Europa

O novo Museu de Arte Contemporânea de Paris

Publicado por
Duda Vetere

Após três anos de reforma, aconteceu no último dia 22 de maio uma das inaugurações mais aguardadas de Paris. É a Bourse de Commerce Pinault Collection, conhecida como a antiga Bolsa de Valores de Paris. O novo museu de Arte Contemporânea de Paris pertence a François Pinault, presidente e fundador do conglomerado de luxo Kering e uma das maiores fortunas da França. Além disso, Pinault é também bastante conhecido por sua grande paixão pelas artes e expõe parte do seu acervo no seu mais novo museu. Dani Maia, nossa colunista de Paris, visitou o Bourse de Commerce e conta tudo abaixo!

Aproveite para ler também sobre os 100 anos do icônico N5 Chanel e a reabertura da Galeries Lafayette.

Novo museu de arte contemporânea em Paris

François Pinault executou um projeto bastante ousado com um custo estimado em US$194 milhõese. E recorreu mais uma vez ao arquiteto japonês Tadao Ando, autor dos seus anteriores museus venezianos.

Aliás, vale ressaltar que o edifício histórico com utopias arquitetônicas do final do século XVIII foi o primeiro a receber um telhado metálico e também a receber a primeira cúpula metálica na França. O seu exterior parece inalterado com as colunas originais da época, mas no seu interior o arquiteto Tadao Ando imaginou um cilindro de concreto ligando terra e céu, um espaço central bastante contemporâneo e ambicioso de 600m2.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Fachada do Museu

Um céu em mudança transforma o volume colossal em um relógio de sol que imprime suas sombras e reflexos nas paredes com uma linda vista da rotunda e sua cúpula. De fato, o arquiteto japonês impressiona com a sua capacidade de harmonizar perfeitamente construções históricas com criações modernas.

Belíssimo!

De uma ponta a outra do círculo, o olho nunca é parado. As salas ao redor da rotunda, em especial a do salão de exposições e os passeios ao seu redor, oferecem vistas de Paris, da igreja de Saint-Eustache e dos jardins do Forum des Halles. A vista da Bourse dialoga à distância com os coloridos tubos do Centro Pompidou que ocupam o horizonte. Na mesma praça deste prédio histórico viveu Catherine de Médicis, uma das mulheres mais poderosas do século XVI na Europa e como Pinault, foi também uma grande mecena.

Lindo o novo museu de arte contemporânea em Paris

“Com este novo museu no coração de Paris, eu quero compartilhar uma das minhas grandes paixões: a arte”, disse François Pinault.

As obras

Nesta abertura inaugural, François Pinault expõe seu prazer de ser um colecionador, seu olhar apurado e a construção de uma forte relação com artistas ao longo de décadas. Pinault apresenta seu museu como um símbolo do renascimento da vida cultural.

A exposição nesta temporada de abertura conta com obras assinadas pelos artistas Bertrand Lavier, Urs Fischer, David Hammons, Michael Journiac e muitos outros. Sem dúvida alguma para os apaixonados por arte contemporânea e arquitetura arrojada, este museu tem que entrar na lista de passeios obrigatórios em Paris!

Texto e fotos por Daniele Maia. Maio de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

7 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás