente como foi sua experiência.

Por Thalita Rebouças – acompanhe o Facebook e Instagram @thalitareboucas

Fotos: Thalita Rebouças, Renata Araújo e Divulgação

Junho de 2017


Leia mais:

Pesquisa revela os destinos preferidos dos viajantes brasileiros

Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo

Dicas para não perder o trem na Europa

Aromas da Montanha|Onde ficar em Tiradentes

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere
Marcadores: méxicotulum

Posts recentes

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

5 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 dia atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

4 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

7 dias atrás