O novo filme de Daniel Filho e outras produções nacionais

Na coluna desta semana, falo sobre a boa estreia no cinema de “Boca de Ouro”, novo filme de Daniel Filho. O elenco traz Marcos Palmeira, Malu Mader, Guilherme Fontes e Fernanda Vasconcellos, entre outros, em ótimas atuações. Seguindo no embalo do bom momento das produções nacionais, destaco, então, outras quatro que you must see!: Suzana Pires está impagável na comédia “De Perto Ela Não É Normal” e recomendo a série com contornos sobrenaturais “Desalma”, o instigante documentário “Prazer em Conhecer”, de Susanna Lira, que estreia no gratuito Festival Mix Brasil, e o derradeiro trabalho de Domingos Oliveira na deliciosa série “Confissões de Mulheres de 50”.

+A estreia de Marina Lima no cinema e filmes imperdíveis com cantoras

+You Must See!: Guilherme Scarpa estreia nova coluna sobre filmes e séries

O novo filme de Daniel Filho e outras produções nacionais

O universo de Nelson Rodrigues (1912-1980), um dos maiores dramaturgos brasileiros e, sem dúvida, meu favorito, confesso, é revisitado em ótima reconstrução de época no novo filme de Daniel Filho, “Boca de Ouro”, que estreia neste fim de semana nos cinemas. Aliás, a adaptação da peça de 1959 foi levada para a tela grande por Nelson Pereira dos Santos em 1963, com o próprio Daniel no elenco. É a história de um bicheiro, desta vez, vivido por Marcos Palmeira, que é assassinado de forma misteriosa.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Malu Mader dá um show de interpretação

Ao tentar traçar um perfil do morto, um jornalista (Silvio Guindane) procura Dona Guigui, ex-amante da figura, em busca de histórias quentes do passado dele. Ela é interpretada por Malu Mader, em excelente momento na pele de uma mulher do subúrbio para lá de esquentada, certamente, bem avessa aos papéis refinados que costuma interpretar na TV.

Odiosa de início – “mulher rejeitada é pior do que jararaca”, como diz o célebre autor – e ainda sem saber sobre o falecimento, Guiomar conta um terrível episódio que presenciou ao lado de Boca de Ouro. O apelido é dado porque ele mandou arrancar todos os seus dentes para substituí-los por uma nova arcada dourada. Adiante, quando enfim é informada sobre a morte dele, Guigui muda completamente de tom. Com isso, o desfecho deste mesmo episódio ganha outros dois contornos de acordo com suas variações de humor. Em todas as versões, Celeste (Lorena Calábria) e Leleco (Thiago Rodrigues) são um casal que têm um fim trágico, enquanto Boca oscila entre mocinho e bandido nessa engrenagem magistral do autor.

Fernanda Vasconcellos nua no novo filme de Daniel Filho

Criador do quadro “A Vida como É…”, sucesso no “Fantástico” em 1996, com diversos contos de Nelson Rodrigues, Daniel Filho tem muita intimidade com a obra do dramaturgo e extrema habilidade na condução dos atores, todos bem afinados com o texto rodriguiano. Uma das boas surpresas é Fernanda Vasconcellos, que tem uma forte cena de nu frontal e se mostra muito à vontade no papel de uma ricaça que, secretamente, esconde uma queda por Boca.

Daniel Filho e Marcos Palmeira falam sobre “Boca de Ouro”

Esta nova versão de “Boca de Ouro” é dedicada a Nelson Pereira dos Santos e Daniel me contou por e-mail por que quis refilmar a obra no novo filme. “Uma das formas de manter viva a cultura é reeditar. Acho que as coisas boas estão aí para serem vistas mais de uma vez. E o Nelson merece ser filmado sempre. Já fiz com ele trabalhos com ator, produtor e diversos como diretor. E é sempre um prazer trabalhar sua obra”, afirma. E quem personificaria hoje em dia a figura do bicheiro, personagem de Marcos Palmeira no filme? O ator me responde: “Os bicheiros dos anos 60 podem ser comparados aos chefes do tráfico e da milícia dos dias atuais…”

Marcos Palmeira no set de “Boca de Ouro”

+15 séries para você viajar sem sair de casa

Produções nacionais que merecem destaque além do novo filme de Daniel Filho

Prazer em Conhecer (Festival Mix Brasil)

O novo documentário de Susanna Lira, em competição, investiga o lifestyle de usuários da PrEP (Profilaxia de Pré-Exposição). O medicamento faz sucesso no mundo LGBT, por evitar a contração do vírus do HIV, em São Paulo, por exemplo. Através de um registro íntimo e observacional, o longa se despe de julgamentos para trazer à tona reflexões sobre desejo, sexo e proteção. Está em cartaz, gratuitamente, na plataforma do Sesc Digital.

Filme “Prazer em Conhecer”

De Perto Ela Não É Normal (Telecine)

O longa dirigido por Cininha de Paula conta a história de Suzie, interpretada pela inegavelmente, ótima e divertida Suzana Pires, que decide dar a volta por cima depois de amargar um cotidiano bem mais ou menos ao lado do marido, personagem de Marcelo Serrado. A comédia conta com situações impagáveis e, de fato, vai fazer a alegria de quem quer esquecer dos problemas.

Suzana Pires em “De Perto Ela Não É Normal”

Desalma (Globoplay)

A trama sobrenatural é ambientada em uma fictícia cidade do interior do Paraná, de colonização ucraniana. A série conta a trágica história do misterioso assassinato de uma jovem nos anos 1980 que reflete em duas famílias nos dias de hoje. Reencarnação, bruxaria e muito suspense dão o tom da produção que tem como grande must see as atuações de Cássia Kis, Claudia Abreu, Bruce Gomlevsky e Maria Ribeiro e um roteiro que prende o espectador.

Cássia Kis em “Desalma”

Confissões de Mulheres de 50 (Canal Brasil)

Priscilla Rozembaum, Clarice Niskier, Dedina Bernadelli e Cacá Mourthé, amigas na vida real, interpretam quatro mulheres na faixa dos 50 anos que promovem encontros semanais no restaurante La Fiorentina, na Praia do Leme, no Rio. Último trabalho de Domingos Oliveira (1936-2019), a série se debruça em questões como, por exemplo, envelhecimento, autoestima, casamento e sexo, com humor ácido e sem pieguismo, em 10 tocantes episódios.

Elenco de “Confissões de Mulheres de 50”

+Filmes sobre viagens e gastronomia

Texto por Guilherme Scarpa. Novembro 2020.

Fotos: Ique Esteves, Estevam Avellar e Reprodução.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Guilherme Scarpa

Posts recentes

A representante brasileira no Festival de Berlim 2021

Na coluna You Must See dessa semana, Guilherme Scarpa falou sobre a representante do Brasil…

5 horas atrás

Reabertura do Bene: restaurante italiano no Sheraton Rio

Bene, o restaurante italiano no Sheraton Rio reabriu este mês. Fomos lá conferir as novidades…

1 dia atrás

Roteiro de férias em Trancoso

Roteiro de férias em Trancoso já que o destino super badalado está em alta. Listamos…

2 dias atrás

Personalidades revelam destinos preferidos em SP

Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 467 anos. Por isso, algumas personalidades paulistas, falaram…

3 dias atrás

Cuidados com a pele no verão

É mais que necessário ter cuidados com a pele no verão. Por isso, conversamos com…

4 dias atrás

Roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente

Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…

5 dias atrás