O melhor bar do mundo no Rio - Dante no Astor
O Dante NYC, número 1 no ranking The 50 Best Bars, está com uma Pop Up durante todo o mês de fevereiro no Astor do Rio. O melhor bar do mundo chegou transformando a área que já foi do SubAstor numa miniatura da sede em Nova York, com 12 dos 70 coquetéis da carta oficial. Então, corre para aproveitar o melhor bar do mundo no Rio! Agora, o que pouca gente sabe é que o melhor bar do mundo poderia ter nascido na Cidade Maravilhosa. A jornalista Marcella Sobral, nossa colaboradora no YMG, conversou com o dono e o diretor criativo do Dante, que estão de passagem pelo Rio:

Dante no Astor

O melhor bar do mundo no Rio de Janeiro

”A história engraçada é que eu e minha mulher nos mudamos da Austrália para os Estados Unidos, em Nova York, com a intenção de abrir um bar no Rio”, conta o australiano Linden Pride, atual dono do bar, aberto em 1915. Mas eles não conseguiram levantar o dinheiro para o negócio, assim como nunca se mudaram de NY.
Prestes a abrir a primeira filial em West Village, apenas dez minutos da matriz, desta vez com foco em martínis, Pride está feliz em ter trazido pelo menos um pedacinho do Dante para cá. ”De uma forma ou de outra, meu sonho se tornou realidade. De uma forma que eu nunca esperei, é verdade”, diverte-se, elogiando as belezas da cidade.

Equipe Dante

Dante no Astor

Pilar fundamental para o sucesso do Dante, o diretor criativo do bar, Naren Young, também está na cidade. Foi ele que selecionou os coquetéis em cartaz no pop-up até o fim do mês. ”Fiz um mix de coquetéis refrescantes porque é verão aqui, coquetéis fáceis de beber mesmo no calor. Negroni, claro, porque é o coquetel que nos tornou conhecidos em Nova York’‘, diz Naren. ”Recriamos o Dante em uma proporção melhor, mas já dá para ter um gostinho do que podem encontrar em Nova York”.
Entre os drinques da carta, tivemos a oportunidade de experimentar alguns além do famoso Negroni, como, por exemplo, o Endless Summer, com vodka, vermute rosé, morango, ruibarbo, melancia, água de rosas e espumante rosé. Além disso, durante esta temporada, haverá uma programação intensa. Nas segundas, as equipes Dante e Astor apostam em Guests Bartenders com grandes nomes da coquetelaria. Dia 17/2, por exemplo, é a vez de Tai Barbin. Nas quartas tem jazz , e nas sextas, DJ’s.
melhor bar do mundo no Rio

Negroni

Entre um coquetel e outro, eles contam um pouco mais sobre o bar e como chegar ao topo.

O que faz o Dante ser o melhor bar do mundo?

Linden Pride: É uma combinação de várias coisas. É um bar de bairro que as pessoas frequentam pelo menos três vezes por semana, como se fosse uma extensão da casa delas. Quando você tem esse público e foca na hospitalidade, você cria um relacionamento com o bar. O pacote completo faz o Dante ser além de um bar.
Mas o ranking The 50 Best Bars é internacional, é preciso ir muito além de uma vizinhança… 
Linden Pride: Muita gente que vai ao Dante na última noite em Nova York e lamenta não poder voltar. Essa atmosfera conquista também profissionais ao redor do mundo que participam de guests bartender por lá. Acho que isso é porque, mesmo estando numa cidade grande como Nova York, conseguimos tocar essas pessoas de alguma forma diferente.

O que você está fazendo para continuar no topo?

Linden Pride: Nunca tivemos como foco ser o melhor bar do mundo, e sim ser o melhor bar que poderíamos ser em tudo que oferecemos: os drinques, a comida, o atendimento, a atmosfera…  Então é isso que vamos continuar fazendo. Claro que a expectativa das pessoas aumenta, e nós temos que surpreender, seja lá o que for o que a pessoa espere.
Como você transformou um bar de bairro no melhor bar do mundo? 
Naren Young: Por anos as pessoas esperavam que o melhor bar do mundo deveria ser um bar de hotel ou um speakeasy. As pessoas buscavam mais do que um coquetel perfeito. Buscavam a experiência, a hospitalidade, coisas que o bar tem ou não. Acho que nosso bar é muito diferente de todos os outros. Você pode ficar a vontade, ir como quiser. Não temos dress code, você pode ir com a sua família, com o seu pet. Nós realmente somos focados em como as pessoas se sentem.

Seus coquetéis têm apresentações simples e elegantes. O formato de taças e guarnições mirabolantes ficou para trás?

Naren Young: Funciona para alguns bares mas, certamente, tem gente cansada disso. Em cidades como Barcelona ou Hong Kong, servir um coquetel nesse estilo é exatamente o que as pessoas esperam. Mas não em Nova York. A cultura por lá é de coquetéis mais simples e elegantes. As pessoas apreciam bares que executam os clássicos com precisão.

Você diz que o coquetel, ainda que perfeito, não é a estrela principal de um bar.

Naren Young: As pessoas não lembram do coquetel que beberam, mas certamente lembram como elas se sentiram naquele bar.  A hospitalidade, o serviço, a iluminação, a música… Essas são as memórias que ficam.  As pessoas não vão a bares apenas para beber. Elas vão por muitas outras razões. E é nossa função descobrir o que elas querem encontrar por lá.

Agora que chegaram ao topo, o que estão fazendo para manter a posição de melhor bar do mundo? 

Naren Young: Hump! Olha, chegar ao topo não é fácil e vai muito além dos coquetéis. Você precisa viajar muito, ser político, fazer pop-ups… Temos que continuar a fazer isso, sem deixar de inovar. Mas nossa hospitalidade é nosso cartão de visitas, e disso não abrimos mão.
Serviço Dante no Astor
Seg a qui de 18h às 22h; sex e sáb de 14h às 22h; e dom de 12h às 19h;
Av. Vieira Souto, 110, Ipanema. 
Por Marcella Sobral. Fevereiro 2020.
Fotos: Ari Kaye

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.