Rio de Janeiro

O novo Prosa, no Jardim Botânico

Publicado por
Duda Vetere

Boas novas na gastronomia carioca! Aberto há um mês, fomos conhecer o novo Prosa, dos queridos chefs Manoela Zappa e Ricardo Lapeyre. Em um charmoso casarão no Jardim Botânico, são diferentes ambientes: bistrô, bar de vinhos naturais, padaria, mercearia com produtos brasileiros e aulas de culinária. Inovadora e saborosa, certamente esta novidade já ganhou nossos corações! Aliás, aproveite para ler também sobre o Arataca no Leblon e a retomada do Lagoon.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

O novo Prosa

No primeiro andar do casarão, fica a padaria FERMENTO, com pães de fermentação natural, baguetes, croissants, brioches e gougères, preparados pelo padeiro Antonio Carlos. É lá também que fica a mercearia Mercê, com uma curadoria de pequenos produtores artesanais brasileiros. Portanto, encontramos geleias, compotas, embutidos, granola, azeites, mel e uma seleção especial de queijos.

+Restaurantes em Ipanema: das novidades aos clássicos do bairro

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Padaria e mercearia
Os produtos

Além disso, há também receitas do Prosa para levar para casa, como saladas, massas, terrines. Assim como uma geladeira com criações de chefs parceiros, como, por exemplo, os famosos bolinhos de feijoada da Kátia Barbosa e o foie gras de Damien Montecer.

Já à noite, destaque para o mezanino onde fica o COPAS. O Bar de Vinhos tem foco nos rótulos naturais e de pequenos produtores de mínima intervenção, selecionados por Manu e pela sommelière Julia Derado. Para beliscar, um cardápio de tapas com opções como o robalo em gravlax de cajuína com blinis de baroa e creme azedo de limão-cravo.

+Novo restaurante japonês em Ipanema: Jappa da Quitanda

Um charme o bar de vinhos

É lá também que fica o Prosa na Cozinha, espaço onde acontecem as aulas e cursos de culinária com chefs renomados! Nessa estreia já passaram por lá nomes como, por exemplo, Rafa Costa e Silva (Lasai) e Pedro Coronha (Mäska). A agenda fica disponível no instagram do Prosa!

+Gávea Beach Club: quiosque em São Conrado completa 10 anos
+Boas vindas ao Talho Capixaba em Ipanema

O espaço Prosa na Cozinha

Veja AQUI com detalhes nosso reels no novo Prosa!

O bistrô Manjar

Nos fundos, fica o bistrô Manjar, aberto, por enquanto, para café da manhã e almoço. Aliás, tivemos um delicioso! Em um espaço arejado e ao ar livre, da cozinha aberta saem pratos que valorizam os ingredientes brasileiros e sazonais. Quem comanda é o chef Cristóvão Duque, amigo de infância de Lapeyre. De entrada, pedimos a mini horta, uma seleção de minilegumes da estação do Orgânicos da Fátima, com homus, babaganoush e tapenade, e a terrine de fubá de milho crioulo, coberta por molho cremoso de cogumelos. Além disso, também dividimos o steak tartare com fritas coloridas e ovo de codorna estalado, que estava delicioso!

Enquanto isso, entre os principais, fomos no carro-chefe da casa, o baião de polvo! O prato é uma releitura do clássico nordestino que combina o molusco a feijão verde, arroz de altitude, bacon artesanal e queijo coalho. Também pedimos o picadinho com purê de baroa, farofa de bacon e ovo de codorna, super saboroso. Aliás, vale dizer que os pratos são muito bem servidos! De sobremesa, mousse de chocolate com crocante de castanha do pará.

Até as 11h (12h aos sábados e domingos), entra em cena o café da manhã, com tapiocas, sanduíches, panquecas, ovos e sucos. De fato, motivos não nos faltam para voltarmos logo ao novo Prosa! Vida longa à esta casa brasileira.

Endereço: Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico. Tel.: 3005-2080

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Fevereiro 2022.

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere e Rodrigo Azevedo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

8 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

22 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás